Entenda por que os gatos comem grama

in , ,

Você já viu o seu gato comendo grama? Antes de se preocupar, venha entender os benefícios e os motivos desse hábito.

Além de ração e petiscos, a maioria dos gatos gosta de ingerir grama em sua rotina. Muitos tutores já devem ter se deparado com essa atividade e se questionaram porque isso acontece – será um sinal de que o pet está com algum problema de saúde?

Para tranquilizar os tutores que se preocupam com a saúde e com o bem-estar dos seus bichanos, explicamos os motivos desse comportamento no conteúdo a seguir.

Afinal, por que os gatos comem grama?

Entenda por que os gatos comem grama
Foto: Canva

A grande verdade é que não existe apenas uma resposta para essa pergunta. Mas, segundo alguns estudos, é possível entender que o hábito de comer grama é muito comum, e pode estar ligado com os instintos naturais, segundo uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina Veterinária UC Davis, da Califórnia (EUA).

Entre os motivos mais comuns para gatos comerem grama, podemos destacar:

  • Melhora na digestão: quando o pet sente algum tipo de mal-estar, como enjoo, é comum que ele ingira grama para adiantar esse processo digestivo e eliminar o desconforto;

  • Ingestão de fibras: como a grama é rica em fibras, ela acelera a atividade no intestino e o gato pode expelir com mais rapidez aquele alimento que não caiu muito bem;

  • Gostam do sabor: sim, é isso mesmo o que você leu – muitos gatos apreciam o gostinho da grama, e a comem por prazer, como um snack natural.

Quando devemos nos preocupar com esse comportamento?

Entenda por que os gatos comem grama
Foto: Canva

O hábito de comer grama, por si só, não é nada preocupante. Mas, é preciso se atentar ao comportamento do seu gato. Caso a ingestão de grama seja acompanhada de alguns dos sintomas a seguir, procure um Médico Veterinário:

  • Vômitos recorrentes;
  • Apatia;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite.

Algumas alterações gastrointestinais – como verminose, má nutrição e a presença de corpos estranhos – podem causar os sintomas citados e despertar a vontade do pet de ingerir grama. Portanto, é preciso se atentar a qualquer mudança no comportamento do seu gatinho.

Comer grama pode fazer mal ao pet?

Existe apenas um perigo na ingestão de grama: dependendo da área explorada, a grama pode estar contaminada por vírus, ovos de parasitas e larvas.

Mas essa situação pode ser facilmente evitada, quando o pet come apenas a grama de ambientes conhecidos.

No SHOP.Petiko, existe a opção da Digestive Grass para gatos: uma graminha composta por sementes selecionadas, sem qualquer tipo de agrotóxico ou contaminação.

Digestive Grass - Grama para Gatos (disponível no SHOP.Petiko)
Digestive Grass – Disponível no SHOP.Petiko

Você pode encontrá-la clicando aqui, para garantir o bem-estar que seu bichano merece. Essa é uma excelente alternativa devido ao controle de produção. Por ser uma graminha plantada em casa, os riscos da presença de sujeiras, bactérias ou outros fatores nocivos à saúde dos pets diminuem.

Agora você sabe que o hábito de consumir grama não é prejudicial à saúde dos pets, pelo contrário, pode oferecer diversos benefícios ao bem-estar deles. Mas, lembre-se de que é preciso se atentar ao comportamento do peludo como um todo, combinado?

Leia também:
Melhor Patê Ever: conheça os benefícios para os gatos
Os pets precisam tomar sol? Descubra agora
A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos
Entenda a importância dos arranhadores para gatos

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Os pets precisam tomar sol? Descubra agora.

Os pets precisam tomar sol? Descubra agora!

Cachorro gosta de receber carinho? Descubra agora!

Cachorro gosta de receber carinho? Descubra agora!