Xixi no local correto, como ensinar?

in

Alguns cães demoram para fazer o xixi no local correto, mas conheça algumas dicas que pode ajudar.


Dentre os problemas de comportamento, não fazer o xixi no local correto é o que mais deixa as famílias tristes, este é o comportamento que tem maior índice nos abandonos de cães.

O cãozinho tem o local correto para fazer o xixi e o cocô, mas ele insiste em fazer na cozinha, no quarto, ou pior de tudo, no sofá. Acredito que você também já tenha, ou está passando por isso.

Então vamos ver os motivos que podem levar o seu cão a fazer xixi no local errado.

1. Você não escolheu um bom local para ele fazer xixi;
2. Você o xinga sempre que ele faz no local errado;
3. Não o incentiva a acertar;
4. Deixa a comida e a caminha próxima ao local que ele deve fazer o xixi.

Mas, como corrigimos esses erros?

#1 Você não escolheu um bom local para ele fazer xixi

Via pixabay


O local para o cãozinho fazer xixi, tem que merecer bastante atenção. Hoje no mercado, têm vários equipamentos que prometem auxiliar neste processo, mas se não soubermos utiliza-lo iremos atrapalhar e não ajudar no processo de ensinamento.

O cão não irá querer fazer xixi e logo em seguida pisar em cima do xixi, sendo assim, devemos pensar em alguma superfície que possa ser permeável, sendo assim o cãozinho irá fazer xixi e não irá pisar em cima. Está aí o motivo dele muitas vezes fazer xixi no seu sofá, cama ou no tapete da casa.


#2 Você o xinga sempre que ele faz no local errado

Via pixabay


Se você o xinga sempre que ele faz no local errado, você pode estar ensinando ele algo que não queira.

Vamos fazer um exemplo prático:

O seu cão faz xixi 4 vezes na cozinha, das 4 você só teve a possibilidade de ver apenas 1. Você pega e xinga por ele ter feito xixi na cozinha apenas na vez que viu, nas outras 3 que não teve oportunidade de ver (apenas chegou a sujeira já estava feita), por isso não xingou.

Pensa, na cabeça do cão, o que é errado? Será que para ele, está errado o fato de fazer xixi na cozinha, ou o fato de você ver ele fazendo xixi?

Alterando um pouco o exemplo acima: Mesmo você não vendo as outras 3, você resolve limpar o xixi, e xingar o cãozinho (pior de tudo, esfregar a cara dele no xixi). O que será que o cão está aprendendo com isso? Para ele, não será o fato de fazer xixi na cozinha errado, o errado é você ver o xixi (o xixi traz uma tristeza a você), sendo assim ele poderá parar de comer (com isso não irá fazer xixi nem cocô), ou então irá desenvolver Coprofagia (comer o cocô).


#3 Não o incentiva a acertar

Via pixabay


Nosso maior erro é que damos mais atenção ao que o cão faz de errado, do que o que ele acerta, se o cão faz xixi na cozinha o xingamos, se ele faz no local correto fazemos nada.

Qual a vontade de ele acertar novamente? Dele parar de brincar com a bolinha dele que é super legal, para ir lá no ultimo cômodo da casa fazer o xixi?

Sendo assim, o motive, dê parabéns, petiscos, sempre que ele fizer o xixi no local correto.


#4 Deixa a comida e a caminha próxima ao local que ele deve fazer o xixi

Via pixabay


Os cães são animais higiênicos, eles gostam de que o local de dormir e de comer seja um local bem limpo, sendo assim, se a comida e o banheiro tiverem juntos ele não irá utilizar aquele banheiro.

Com isto devemos pensar em deixar um pouco distante o banheiro do local que ele come e que ele durma.



Após corrigirmos estes erros nossos, os cães irão utilizar o banheiro correto, pois passará ser bastante confortável para ele e irá ver um sorriso no seu tutor.


Agora que você já sabe como ensinar seu cachorro a fazer xixi no local correto. Que tal saber a importância de ensinar comandos básicos? Aqui.


artigo-desktop-2


DogOne Adestramento

Escrito por DogOne Adestramento

Empresa de adestramento comportamental, com fundamentos em metodologias positivas, evitando punições aos cães, nosso intuito é melhorar a comunicação entre tutor e cão, visando sempre o bem estar dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

10 fotos do cachorro com sorriso mais lindo do mundo

10 cachorros fotografados em lugares inusitados Parte 2