Fala verdade tem dias que acordamos com pé esquerdo. Tudo dando errado, nada saindo como planejado e você acaba ficando nervoso, né? Seu peludo também pode ter um dia difícil. E você como uma boa mamãe ou papai preocupado quer acalmá-lo, mas como falar com um cachorro no momento de medo ou quando está muito nervoso? Vamos dar algumas dicas.
Antes de saber como acalmar seu amigão, conheça os 5 maiores medos dos cachorros:
Índice
#1 Ansiedade de Separação
Já ouviu falar da Síndrome de Ansiedade de Separação? É uma série de comportamentos manifestados pelos cães quando deixados a sós, por exemplo, ele faz xixi e cocô em lugares inapropriados como na porta ou sua cama, late ou chora muito, tem comportamento destrutivo (arranha sofás, morde objetos, janelas, pé de mesa, pé de cadeira, portas) etc.
#2 Medo de carro
Você pode se perguntar “medo de carro?”. Pode parecer estranho, mas alguns peludos associam o carro como um lugar que ele vai ficar muito tempo, por exemplo, em viagens. Ou que ele vai ser levado para um “lugar ruim” – o veterinário.
#3 Barulho
O tão temido fogos de artifício, de trovões (como em “Marley e Eu”) ou outra coisa que fazem barulhos altos e fortes, por exemplo, aspirador de pó, cortador de grama.
#4 Cães e pessoas estranhas
Já reparou como seu peludo se comporta perto de outros cães ou de pessoas estranhas? Ele fica querendo se esconder atrás de você ou pedindo para subir colo?
#5 De você
Pode parecer absurdo, mas alguns peludinhos podem ter medo do seu papai ou mamãe. Alguma vez quando foi fazer carinho, ele avançou em você? Tentou de morder de levinho? E você pode se perguntar “O que eu fiz?”. Calma, o problema deve ser sua linguagem corporal e seu nível de estresse afetam o cachorro, você pode ter assustá-lo sem querer.
Como acalmar seu cachorro?
Bem, agora você sabe os medos mais comuns em cachorros e vamos dar algumas dicas de como falar e tratar ele nesses momentos:
Quem nunca ouviu a frase: “toma um suco de maracujá para acalmar”? Sabia que o maracujá apresenta benefícios que podem ajudar, de maneira natural, com diversos problemas como: ansiedade, hiperatividade, agitação noturna. O que pouca gente sabe é que esses benefícios podem ser estendidos aos nossos peludos.
Além disso, fale com ele em tons calmos, é importante você estar tranquilo, deixar ele saber que não vai deixá-lo sozinho.
Não force abraços ou para ficar no seu colo, a menos que ele esteja buscando sua atenção.
Tente chamar a atenção dele para outra coisa como um brinquedo, petisco para ele perceber que está tudo bem. E no BOX.Petiko você vai ter sempre um brinquedos novos e petiscos diferentes para distrair seu peludo e fazer ele esquecer do medo.