Vantagens que só um pet idoso tem

in ,

Veja 10 vantagens que só um pet idoso pode oferecer para você.

Cães ou gatos são considerados idosos a partir dos 7 anos de idade. Sim, é pouco, né? Mas quem é mãe ou pai de pet nessa faixa etária sabe muito bem que o animal muda muito. Começa a perder a hiperatividade de filhote, torna-se mais lento, mais maduro.

Nós de Meu Pet Especial amamos idosos e vimos todas essas fases do Petit, nosso salsicha paraplégico: desde filhote, adolescente, adulto jovem, adulto, George Clonney e agora sua transição para o idoso.

A fase “George Clonney” nós identificamos como quando ele ficou mais velho, requerendo mais cuidados, mas não perdeu o charme e estava muito bem disposto ainda. Um “cachorrão” de meia idade.

Petit, nosso George Clooney, nosso cachorrão de meia-idade com sua galinha nos bastidores de um ensaio fotográficos. Ai de quem pegar essa galinha dele! Mas é um modelo nato, né?

Nós amamos cada fase de nossos pets. Mas os idosos têm vantagens que só eles apresentam! Vejam:

#1 Temperamento mais estável

Os pets mais velhos são mais previsíveis. Por exemplo, quando você adota um filhote não sabe se ele vai gostar de crianças. Não sabe como ele vai lidar com os fogos dos jogos de domingo. Não sabem como ficarão durante a sua ausência.

Seu pet idoso você já sabe o que gosta, como gosta, até quando gosta e como se comporta. E mesmo que seja adotado adulto, você já tem algumas informações comportamentais ou mesmo que não tenha, eles provavelmente não mudarão de personalidade de uma hora pra outra. Já pets mais novos tem o temperamento instável, volátil.

#2 Eles se adaptam

Sabe aquele ditado que diz que cachorro velho não aprende truques novos? Mas que mentira!!!! Eles podem, sim. E esse é um dos motivos de adultos e idosos não serem facilmente adotados: as pessoas acham que virão cheios de mania e que são incapazes de aprender.

Vou contar nossa experiência pessoal com Petit. Ele com a idade ficou cheio de manias: continua a amar a rua mas também ama voltar pra casa, não gosta de dormir fora de casa, longe da sua caminha, suas coisas. Um idoso típico, né? Com a chegada tempestuosa de outro membro da família, o Enzo, analisou que o novato ao raspar a porta fechada com as patas, nós abrimos para que ele não estrague a porta. Petit, com 13 anos, aprendeu que raspar a porta é igual a ter a porta aberta. Começou a raspar a porta também. Aprender coisa boa não aprende, né, Petit?

#3 São mais calmos e pacientes

Pets idosos geralmente são mais pacientes. Sabe aqueles vídeos de crianças abusando da boa vontade de cachorros? Tipo essa foto:

Exatamente por serem mais estáveis, geralmente não tem reações explosivas. Exceto em casos em envolvam dor crônica como artrose, quando o animal pode, sim, responder excessivamente a contatos físicos.

Petit, por exemplo, por ter dor crônica nas articulações das patas da frente, mesmo que não esteja com dor na hora, ele tem memória de dor. Então, não tente pegá-lo pelas patas dianteiras… porque ele morde sim!!!!! As veterinárias fisioterapeutas que o digam!!!! Já foram alguns “acidentes”.

Petit em sua sessão de fisioterapia com cara de pobre coitado por estar de focinheira. Quem não te conhece que te compre, Petit!

#4 A maioria já é treinada

Adotar um pet adulto tem a vantagem que a maioria já aprendeu a usar o jornalzinho ou a caixa de areia. Alguns, em abrigos, aprendem até mesmo truques básicos!

#5 Eles têm um histórico

Eles têm história e uma bagagem de conhecimento e aprendizado. Assim como, você (ou o adotante) já sabe as características de personalidade dele. Sabe que ele é mais quietinho, mais ativo, suas manias, detalhes que só quem convive, sabe. E a convivência é uma delícia, né?

Assim como você conhece mais o seu pet. Ele também conhece mais seu tutor. Aí, para te manipular…

#6 Eles não vão crescer mais

Quem nunca ouviu falar histórias sobre pessoas que adotam cachorros filhotes pequenininhos, lindinhos, e depois viraram cavalos! Uma montagem que ficou famosa foi a do Lionel Messi e seu mascote. As duas fotos tem intervalo de apenas 8 meses de diferença.

No caso do cão do Messi, ele já teria ALGUMA ideia do tamanho que ficaria por ser cachorro de raça. Mas SRD é sempre uma aventura! Conhecendo os pais dá pra ter alguma ideia mas nada certo.

Seu pet adulto você sabe que não crescerá mais. Pode engordar com a quantidade de petisco que você dê!!!! ehehhehehehe. Mas nada que uma dietinha não resolva.

#7 São mais carinhosos

Os pets com o passar da idade aprendem a ser mais carinhosos e a “ler” e responder melhor aos sentimentos dos humanos. Por isso, se você quer um cachorro de companhia, invista em um idoso. Ele não irá ficar correndo pra lá e pra cá que nem filhote hiperativo e será muito mais carinhoso.

Petit é tão carinhoso que lambe e cuida de todos os outros animais da casa, inclusive dos humanos.

#8 Precisam de menos passeios

Pets mais idosos não tem tanta energia quanto os mais jovens e, por isso, precisam de menos passeios. É uma vantagem na nossa vida corrida, né?

#9 Não fazem tanta arte

Exatamente por terem menos energia acumulada, os animais mais velhos não fazem tanta arte quanto os mais novos. Não quer dizer que não farão… Mas quando fizerem você achará até bonito!

#10 Não viverá tanto, mas fará valer a pena

Adotar um adulto ou idoso ou ele já ser seu, você sabe que (infelizmente) ele não viverá muito. Algumas pessoas veem isso como “vantagem” pois em alguns anos os filhos sairão de casa e o animal ficará com os pais. Ou os tutores já tem idade avançada… Quem ficaria com os animais? Ou se você tem uma mudança de país programada para alguns anos… Pets idosos, infelizmente, vivem menos. Mas pode ter certeza, mas muita certeza mesmo – e isso quem escreve é uma tutora de cão idoso – ele fará valer cada minuto com você.

Nosso Petit já tem idade bem avançada e sua saúde já está bem debilitada. É um cardiopata grave. Já não tem a mesma vitalidade de antes. Já tem muitos pêlos brancos. Já não tem mais paciência com cães mais novos. Prefere ficar quietinho. Prefere dormir quentinho ao nosso lado. Mas continua sendo o nosso amor. E continua dando o melhor da vida dele para nós. Nada mais justo que a gente retribuir.

Não abandone seu cão idoso. Ele dedicou a vida dele a você.

Gostou de saber as vantagens de ter um peludo idoso?
Que tal saber sobre a paralesia em pets? Eles amam uma boa brincadeira Clique aqui

artigo-desktop-2

Capa: kachorros.club

Avatar

Escrito por Meu Pet Especial

"Todo pet é especial. Alguns, mais". O objetivo desse espaço é compartilhar informações sobre animais de estimação com necessidades especiais, animais especiais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Por que os cães puxam a guia?

Seu cachorro fica muito tempo sozinho? Saiba o que fazer