Tártaro em pets: confira 3 dicas para prevenir

in ,

Você sabia que, assim como os humanos, os pets podem desenvolver tártaro nos dentes? Venha conferir como evitar a formação de tártaro para garantir a saúde do seu cachorro ou gato.

Desde crianças, aprendemos que uma rotina de higiene bucal é extremamente importante para evitar a formação de tártaro e outros problemas, não é mesmo?

Quando crescemos e nos tornamos adultos, temos a responsabilidade de cuidar dos nossos pets. Sabemos que é necessário oferecer uma boa alimentação, hidratação, passeios diários, visitas ao veterinário, vacinação, vermifugação, brincadeiras, banhos e… Algo está faltando aqui!

Algo que ouvimos desde quando éramos crianças, mas achamos que não é válido para os pets: o cuidado com a higiene bucal!

Uma rotina de higiene bucal ajuda a evitar a formação de tártaro que, além do aspecto sujo e do mau hálito, pode desencadear problemas cardíacos e renais, infecções generalizadas e diversas outras doenças bucais.

Felizmente, existem maneiras eficazes de prevenir e tratar essa condição. A seguir, você vai entender como o tártaro é formado, por que ele é prejudicial à saúde e maneiras de manter os dentes do seu pet saudáveis.

Afinal, o que é o tártaro?

Desde já, é preciso saber que a formação do tártaro começa após a alimentação. A presença do alimento no dente estimula o crescimento da placa bacteriana, que forma uma espécie de filme que reveste a dentição dos pets.

Com o tempo, se não for removida adequadamente, essa placa se transforma em tártaro, uma camada dura e amarelada que adere aos dentes dos pets, causando incômodo e, possivelmente, outros problemas de saúde.

Por que o tártaro é prejudicial aos pets?

Quando se trata de tártaro em cachorros e gatos, uma das consequências preocupantes é o recuo da gengiva. 

Esse recuo pode ser extremamente doloroso, pois expõe as raízes dos dentes do pet, aumentando o incômodo e tornando os dentes mais propensos a cáries. Em casos mais graves, as bactérias presentes no tártaro podem atacar os tecidos moles, resultando em infecções graves.

A presença de bactérias no tártaro também atrai outros microorganismos indesejáveis. Como resultado, pets com tártaro têm uma maior predisposição a desenvolver outras infecções que podem causar sérios problemas de saúde, como complicações no coração, rins e estômago.

Um exemplo preocupante de problema causado pelo tártaro é a meningite canina. À medida que a placa bacteriana se acumula, os microorganismos têm a possibilidade de entrar em contato com os vasos sanguíneos, espalhando-se pelo corpo e contaminando outras áreas.

Dessa forma, é importante compreender os riscos associados ao tártaro em pets e tomar medidas preventivas para garantir a saúde bucal deles. A prevenção é a chave para evitar problemas como o recuo da gengiva, cáries, infecções e complicações em órgãos vitais.

Após conhecer os perigos do desenvolvimento de tártaro nos dentes do seu pet, chegou a hora de conferir dicas valiosas para manter a saúde bucal do seu melhor amigo. Vamos lá?

3 dicas para evitar a formação de tártaro em pets

Para evitar a formação de tártaro e os problemas associados a essa condição, confira as dicas que preparamos para te ajudar:

1 – Escovação dos dentes

Estabelecer uma rotina de escovação é a melhor maneira de prevenir o tártaro. Use uma escova de dente e um creme dental específicos para o uso dos pets e realize a higienização, pelo menos, 3 vezes na semana. 

Escovando dentes de gato para evitar tártaro
Foto: Canva

Dica: se você está enfrentando dificuldades para escovar os dentes do seu pet, saiba que essa é uma situação bastante comum e pode ocorrer principalmente devido ao medo que os animais têm desse procedimento.

O ideal é começar o treinamento desde filhote. Acostume seu pet a ter momentos diários nos quais você coloca as mãos na boca dele e passa a escova nos dentes.

Caso o seu pet não seja mais um filhote, não se preocupe. Nunca é tarde para desenvolver hábitos saudáveis! A dica é permitir que o cão ou gato se acostume com a escova, a pasta e com alguém mexendo na boca dele.

Comece devagar e aumente gradualmente o tempo dedicado à escovação. Utilize o reforço positivo como uma estratégia! Faça carinho e demonstre afeto ao seu pet durante o processo de escovação.

Lembre-se de que a paciência e a consistência são fundamentais ao treinar o seu pet para a escovação dental. Se necessário, busque orientação profissional para tornar esse momento mais tranquilo e eficaz. Com o tempo, seu pet pode se acostumar e até mesmo desfrutar desse momento de cuidado, garantindo uma saúde bucal excelente ao longo da vida.

2 – Dieta balanceada

Alimente seu pet com uma dieta balanceada e de qualidade, evitando oferecer alimentos próprios para os humanos.

Além disso, a textura crocante dos alimentos secos (como ração e petisco) ajuda a limpar os dentes durante a mastigação, reduzindo o acúmulo de placa e tártaro.

A linha Biscoitikos, desenvolvida pela Petiko, é uma ótima maneira de contribuir com a saúde bucal através de uma experiência muito apetitosa.

Biscoitikos - biscoitos para cães da Petiko
Biscoitikos sabor abóbora e coco – petisco desenvolvido pela Petiko

Esses biscoitos são crocantes e saborosos, e você pode encontrá-los em diversos sabores clicando aqui. Com certeza, seu cãozinho te agradecerá por esse delicioso presente!

3 – Brinquedos com diferentes texturas

Conforme os pets roem e mordem os brinquedos, as texturas da corda auxiliam na limpeza mecânica dos dentes. Isso ajuda a prevenir o acúmulo de tártaro e placa bacteriana, promovendo uma boa saúde oral e evitando problemas de saúde.

Além dos brinquedos mais populares entre os pets, como mordedores e cordas, existem brinquedos com o propósito de auxiliar na higiene bucal. Um excelente exemplo é o Limpa Dentinhos, da Petiko.

Mordedor dental "Limpa Dentinhos" da Petiko
Mordedor dental “Limpa Dentinhos”, da Petiko

Com o intuito de facilitar o momento de higienização bucal dos pets, a Petiko lançou um mordedor dental que diverte os pets ao mesmo tempo em que realiza a limpeza.

Feito com material atóxico e resistente, o mordedor faz a limpeza (podendo ser utilizado junto a uma pasta dental específica para pets) enquanto massageia a gengiva do pet gentilmente. E o melhor, você pode garantir esse item funcional clicando aqui!

Cuidar da saúde bucal do seu pet é essencial para prevenir e tratar o tártaro, garantindo bem-estar e qualidade de vida. Lembre-se da importância da escovação regular, uma dieta apropriada e o uso de brinquedos como medidas preventivas eficazes.

No entanto, se o tártaro já estiver presente, e em estágio avançado, é importante buscar a ajuda de um médico veterinário para uma limpeza profissional e seguir suas orientações a fim de manter a saúde bucal do seu pet em dia!

Leia também:
Brinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções
3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos pets
Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet
A importância de limpar os brinquedos do seu pet

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Por que os cães amam brinquedos que emitem som?

Por que os cães amam brinquedos que emitem sons?

BOX.Petiko edição Floresta

BOX.Petiko: conheça a edição “Petiko na Floresta”