Comedouro lento para gatos: conheça 5 motivos para usar

O comedouro lento, também conhecido como comedouro interativo, promove diversos benefícios à rotina alimentar dos gatos. Venha conferir!

O seu gato costuma comer rápido demais, ou então, perde facilmente o interesse pelo seu alimento? Esses comportamentos, apesar de comuns, podem ser prejudiciais à saúde do seu pet.

As duas situações acontecem porque a busca por alimento faz parte do instinto dos gatos. E como eles não precisam mais caçar a comida, acabam acumulando energia, resultando na rápida ingestão do alimento ou na perda do interesse por ele.

Mas, não se preocupe! A solução para esses dois comportamentos pode estar no comedouro lento – também conhecido como comedouro interativo.

Como o comedouro lento funciona?

Gato comendo sachê no comedouro lento
Comedouro lento Lambe Lambe da Petiko

Apesar de serem domesticados há milhares de anos, os gatos ainda são influenciados pelo instinto de seus ancestrais, que viviam na natureza.

Isso significa que, o hábito de comer no mesmo comedouro, sem precisar fazer nenhum esforço, pode causar tédio e, até mesmo, ansiedade nos bichanos – afinal, seus ancestrais gastavam energia física e cognitiva para caçar o alimento.

Portanto, para estimular o gasto de energia do seu gato durante a alimentação, é recomendado utilizar o comedouro lento sempre que possível!

Existem diversos tipos, formatos e cores de comedouros lentos. Eles se assemelham aos comedouros comuns, mas contam com “obstáculos” no centro, que desafiam os pets a conseguirem seu alimento.

Mas não se preocupe! A tarefa não se torna impossível por conta do comedouro lento, apenas mais desafiadora – e, consequentemente, mais interessante e divertida.

Para alimentar seu pet em um comedouro lento, basta colocar a comida (seja ração, sachê ou alimento natural) como de costume na tigela. Ela ficará exposta entre os obstáculos, pronta para receber seu gato!

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como o comedouro lento funciona, chegou a hora de conhecer os benefícios que ele proporciona!

Benefícios do comedouro lento para seu gato

Gato comendo sachê no comedouro lento
Comedouro lento Lambe Lambe da Petiko

O comedouro lento garante benefícios de curto, médio e longo prazo – e os tutores podem perceber as mudanças positivas no comportamento dos seus gatos ao longo do tempo. 

1 – Promove mais saúde e bem-estar

Quando um gato come muito rápido, devido à ansiedade, é comum acontecer engasgos, vômitos, má digestão, torção gástrica e até asfixia.

Isso mostra que um comportamento corriqueiro pode causar inúmeros problemas. Mas a solução é mais fácil do que parece!

Ao oferecer o alimento em um comedouro lento, o pet não vai conseguir devorar tudo em pouco tempo. Pelo contrário, ele realmente irá desfrutar daquele momento, comendo com mais calma enquanto ele encontra maneiras para tirar o alimento daquelas barreiras.

2 – Contribui com o enriquecimento ambiental

Para quem não está familiarizado com o termo, enriquecimento ambiental significa tornar o ambiente em que o pet vive mais divertido, desafiador e benéfico para ele.

Esse conjunto de práticas estimula o pet, resgatando seus instintos de maneira saudável, para que ele tenha mais qualidade de vida.

E onde entra o comedouro lento no enriquecimento ambiental? Nós te explicamos!

Ao criar ambientes dinâmicos e interativos, é preciso oferecer desafios físicos e mentais semelhantes aos que os gatos encontrariam na natureza.

Além de brinquedos, esses desafios podem ser voltados à alimentação – oferecendo um comedouro com diferentes estímulos, você incentiva o gasto de energia, resgata os instintos e diverte seu pet enquanto ele se alimenta.

Assim, o uso de comedouros lentos trabalha a parte cognitiva de cães e gatos, estimulando o aprendizado e o raciocínio. Incrível, né?

3 – Reduz o tédio, o estresse e ansiedade

Ao precisar usar as habilidades físicas e cognitivas para conseguir o alimento, os gatos se divertem enquanto gastam energia durante essa atividade.

O uso do comedouro lento, em conjunto com uma rotina de brincadeiras, ajuda a evitar o tédio – resultando na diminuição do estresse, da ansiedade e de problemas comportamentais.

4 – Aumenta o interesse do pet pelo alimento

Muitos pets acabam perdendo o interesse e o prazer por sua comida por ela estar muito disponível. Como falamos anteriormente, isso está diretamente ligado ao instinto de caça.

Mas, como os gatos não precisam mais caçar seu próprio alimento, a melhor forma de estimular o interesse deles pela comida é proporcionando desafios.

O comedouro lento desempenha muito bem esse papel! Além disso, existem comedouros com diferentes níveis de dificuldade, de acordo com as características de cada pet.

5 – Ajuda a evitar a obesidade

Além de comprometer a qualidade de vida dos gatos, a obesidade pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de outras doenças.

Dessa forma, o comedouro lento ajuda a combater e a evitar a obesidade porque, ao comer devagar, o cérebro do pet estimula a saciedade – assim como acontece com os humanos!

Lambe Lambe, o comedouro lento da Petiko

Comedouro lento Lambe Lambe da Petiko
Comedouro lento Lambe Lambe da Petiko

Diferente de outros modelos de comedouros interativos, o Lambe Lambe possui um formato de tapete, com suaves tipos de texturas para os gatos lamberem, sem que machuquem suas línguas.

Logo, essas texturas funcionam como obstáculos, que promovem enriquecimento alimentar, sensorial e cognitivo, pois desafia os pets a conseguirem suas comidas de maneira divertida.

Laboratório de Inovação da Petiko idealizou esse comedouro lento que, através de ventosas, pode ser fixado em diversas superfícies, como pisos e azulejos. Tudo isso para estimular o enriquecimento ambiental, tornando o ambiente em que o pet vive ainda mais divertido e interessante.

Para conhecer todos os benefícios do comedouro interativo Lambe Lambe, clique aqui.

Receitas para oferecer aos gatos no Lambe Lambe

O comedouro interativo Lambe Lambe proporciona experiências inéditas aos pets ao utilizarmos alimentos úmidos, semiúmidos e pastosos. Por isso, preparamos algumas dicas de receitas que vão surpreender os gatos. Confira!

Receita 1

Ingredientes:

  • Frango/carne moída (pedaços bem pequenos);
  • 1 xícara de abóbora cabotiá.

Modo de preparo:
Cozinhe a abóbora sem sal. Logo depois, triture em um mixer ou liquidificador a fim de obter um purê. Dê uma leve refogada na proteína (sem usar alho ou cebola), podendo deixar ainda um pouco crua por dentro (o sistema digestivo carnívoro do gato as utiliza melhor se estiverem mal passadas). 

Enfim, coloque o purê com a carne por cima sobre o comedouro interativo Lambe Lambe e ofereça ao seu bichano.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 maçã sem casca e sem sementes (elas podem ser tóxicas para os pets);
  • 1 iogurte natural (sem aroma e sem açúcar).

Modo de preparo:
Em um mixer ou liquidificador, bata os pedacinhos de maçã e o iogurte natural. Por fim, coloque essa mistura sobre o comedouro interativo Lambe Lambe e ofereça ao seu bichano.

Por fim, se o seu gato costuma comer rápido demais ou, até mesmo, não se interessa muito pelo seu alimento, este pode ser o momento de presenteá-lo com um comedouro lento – temos certeza de que os momentos das refeições serão deliciosamente divertidos!

Leia também:
Entenda a importância dos arranhadores para gatos
Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos
Brinquedos para cães e gatos: as 6 principais regras
Entenda por que os gatos comem grama

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Comedouro elevado faz bem para meu pet?

Comedouro elevado faz bem para o meu pet?

Cachorro mordendo tênis

Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas