Cuidados

Castração: Uma Atitude Responsável

By Rebeca Cianca

April 02, 2019

Índice

Tem dúvidas sobre castrar ou não seu pet? Rebeca traz algumas informações impostantes sobre o assunto.

Há muitos mitos e preconceitos em relação à castração, mas é um tema muito importante e que deve ser discutido.

Como treinadora de cães, falo da importância e dos benefícios da castração para as mudanças e melhorias comportamentais nos cachorros, mas os motivos para recomendá-la tanto para cães quanto para gatos, são vários. E mostrarei alguns.

Muitos tutores (mas muitos mesmo) que encontro, tem dó de castrar seus animais, mais ainda se forem animais machos. E vou explicar porque isso não faz sentido nenhum.

Vamos lá, quais sãos os benefícios da castração e por que devemos castrar nossos animais?

Antes de dar início, vale ressaltar que a castração, se feita precocemente, ou seja, antes da puberdade dos animais, pode ter mais eficácia com relação à melhora comportamental e prevenção de doenças.

1. COMPORTAMENTO

2. SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

* Trechos retirados do livro “O cão em nossa casa” do autor Théo Gygas

Photo by Andreas Vendelbo on Unsplash – Copia

3. NÃO HÁ PRAZER NO ATO SEXUAL DOS ANIMAIS

4. GASTOS E PROBLEMAS GENÉTICOS

“E se eu quiser cruzar meu cão de raça para vender os filhotinhos?”

Você com certeza já ouviu falar de canis com casos de maus tratos, atendimento feito por pessoas não especializadas, medicações vencidas e sem receita, espaços minúsculos e sem o mínimo de condições de higiene, não é mesmo? Isso é um problema gravíssimo, de canis que visaram apenas o lucro e não o bem estar dos animais. Se você acha que vai lucrar vendendo seus filhotinhos de raça, está muito enganado. Para fazer isso de forma correta e séria, há altos gastos envolvidos, por isso filhotes vendidos por criadores renomados são tão caros.

5. SUPERPOPULAÇÃO

Outro motivo é o problema populacional. A superpopulação aumenta as chances de abandono e por isso encontramos tantos animais nas ruas e em abrigos de ONGs, esperando um lar. A reprodução descontrolada, além de aumentar o abandono, também aumenta a possibilidade de propagação de doenças.

Portanto, se for para ter dó, deveríamos ter dos milhares de animais que nascem por aí e acabam abandonados, sofrendo nas ruas, com fome, sede, frio e medo. Problemas como esses são resolvidos com a castração, pois muitos desses casos são resultados de outros animais que não foram castrados, muitas vezes por falta de responsabilidade dos seus tutores.

sosbichosderua.org.br

Para finalizar, cito aqui Amy D. Shojai que diz em seu livro “Primeiros socorros para cães e gatos”: “Além de prevenir emergências médicas, a castração é uma atitude responsável. Dezenas de milhões de filhotes indesejados são sacrificados todos os anos e saturam os abrigos enquanto aguardam seu triste destino. A não ser que você seja um criador profissional, castre seu animal. Eles terão uma vida mais longa e mais feliz, e você vai colaborar para a solução de uma superpopulação de animais, em vez de ser parte do problema.”

Castrar é um ato de responsabilidade e principalmente de amor. Se você ama seu bichinho, castre-o. Ele terá mais bem estar e uma vida mais longa e tranquila!

Se mesmo com todos esses benefícios e motivos apresentados, não consegui te convencer e você ainda não quer castrar seu animalzinho para poder cruzá-lo, esteja ciente das consequências, riscos e gastos envolvidos, buscando fazer isso de forma responsável.

Conhece mais algum benefício da castração? Comente com a gente!

Agora que você sabe mais sobre castração que tal conhecer a rotina ideal de todo cachorro?