3 maneiras de promover enriquecimento alimentar aos pets

Para contribuir com o bem-estar e a qualidade de vida do seu pet, listamos 3 maneiras de promover o enriquecimento alimentar à rotina dele. Confira!

Se você é tutor de cachorro ou de gato, provavelmente busca as melhores soluções para garantir o bem-estar do seu pet, não é mesmo?

Dessa forma, é importante destacar que a qualidade de vida de um pet vai muito além de comida, carinho e água fresca. Apesar de esses pontos serem essenciais, existem outras ações que contribuem com a felicidade e a saúde de um peludo.

Uma dessas ações é promover o enriquecimento alimentar, um dos tipos de enriquecimento ambiental que tem a missão de ofertar o alimento de diferentes maneiras.

Agora, você pode estar se perguntando “mas, o que é enriquecimento ambiental?”. Então, antes de aprender como promover o enriquecimento alimentar, venha entender como funciona e os benefícios do enriquecimento ambiental!

Afinal, o que é enriquecimento ambiental?

Para quem não está familiarizado com o termo, enriquecimento ambiental significa tornar o ambiente em que o pet vive mais divertido, desafiador e benéfico para ele.

Esse conjunto de práticas estimula o pet, resgatando seus instintos de maneira saudável, para que ele tenha mais qualidade de vida.

Na rotina do pet, é possível oferecer 5 tipos de enriquecimento ambiental:

  • Enriquecimento alimentar: ofertar o alimento de diferentes maneiras, seja pelo suporte, pela textura ou pela dinâmica;

  • Enriquecimento sensorial: oferecer experiências que estimulam um ou mais dos 5 sentidos dos pets;

  • Enriquecimento cognitivo: são desafios que estimulam o raciocínio dos pets, para que eles consigam uma recompensa;

  • Enriquecimento físico: com o objetivo de estimular exercícios físicos através de atividades e brincadeiras;

  • Enriquecimento social: criar situações de socialização dos pets com outros animais, ambientes ou pessoas.

Logo, já deu pra perceber que o enriquecimento ambiental pode ser promovido em diferentes momentos da rotina de um pet. Portanto, hoje você vai conhecer 3 maneiras de garantir as vantagens do enriquecimento alimentar para o seu cachorro ou gato. Vamos lá?

Promovendo enriquecimento alimentar aos pets

Cachorro e gato
Foto: Canva

Em primeiro lugar, você precisa se lembrar de que, na natureza, os ancestrais de nossos pets não tinham um comedouro repleto de alimento disponível. Pelo contrário, eles precisavam caçar!

Mesmo após todos esses anos de domesticação, muitas vezes o instinto dos nossos cães e gatos fala mais alto e eles sentem a necessidade de buscarem o alimento.

Quando não há esses estímulos e desafios, os pets podem desenvolver acúmulo de energia, desencadeando estresse e ansiedade. E ninguém quer isso para o seu filho de quatro patas, não é mesmo?

Assim, diversos especialistas recomendam oferecer – em paralelo à alimentação regular – atividades envolvendo o enriquecimento alimentar.

Abaixo, você vai descobrir inúmeros benefícios de proporcionar enriquecimento alimentar ao seu pet:

  • Estímulo mental: ao oferecer alimentos de maneira desafiadora, o enriquecimento alimentar ajuda a manter os pets mentalmente estimulados e engajados, o que pode melhorar a saúde mental e cognitiva;

  • Comportamento natural: o enriquecimento alimentar pode estimular comportamentos naturais, como busca e mastigação, permitindo que os pets expressem seus instintos e necessidades básicas;

  • Redução da ansiedade: uma alimentação mais desafiadora pode ajudar a reduzir a ansiedade e o tédio, especialmente em pets mais ativos e enérgicos;

  • Melhora da saúde bucal: alimentos mais desafiadores e texturas variadas podem ajudar a melhorar a saúde bucal, reduzindo o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

  • Variedade na alimentação: o enriquecimento alimentar pode ajudar a ampliar a variedade de alimentos oferecidos aos pets, contribuindo para uma dieta mais saudável e equilibrada.

Agora que você conheceu os benefícios do enriquecimento alimentar, chegou a hora de aprender como promover essa técnica na rotina do seu cachorro ou gato.

1 – Brinquedos recheáveis

Brinquedo recheável para cachorro da Petiko
Brinquedo recheável Jellylouco enviado na edição “Anos 90” do BOX.Petiko

Colocar ração seca, alimento úmido ou petisco dentro de um brinquedo recheável é superindicado por especialistas. Ao se movimentar, o brinquedo libera o alimento aos poucos, estimulando a brincadeira e o exercício físico enquanto o pet se alimenta.

Além disso, os brinquedos recheáveis contribuem com o desenvolvimento cognitivo dos pets, que precisam elaborar estratégias para conseguirem o alimento.

Também vale considerar o nível de dificuldade do brinquedo recheável, de acordo com o hábito dos pets!

Por exemplo, um cachorro que nunca brincou com este tipo de brinquedo, não conseguirá se adaptar a um grau muito difícil. E um pet que está acostumado com esta proposta, enjoaria rapidamente de um brinquedo que libera o alimento facilmente.

2 – Comedouros interativos

Comedouro interativo da Petiko
Comedouro interativo Lambe Lambe enviado na edição “Cyber” do BOX.Petiko

Existem diversos tipos, formatos e cores de comedouros interativos – também conhecidos como comedouros lentos. Eles se assemelham aos comedouros comuns, mas contam com “obstáculos” no centro, que desafiam os pets a conseguirem seu alimento.

Mas não se preocupe! A tarefa não se torna impossível por conta do comedouro interativo, apenas mais desafiadora – e, consequentemente, mais interessante e divertida.

Para alimentar seu pet em um comedouro lento, basta colocar a comida (seja ração ou alimento natural) como de costume na tigela. Ela ficará exposta entre os obstáculos, pronta para receber seu cachorro ou seu gato!

Além de incentivar o gasto de energia e divertir o pet enquanto ele se alimenta, o comedouro interativo trabalha as funções cognitivas de cães e gatos, estimulando o aprendizado e o raciocínio.

3 – Mix feeding

Alimento úmido, topper Panelinha da Petiko para pets
Topper Panelinha junto ao Meu Comedouro Amarelo enviados na edição “Quermesse” do BOX.Petiko

Mix feeding – ou alimentação mista – é uma técnica que consiste em reunir alimentos secos e úmidos nas refeições dos pets. Essa prática ajuda a promover enriquecimento alimentar através da combinação dos benefícios de cada tipo de alimento.

Afinal, como qualquer ser vivo, os pets precisam de uma alimentação balanceada para crescerem, se desenvolverem, e viverem com saúde. Oferecer apenas um tipo de alimento, sem variar os ingredientes, é um erro que pode levar a consequências indesejadas.

Ao reunir alimentos secos e úmidos, é possível combater a falta de apetite ao mesmo tempo em que a refeição contribui com a hidratação do pet. Muito legal, né?

O enriquecimento alimentar pode trazer diversos benefícios aos pets, melhorando sua qualidade de vida, saúde física e mental. Então, que tal colocar essas dicas em prática?

Leia também:
Mordedores naturais: conheça os benefícios para os cães
Catnip: conheça os benefícios para o seu gato
5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cães
Gatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro na praia

O que preciso saber para levar meu cachorro à praia?

História de assinante do BOX.Petiko: conheça o Pixel

História de assinante do BOX.Petiko: conheça o Pixel