Você Sabia? Existe Samu Animal em Campinas

in ,

Campinas cria o Samu Animal com isso, torna-se um serviço pioneiro no Brasil.

Semelhante  ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que já existe para humanos, em 2017, Campinas criou o Samu Animal.

O programa também segue o procedimento de resgate e transporte para evitar que os pacientes, no caso os pets, sofram traumas adicionais e tenham um atendimento o mais rápido possível.

Conheça um pouco sobre o Programa municipal que conta com UTI Móvel para atender pets abandonados em situação de alto risco.

samu animal
Samu Animal utiliza ambulância equipada com UTI para resgatar animais em situação de alto risco (Foto: Gustavo Magnusson)

“É um trabalho importante na nossa cidade. Os animais têm um grande valor para as pessoas, nas nossas vidas. Quem tem animal em casa sabe disso”, comenta o prefeito Jonas Donizette.

O serviço faz parte do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Pode ser acionado pelo 156 ou pelo 199, na Defesa Civil, fora do horário de expediente, aos finais de semana e feriados.

Tem-se a estimativa de que a cidade de Campinas tenha aproximadamente de 20 mil cães e gatos de rua, com base em parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os animais resgatados são levados para recuperação no Canil Municipal, onde permanecem disponíveis para adoção, ou ONGs conveniadas.

“Salvamos praticamente 95% dos animais abandonados e atropelados com o Samu Animal”, afirma a veterinária Nayra Ribeiro de Novaes.

Torcemos para que mais cidades tenham esse serviço.

Você viu? Cães de Rua Ganham Casinha em Teresina 

Fonte: G1

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

biscoito caseiro para cachorro

Receita: Biscoito Caseiro Para Cachorros

O Cão Favorito dos Brasileiros é o Vira-Lata