Brincadeiras

3 cuidados com brinquedos caseiros para os pets

By Equipe Petiko

September 19, 2022

Índice

Antes de oferecer brinquedos caseiros para seu pet, é preciso ter cuidado com alguns detalhes. Confira no conteúdo a seguir e garanta o bem-estar do seu amigo!

Além dos brinquedos convencionais para os pets – como bolas, pelúcias e mordedores – muitos tutores oferecem brinquedos caseiros para seus cães e gatos. Mas será que essas opções são realmente seguras?Antes de oferecer qualquer brinquedo caseiro para o seu pet, dê uma olhada em alguns cuidados essenciais que você deve ter para garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo. 

Os principais cuidados com brinquedos caseiros

Foto: Canva

É comum vermos brinquedos feitos com garrafa pet, papelão e meias antigas, por exemplo. Mas, antes de oferecer qualquer opção caseira, é importante se atentar aos seguintes pontos:

1- Use materiais atóxicos

Em primeiro lugar, é importante lembrar que os brinquedos desenvolvidos por empresas especializadas são feitos com materiais atóxicos – isso significa que eles não são nocivos à saúde humana ou pet.Dessa forma, é fundamental que você se certifique de que o material usado no brinquedo caseiro também seja atóxico para que ele não coloque o bem-estar do seu pet em risco!

2 – O brinquedo não pode conter pontas ou fissuras

Antes de mais nada, verifique as beiradas do brinquedo caseiro para garantir que não há nenhuma ponta ou fissura que possa machucar o seu pet.Se uma garrafa pet for cortada irregularmente, por exemplo, essas beiradas podem causar machucados na boca do pet. Portanto, é importante verificar cada detalhe dos brinquedos antes de oferecê-los!

3 – O brinquedo não pode quebrar ou se desfazer com facilidade

Ao criar um brinquedo caseiro para o seu pet, é importante escolher materiais resistentes, evitando os mais frágeis como papel, cartolina e plástico.Caso o brinquedo solte pedaços ou formar farpas conforme a interação, esse item deve ser retirado imediatamente para evitar qualquer risco à saúde do pet.

Dica extra – Assine BOX.Petiko

Trilha Essencial do BOX.Petiko para cães – edição “Pirata Petiko”

Pensando em garantir brincadeiras seguras e benéficas aos pets, a Petiko pensa em cada detalhe antes de desenvolver os mais variados tipos de brinquedos para cães e gatos.Desse modo, a cada edição, o Laboratório de Inovação da Petiko estuda tendências, analisa as preferências dos pets e desenvolve brinquedos exclusivos, feitos com materiais atóxicos, que contam com diferentes texturas e estímulos seguros para garantir o enriquecimento ambiental.Não é à toa que, além da Trilha essencial – onde enviamos pelúcias, brinquedos interativos, cordas e petiscos – também temos a opção da Trilha Mordedores, para os cães que não se dão bem com pelúcias.

Qual a diferença entre as Trilhas de Experiência?

Trilha Mordedores do BOX.Petiko para cães – edição “Pirata Petiko”

A Trilha Essencial é a opção indicada para a maioria dos pets, por oferecer o equilíbrio perfeito entre brinquedos e petiscos.

Essa Trilha conta com itens regulares, e é ideal para os cães que se dão bem com todos os tipos de brinquedos e não possuem restrições alimentares.

Já a Trilha Mordedores é indicada para os cães mais agitados e que não se dão bem com pelúcias.Dessa forma, os cães da Trilha Mordedores recebem petiscos, mordedores, brinquedos interativos e outras novidades – nessa Trilha, não enviamos pelúcias.Além disso, o BOX.Petiko também conta com a Trilha Vegetarianos, para os cães com restrição alimentar à proteína animal.

Como o BOX.Petiko desenvolve brinquedos para gatos?

Brinquedo Varinha da Escavação – edição “Dino Petiko”

Gatos são animais que gostam de novos desafios e experiências. Mesmo um gatinho mais tranquilo e sereno, que aprecia uma rotina bem definida, provavelmente, gostará de ter diferentes estímulos em seu dia a dia.Dessa forma, a cada mês, a Petiko desenvolve novos brinquedos que proporcionam diferentes experiências aos bichanos, com a missão de diverti-los enquanto desenvolvem habilidades físicas e cognitivas.   Para ficar por dentro das novidades desenvolvidas pela Petiko, é só clicar aqui!Agora que você conhece os cuidados necessários antes de oferecer brinquedos caseiros para seu pet, com certeza os momentos de diversão serão ainda mais especiais!

E lembre-se: nenhum brinquedo é indestrutível. Assim que o brinquedo rasgar, perder um pedaço ou tiver seu tamanho reduzido o suficiente para caber inteiro dentro da boca, jogue-o fora imediatamente.Leia também:Senciência e enriquecimento ambiental: conheça a verdadeAlimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cãesGatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos