Índice
- 1 Não são apenas os humanos que precisam usar cinto de segurança durante os passeios de carro. Esse acessório também é essencial para proteger a vida dos pets.
- 2 O que as leis de trânsito dizem sobre o transporte de pets?
- 3 Cinto de Segurança da Petiko
Não são apenas os humanos que precisam usar cinto de segurança durante os passeios de carro. Esse acessório também é essencial para proteger a vida dos pets.
É comum, enquanto estamos parados no trânsito, nos depararmos com um cãozinho esbanjando fofura na janela de um carro – na maioria das vezes, soltos e sem nenhuma proteção. Mesmo sendo frequente, esse tipo de situação é um sinal de alerta em relação à segurança dos pets!Seja em passeios curtos ou em viagens longas, é preciso se atentar à segurança do pet dentro do carro. Ao deixar o peludinho solto durante o trajeto, o motorista (e tutor) está cometendo uma infração de trânsito, além de estar colocando a vida de todos em risco.Dentre as opções para garantir o bem-estar dos passageiros durante o passeio ou viagem de carro, existem as cadeirinhas, as caixas de transporte e também os cintos de segurança próprios para os pets.Para garantir o transporte dos pets da maneira correta, o Laboratório de Inovação da Petiko desenvolveu o Cinto de Segurança para cães e gatos.Antes de conferir os benefícios dessa novidade, que tal dar uma olhada no que diz a lei?
O que as leis de trânsito dizem sobre o transporte de pets?
Antes de mais nada, você precisa se atentar ao que o Código Brasileiro de Trânsito diz referente aos passeios de carro com os peludos.
- Se o pet colocar a cabeça para o lado de fora do carro, o tutor estará infringindo o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe a condução de pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo sem autorização. Essa infração, de natureza grave, pode descontar 5 pontos na carteira de habilitação e gerar uma multa.
- Segundo o artigo 252 do CTB, o tutor não pode levar seu pet no banco de motorista. Essa infração, categorizada como de natureza média, gera 4 pontos na carteira de habilitação e uma multa.
Também não é permitido que o pet fique solto no carro (tanto no banco de trás quanto no da frente). Isso porque o peludinho pode acabar tirando a atenção do motorista, causando um acidente. Essa infração, referente ao artigo 169 do CTB, é categorizada como leve e também pode gerar uma multa.
Cinto de Segurança da Petiko
Sabe quando seu pet está passeando de carro e fica pulando no motorista durante o trajeto? Ou então, fica curioso para olhar a paisagem pela janela e acaba se debruçando para fora? Essas situações parecem inofensivas, mas podem resultar em sérios acidentes!Além disso, caso haja uma colisão, o pet que está solto dentro do carro pode ser projetado para frente, se machucando seriamente. Dessa forma, o Cinto de Segurança da Petiko pode ser um grande aliado dos passeios e viagens na companhia do seu pet!
Como usar o Cinto de Segurança
Assim como o modelo convencional, o Cinto de Segurança da Petiko é fácil e prático de usar. Basta fixá-lo na coleira do seu pet e também no lugar em que você prenderia o cinto para humanos. Lembre-se de que o pet sempre deve transitar no banco de trás, combinado?Leia também:BOX.Petiko: o maior clube de assinaturas pet do BrasilSHOP.Petiko: tudo o que seu pet precisa e muito maisTapetikos: conheça os benefícios desse tapete higiênicoNovidade: Hidrata Patinhas da Petiko