Nós amamos ver os peludinhos cheirosos, mas temos que ficar atentos à alguns cuidados sobre o banho.
Muitos tutores tem a dúvida de qual a frequencia correta que deve dar banho nos seus pets, muitas vezes é visto que seus amiguinhos tomam banho toda semana ou até mesmo a cada 3 dias. A verdade é que a frequência varia de cachorro para cachorro, seu estilo de vida, clima e afins. De modo geral, não é recomendado que eles tomem banho toda semana, pois a prática continua dos banhos semanais podem fazer com que os cães percam a camada de proteção, que comumente é feita por meio da oleosidade natural deles.
Saiba Melhor Sobre os Banhos
Caso seu pet tenha problemas dermatologicos, é recomendado consultar um médico veterinário para saber quais produtos podem utilizar no animal, ou até mesmo ter que tomar banho com remedios específicos para o problema dermatológico, todos feitos com o médico veterinário. Não faça nada sem recomendação, pois pode machucar seu pet ou agravar a situação.
Banhos quinzenais não são tão contra-indicados, pois “dão um tempo” para que a pele se recupere. Dependendo da raça, esse banho pode até auxiliar na manutenção de pele e pelos, evitando a presença de parasitas e a formação de nós, por exemplo.
Se o seu cão não se suja com tanta frequência (viver em sítios, praias, sair muito a rua) e vive dentro de casa, banhos mensais ou até mesmo mais espaçados do que isso podem ser ideais para ele. Dar banho frequente nos pets, sem que eles estejam sujos, é algo muito mais para nós humanos, do que para eles em si, portanto, deve-se tomar cuidado com os produtos e seguir ordens veterinárias caso precise.
Independentemente da frequência do banho, manter o pet sempre muito bem seco (nada de deixar pegar chuva e se secar sozinho, entrar em piscinas ou dar banhos e deixarem secar ao ar livre) é fundamental para que ele não desenvolva doenças dermatológicas ou até mesmo ficarem doentes.
Leia também: Banho em Casa ou Banho no Pet Shop: Qual É o Melhor?
O que achou dessas dicas para seu peludinho? Comenta aí!