Assim como a campanha “Outubro Rosa”, o Novembro Azul é um movimento que serve para chamar a atenção da população no que diz respeito ao câncer de próstata, tanto em homens, quanto em animais domésticos como cães e gatos. E para isso foi criado o Novembro Azul Pet, a versão animal para essa campanha não importante. O dia 17 de novembro é o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essa campanha tem como objetivo alertar os tutores sobre a importância dos exames preventivos, principalmente em cães mais idosos.
Olá! Eu sou a Lilian, mamãe dos itimalias Snow e Ozzy, alunos da Academia da Matilha, e hoje eu quero falar um pouco para vocês sobre o câncer de próstata e alertar quanto à frequência desta enfermidade em pets e o que podemos fazer para prevenir nossos animais.
Índice
Conheça melhor o Novembro Azul Pet
Câncer de Próstata em cães e gatos
A próstata é a única glândula sexual dos cães e gatos machos, está presente em todos os mamíferos, e possui grande importância clínica, sendo mais importante no homem e no cão, devido à frequência de enfermidades que acometem essas espécies.
As doenças da glândula prostática atingem animais machos de meia-idade a idosos, e podem se manifestar de várias maneiras, apresentando:
- Dor ao urinar;
- Sangue no xixi;
- Infecções urinárias que não se curam com o tratamento médico;
- Dificuldade em defecar;
- Dificuldade de locomoção.
Outros sinais menos específicos e característicos de infecções agudas como febre, cansaço e vômito, também podem estar presentes.
Os sinais clínicos do câncer de próstata, que é o crescimento exagerado de células cancerígenas nesta glândula, podem incluir: perda de peso, dificuldade para caminhar ou fraqueza de membros pélvicos, dificuldades para defecar, retenção ou incontinência urinária e dores abdominais ou lombares. Esta é uma doença silenciosa, o que dificulta o diagnóstico precoce, por isso a grande importância da conscientização com o Novembro Azul Pet.
Causas e diagnóstico do câncer de próstata
A incidência de câncer de próstata no cão e no gato é baixa. Acredita-se que os fatores envolvidos no processo de aparecimento do câncer são relacionados, principalmente, com um desequilíbrio hormonal advindo com a idade.
Além das manifestações clínicas citadas acima, sabe-se que a avaliação do tamanho da próstata é um fator importante no diagnóstico das doenças da glândula e é efetuada, habitualmente, através de:
- Toque retal;
- Radiografia;
- Ultrassonografia;
- Exame citológico.
No que diz respeito aos exames, a ultrassonografia se destaca por ser uma técnica muito superior à radiografia, uma vez que através dela são obtidas maiores informações no que diz respeito à estrutura, tamanho, forma e arquitetura interna do órgão. Já a radiografia abdominal permite detectar se o aumento do volume da próstata é leve ou moderado. No cão, apesar das características similares ao homem, os tumores são mais agressivos e invasivos.
Tratamento
O diagnóstico do câncer de próstata em cães, geralmente, não é feito de forma precoce, o que limita as opções de tratamento, bem como o sucesso terapêutico. Em vários casos é indicada a castração ou remoção da glândula prostática. Proporcionar uma alimentação apropriada e uma rotina sem estresse para o animal é muito importante para o seu bem-estar.
A radioterapia tem sido empregada na redução do tamanho prostático. No entanto não aumenta a sobrevida destes animais. Os protocolos quimioterápicos também são uma alternativa, mas não são tão bem-sucedidos no controle do tumor de próstata em cães. Assim, a função do tratamento é de aliviar os sinais clínicos manifestados por estes pacientes.
É muito importante o diagnóstico precoce dos processos patológicos para que possamos usar a melhor conduta de tratamento nos nossos animais e termos um bom prognóstico.
BOX.Petiko promovendo bem-estar animal
Um fator extremamente importante na saúde de qualquer animal, é que o tratamento terapêutico deve ser realizado da forma menos estressante possível, tendo como objetivo a busca pelo bem-estar pleno do pet, resguardadas as especificidades de cada caso. Isso porque, o estresse prejudica o funcionamento das células de defesa do organismo contra o câncer.
Com a BOX.Petiko, o animal terá momentos de relaxamento, diversão e tranquilidade. Ela é essencial para reduzir o estresse desses pequenos pacientes, trazendo animação, alegria, novidade e motivação. Tudo isso contribui para uma boa resposta ao tratamento e promove qualidade de vida a estes animais que são submetidos a procedimentos e cuidados tão delicados.
É necessário atentar-se aos sinais que seu pet dá. E, em meio a qualquer dúvida, procurar o seu médico veterinário que possa diagnosticá-lo e medicá-lo da melhor maneira possível. No caso do câncer de próstata, quanto mais rápido ele for identificado, maiores serão as chances de encontrar um tratamento mais eficaz e que garantirá uma qualidade de vida ainda melhor ao pet.
Bom, espero que este post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a incidência do câncer de próstata em cães e gatos, e qual a importância do Novembro Azul Pet. Lembre-se que é nosso dever cuidar deles com atenção e sempre proporcionar o melhor. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários ou falar diretamente com a gente lá no Instagram.
Leia também: Outubro Rosa Pet: Cuide da sua Amiguinha de 4 Patas
E você? Já levou seu pet ao veterinário? Conta pra gente!