Brincadeiras

Enriquecimento Ambiental: Desafios Físicos e Mentais para seu Cão

By Piero Giuntoli

May 17, 2021

Enriquecimento Ambiental é sinônimo de bem-estar, felicidade e qualidade de vida dos pets.

Enriquecimento ambiental é a criação de um ambiente dinâmico, complexo e interativo que proporcione aos cães desafios físicos e mentais similares aos da natureza, melhorando assim a sua qualidade de vida.

O conceito de enriquecimento ambiental começou a ser difundido e aplicado entre biólogos e veterinários de zoológicos em todo o mundo na década de 70.

Atualmente, existem centenas de trabalhos científicos sobre esse assunto, principalmente em animais silvestres, seguido dos animais de produção (avicultura, suinocultura, bovinocultura, etc) e mais recentemente nos animais de companhia, como os cães.

Tipos de Enriquecimento Ambiental

Os principais tipos de enriquecimento ambiental são: sensorial, social, cognitivo, alimentar e físico.

Brinquedos

Além de ser um divertimento para os cães, os brinquedos ajudam a evitar que eles destruam os móveis da casa e fiquem estressados e entediados, podendo resultar em latidos excessivos e até mesmo problemas emocionais.

Foto: Mordedor da Petiko – edição Mágica

Assim como as crianças, os cães costumam enjoar dos brinquedos, portanto é aconselhável trazer sempre alguma novidade e guardar parte dos brinquedos mais antigos, fazendo um rodízio entre eles. Pode ser também que o cão se apaixone por um brinquedo e passe a idolatrá-lo. Isso é ótimo, já que então podemos usar esse brinquedo como recompensa durante o adestramento.

Manter todos os brinquedos em um mesmo local, de preferência dentro de uma caixa onde o cão tenha fácil acesso, ajuda a condicioná-lo a buscar as coisas com as quais ele possa brincar sempre no mesmo lugar, e não ficar pegando o que encontra pelo caminho e que possa não ser adequado.

Seja qual for o peso, porte ou idade de cão, com certeza há um brinquedo ideal para ele. Por isso algumas características sempre devem ser observadas ao escolher um brinquedo, como por exemplo, a intensidade da mordida do cão, seu tamanho, sua faixa etária indicada e sua resistência/durabilidade.

Dentre os modelos mais comuns de estão os brinquedos de morder, de pegar, de puxar e os interativos.

Foto: Brinquedo de corda da Petiko – edição Influencer

Os modelos mais comuns são os brinquedos de borracha, as bolinhas, os freesbees e as pelúcias, mas é possível brincar dessa maneira com quase todo tipo de brinquedo.

São ótimas opções para o gasto de energia e para ajudar a estabelecer limites ao cão (é importante deixá-lo ganhar algumas vezes, mas não sempre, para não instigar uma possível agressividade ou dominância.

Utilizar o estímulo positivo dos alimentos como recompensa é comum em grande parte dos brinquedos interativos. Mesmo nos mais complexos e sofisticados brinquedos inteligentes, os petiscos têm a função fundamental de premiar e estimular o comportamento correto. Mas no início é importante que sempre tenha uma pessoa presente enquanto o cão brinca, pois ele pode ficar estressado caso fique frustrado com o fracasso.

Os principais modelos podem ser de borracha, plástico ou madeira e alguns possuem peças e dispositivos que devem ser movidos e encaixados para o cão ter acesso ao petisco. Esse tipo de brinquedo distrai por horas e cansa até os cães mais agitados.