Catnip: conheça os benefícios para o seu gato

Catnip, também conhecida como erva de gato ou erva-gateira, é uma planta que faz sucesso entre os bichanos por proporcionar inúmeros benefícios. Venha conferir!

Se você é tutor ou tutora de gatos, provavelmente já ouviu falar da Catnip, a famosa “erva de gato”, não é mesmo?

A Catnip costuma estar presente em brinquedos, acessórios ou até de forma individual para os bichanos – ao entrarem em contato com essa plantinha, os gatos se sentem extremamente felizes e relaxados, proporcionando reações fofas e, até mesmo, divertidas. 

Mas os benefícios da Catnip vão muito além: ele pode ser um grande aliado quando o assunto é adestramento, convivência entre felinos, problemas comportamentais e incentivo à atividade física. Porém, apesar de ser bastante popular no universo felino, muitos tutores e tutoras ainda têm algumas dúvidas sobre essa erva.

Dessa forma, para ajudar os apaixonados por gatos a entenderem como essa plantinha funciona, trouxemos algumas explicações no conteúdo a seguir!

Afinal, o que é Catnip?

Benefícios do Catnip para os gatos
Foto: Canva

Catnip é uma planta herbácea da família da hortelã. Seu nome científico, Nepeta Cataria, é derivado da cidade italiana de Nepete (conhecida hoje como Nepi), onde a planta foi inicialmente cultivada.

A erva contém uma substância chamada nepetalactona, que dá uma sensação de prazer e êxtase no gato quando ele a cheira.

Esse aroma desperta estes efeitos não somente no gato, mas em todos os felinos, como tigres e leões – lembrando que o efeito é completamente inofensivo e as reações podem variar de gato para gato.

Benefícios do uso de Catnip

Benefícios do Catnip para os gatos
Foto: Canva

Ao contrário do que muitos pensam, essa planta medicinal e aromática proporciona diversos benefícios aos gatinhos. Isso acontece porque a Catnip é bastante versátil, se tornando útil em diferentes situações, como:

  • Problemas comportamentais: por ter efeito relaxante, a Catnip reduz o estresse e a ansiedade dos bichanos, enquanto acalma os gatos mais agitados e animam os mais quietinhos;

  • Questões de convivência: com a chegada de um novo pet em casa (principalmente, um novo gato), é comum que os felinos – territorialistas por natureza – se incomodem com a situação. Para diminuir a tensão e facilitar a socialização, é possível usar essa plantinha para deixar o gato mais amistoso, receptível e tranquilo;

  • Mudança de ambiente: quando a família se muda para uma nova casa, é normal que os gatos estranhem o novo ambiente. Alguns demoram mais, outros menos para se habituar como o novo lar, então, a Catnip cumpre a função de desestressar o bichano por conta da mudança, facilitando a adaptação;

  • Adestramento: se usado corretamente, a Catnip pode ajudar no adestramento dos gatinhos – os ensinando o lugar certo de fazer xixi, por exemplo, ao colocar a erva naquele ambiente;

  • Estimular as atividades físicas: por ser popularmente usado em brinquedos, a Catnip estimula a brincadeira, fazendo com que o gatinho pratique exercícios físicos – isso garante o gasto de energia física e mental, além de auxiliar no combate à obesidade.

Quais efeitos a Catnip causa nos gatos?

Benefícios do Catnip para os gatos
Foto: Canva

Apesar da maioria dos gatos amar Catnip, os efeitos podem variar de acordo com o comportamento habitual do pet – os bichanos mais calmos costumam ficar agitados, enquanto os mais estressados se acalmam.

Conforme dito anteriormente, a neptalactona é a responsável por causar as alterações no comportamento dos gatinhos. Por isso, quando eles entram em contato com a Catnip, é normal que seu instinto predador seja despertado e que ele sinta vontade de interagir com a planta.

Assim, os principais comportamentos que os gatos costumam apresentar quando entram em contato com a erva são:

  • Se esfregar contra a erva;
  • Lamber a planta ou mastigá-la;
  • Se esfregar nela ou no chão;
  • Escalar e saltar em objetos,
  • Balançar o rabo;
  • Correr pela casa.

Normalmente, esses efeitos duram, em média, de 10 minutos. Depois do contato com a Catnip, os gatos costumam ficar mais sonolentos – afinal, eles gastam bastante energia interagindo com a plantinha.

Curiosidades sobre a Catnip

Benefícios do Catnip para os gatos
Foto: Canva

Agora que você já se familiarizou um pouco mais com o assunto, que tal conferir algumas curiosidades sobre a Catnip?

Catnip não vicia

Ao contrário do que muitos pensam, a Catnip não vicia. Na realidade, quando um tutor oferece a erva para o gato com muita frequência, o mais provável é que ela pare de fazer efeito e que o bichano perca o interesse pela planta.

Nem todos os gatos são afetados pela Catnip


Segundo estudos, a erva tem efeito em 75% dos bichanos, sendo que os outros 25% simplesmente não reagem a ela. Pesquisas sugerem que a resposta à Catnip pode ser hereditária, ou seja, passa de pais para filhos. Por isso, nem todos os gatos são afetados.

Catnip não tem contraindicação

Gatos de qualquer raça ou idade podem usufruir dos benefícios da Catnip – mas lembre-se de oferecer a plantinha com moderação, para evitar que ela perca o efeito em seu bichano.

Diversão e bem-estar: brinquedos da Petiko com Catnip

Brinquedo para gatos do BOX.Petiko
Brinquedo Charlie, o Mouse Cat – enviado na edição “Cyber” do BOX.Petiko para gatos

Para nós, bem-estar e diversão podem (e devem) caminhar juntos! Dessa forma, sempre desenvolvemos produtos de acordo com as necessidades e preferência dos pets, a fim de garantir uma experiência especial e divertida.

Por isso, muitos dos brinquedos enviados no BOX.Petiko e disponíveis no SHOP.Petiko, para os gatos, contam com Catnip para tornar a brincadeira ainda mais interessante e repleta de benefícios!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios que a Catnip pode proporcionar para seu gato? Temos certeza de que, a partir de agora, a experiência do seu bichano com a erva vai ser ainda mais especial!

Leia também:
Entenda por que os gatos comem grama
Comedouro lento para gatos: conheça 5 motivos para usar
Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos
Gatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro lambendo sua tutora

Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!

Como prevenir problemas no trato urinário de cães e gatos?

Como prevenir problemas no trato urinário dos pets?