Saúde

Ômega 3: conheça os benefícios para os pets

By Equipe Petiko

July 24, 2023

Índice

Você sabia que o ômega 3 oferece inúmeros benefícios à saúde dos pets? Saiba todos os detalhes a seguir.

Assim como para os seres humanos, o ômega 3 também desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos nossos amados pets. Por isso, está cada vez mais comum que médicos veterinários indiquem o uso para cães e gatos.Mas antes de conhecer as vantagens de oferecer ômega 3 aos pets, venha entender o que é esse tipo de gordura.

Afinal, o que é ômega 3?

Foto: Canva

O ômega é um grupo de ácidos graxos divididos em três tipos: ômega-9, ômega-3 e ômega-6. Dentre eles, o ômega-3 tornou-se muito popular devido aos inúmeros benefícios que proporciona para a saúde geral de nossos pets.

Esses ácidos graxos essenciais são extraídos de óleos e gorduras e são fundamentais para a saúde, pois não são produzidos pelo organismo dos humanos e dos pets. 

Os efeitos benéficos do ômega-3 são diversos e comprovados por estudos científicos. Sua ação antioxidante auxilia na inibição do envelhecimento dos tecidos e na preservação das funções cognitivas, minimizando os danos cerebrais naturais do processo de envelhecimento. 

Além disso, o ômega-3 fornece energia, fortalece a imunidade e possui propriedades anti-inflamatórias.

Benefícios do ômega 3 para os pets

Para os pets, o ômega-3 desempenha um papel crucial no desenvolvimento neurológico e na proteção do coração. 

Também é eficaz no tratamento de problemas de pele e doenças alérgicas, além de ser um aliado no combate a doenças cardíacas, renais e osteoarticulares, aliviando as dores associadas à artrite. 

Comprovadamente, o ômega-3 tem apresentado resultados positivos quando utilizado em conjunto com tratamentos convencionais contra o câncer.

Foto: Freepik

Outro benefício importante é a redução dos níveis de triglicerídeos no sangue, o que ajuda a diminuir a gordura sanguínea e a evitar a formação de trombos através da ação contra a agregação plaquetária. 

Além disso, o ômega-3 contribui significativamente para o fortalecimento da resposta imune em pets, especialmente em animais mais idosos, tornando essencial garantir que estejam consumindo níveis ideais dessa substância.

Como você viu anteriormente, os ácidos graxos ômega-9, ômega-6 e ômega-3 não são produzidos pelo organismo dos nossos pets. No caso do ômega-9, o mais abundante do grupo, denominado ácido oleico monoinsaturado, pode ser extraído de óleos de soja, oliva, canola e do abacate.O ômega-6, presente em óleos e sementes vegetais, como soja, linhaça, milho, algodão e girassol, também faz parte da dieta essencial para os pets.

Por fim, o ômega-3, encontrado em peixes de água fria, como arenque, atum, bacalhau, sardinha, cavala, salmão, tainha e truta, bem como em nozes e óleos de canola, linhaça e soja, é fundamental para a saúde dos pets e deve fazer parte de sua alimentação.

No entanto, a alimentação nem sempre é suficiente para suprir todas as necessidades de ômega-3 dos animais de estimação. Portanto, o uso de suplementos alimentares, como o Ômega 3 Dog e o Ômega 3+6+D Cat da Organnact, é fundamental para garantir que recebam a quantidade ideal dessa substância.

Conheça o Ômega 3 Dog e o Ômega 3+6+D Cat da Organnact

Ômega 3 Dog – Organnact

O Ômega 3 Dog é um suplemento alimentar indicado para cães saudáveis ou em tratamento de doenças, podendo ser oferecido para pets de todas as idades. Entre os benefícios do Ômega 3 Dog estão:

Ômega 3+6+D Cat – Organnact

Já o Ômega 3+6+D Cat é um suplemento alimentar indicado para gatos de todas as idades, também de uso contínuo e sem efeitos colaterais. Confira os benefícios do Ômega 3+6+D Cat:

É importante ressaltar que a administração dos suplementos deve seguir as orientações do médico veterinário de confiança, garantindo a dosagem adequada de acordo com o peso dos cães e gatos.

Com o ômega-3 adequado na dieta dos pets, é possível proporcionar uma vida mais saudável e melhorar a qualidade de vida de nossos queridos companheiros de quatro patas.Leia também:Suplemento para pets: conheça os benefícios para a saúdeTártaro em pets: confira 3 dicas para prevenirComo prevenir problemas no trato urinário dos pets?Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet