Vômito em gatos

in

O assunto pode parecer desagradável, mas o vômito em gatos é tão comum que merece uma atenção especial


Vômito em gatos (ou êmese) é a expulsão ativa de conteúdo do estômago ou da porção inicial do intestino delgado com ou sem a presença de bile, aquele líquido amarelo-esverdeado frequentemente encontrado pelos proprietários de gatos. Os movimentos que antecedem essa expulsão são muitas vezes bem intensos, onde o gato emite sons altos, estica o pescoço para frente e abre bastante a boca. Algumas vezes o gato apresenta salivação intensa antes ou depois do vômito, uma característica típica de náusea.

O que é de fundamental importância para o veterinário é saber se o gato apresenta vômitos ou regurgitação. De uma maneira geral a regurgitação é um processo praticamente passivo, sem grandes esforços, sem náusea e que costuma ocorrer logo após a ingestão de alimento ou água. Quando um gato regurgita ele praticamente não se incomoda com isso, como se o conteúdo saísse pela boca naturalmente e o conteúdo é quase sempre alimento não digerido do formato do esôfago (tubular).


TIPOS DE VÔMITO

O vômito em gatos varia de acordo com seu conteúdo, que pode ser:

  • Alimentar: geralmente de coloração amarronzada, devido à presença de ração digerida
  • Biliar: coloração amarelo-esverdiada. A presença de bile no vômito do gato geralmente indica que não há mais conteúdo alimentar para ser expelido e é um sinal também de que não há obstrução na saída do estômago
  • Pelos: consistência bem firme e do formato de uma pequena linguiça. A presença de pelos no estômago é chamada de tricobezoar ou a famosa “bola” de pelos e é mais comum nos animais de pelo longo. Gatos se lambem bastante, o que os faz engolir muitos pelos. Esses ficam acumulados no estômago até que o gato consiga expeli-lo, o que geralmente acontece
  • Hematêmese (vômito com sangue): líquido ou pastoso com variação de colocaração que vai desde fios de sangue até um vermelho intenso, bem escuro. Esse tipo de vômito em gatos é pouco comum e pode estar associado desde uma gastrite até envenenamento (p.ex. veneno de rato)
  • Fecal: fezes podem sair junto com o vômito embora seja extremamente raro em gato. Quando esse sintoma ocorre é indicação de algum tipo de obstrução grave no trato gastrointestinal e deve ser tratado como emergência


CAUSAS

São diversas as causas do vômito em gatos, portanto pode ser muito difícil para o médico veterinário concluir sua hipótese diagnóstica baseando-se apenas na presença de vômitos. Dentre as doenças diretamente relacionadas com o trato gastrointestinal encontram-se a doença intestinal inflamatória, intolerância/alergia alimentar, gastrite, linfoma alimentar, obstipação (quando o gato não consegue evacuar), obstrução por corpo-estranho e parasitas intestinais ou gástricos.

Outras causas do vômito em gatos, mas que não estão diretamente relacionadas com o trato gastrointestinal são: diabetes, hipertireoidismo, doença renal crônica ou aguda, obstrução da uretra (machos), doenças do fígado (p.ex. lipidose hepática), pancreatite, intoxicação por plantas, veneno ou medicamentos, dor acentuada em qualquer local, peritonite e distúrbios neurológicos.


DIAGNÓSTICO

Devido à imensa lista de causas de vômitos o veterinário se baseia principalmente na história clínica, antecedentes do gato e exame físico durante a consulta. Quanto maior o número de informações, melhor!

Após seguir uma linha de raciocínio é possível que o veterinário peça alguns exames para auxiliar, como dosagens hormonais, hemograma, funções renais e hepáticas, exame de urina e de imagem, como raios-x e ultrassom. Entretanto outros exames podem ser adicionados de acordo com a suspeita médica.


TRATAMENTO

Existem no mercado diversos medicamentos bastante efetivos contra náusea e vômito em gatos, porém é preciso tratar a causa do vômito, assim como suas consequências, como a desidratação, através da reposição de fluido por via subcutânea ou intravenosa. Muitas vezes o gato apresenta fraqueza pelo excesso de vômitos e isso se deve à perda de eletrólitos, que devem ser repostos juntamente com o soro. Além disso, é preciso tratar os costumeiros sintomas associados ao vômito, como a diarreia e falta de apetite.

Para “bolas” de pelos é possível oferecer graminha para o gato e escovar com mais frequência os pelos. No mercado existem diversos produtos que ajudam a minimizar esse problema, mas só deve ser oferecido após recomendação veterinária.


QUANDO PROCURAR AJUDA MÉDICA

Um gato sadio pode apresentar vômitos esporádicos sem que isso comprometa sua saúde, mas quando a frequência aumenta é hora de procurar ajuda. Não é normal, por exemplo, um vômito por semana, muito menos todos os dias.

Vômitos com sangue ou fezes devem ser considerados sempre uma emergência, por isso o gato deve ser levado imediatamente ao pronto atendimento veterinário.

Como descrito acima o vômito em gatos pode ser consequência de intoxicações medicamentosas, por isso é muito importante não oferecer nenhum medicamento sem prescrição veterinária.


Dra. Laila Massad Ribas


Dica do Petiko: Uma maneira eficiente de acabar com o vômito provocado por pelos é diminuindo a queda deles. O Furminator é uma ferramenta que elimina os pelos mortos e também estimula a produção de óleos naturais no gato que fazem com que a queda de pelos diminua 90%. É a maneira mais eficiente de acabar com a queda de pelos e consequentemente com o vômito provocado por eles (conheça).


FURMINATOR-GATO

Veja mais artigos da Dra. Laila no Petiko:


Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro se emociona

Cachorro se emociona ao reencontrar seu dono e para o aeroporto

cães se divertindo

Cães se divertindo na piscina que vão deixar seu dia melhor