Os pets precisam tomar sol? Descubra agora!

in , ,

Será que a vitamina D também promove benefícios aos pets, da mesma forma que promove aos humanos? Venha descobrir!

Você já percebeu que os pets amam se deitar ao sol e ficar ali por horas, relaxando? Saiba que esse comportamento faz parte do instinto natural tanto dos cães quanto dos gatos.

Mesmo sendo um comportamento comum, alguns tutores têm dúvidas sobre os benefícios desse hábito e se questionam se existem cuidados a serem tomados para garantir a saúde de seus pets.

Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos um conteúdo especial para você, tutor, que se preocupa com o bem-estar do seu pet. Continue a leitura e entenda!

Benefícios do sol aos pets

Os pets precisam tomar sol? Descubra agora.
Foto: Canva

Seu pet costuma procurar ambientes, como jardim, quintal ou sacada, para tomar banho de sol? Saiba que esse hábito, desde que em horários adequados, é extremamente benéfico à saúde dos peludos. Confira a seguir:

  • Absorção de vitamina D:
    Assim como os humanos, os pets sabem, instintivamente, que o sol proporciona benefícios como a vitamina D, que é responsável pelo controle do fósforo e do cálcio e, consequentemente, ajuda a evitar problemas ósseos como artrose e osteoporose.

  • Liberação de serotonina:
    Em apenas alguns minutos, o sol ajuda a liberar esse neurotransmissor sintetizado pelo sistema nervoso central que promove sensação de bem-estar – o que diminui a ansiedade e a depressão.

    Além disso, a melatonina (hormônio derivado da serotonina) também é estimulada pelo sol, o que ajuda a melhorar a qualidade do sono.

  • Redução de dores musculares e articulares:
    A luz do sol é uma grande aliada dos pets que sofrem de dores nos músculos e articulações, que costumam piorar nos dias frios.

    Isso acontece porque, com as temperaturas mais baixas, os músculos se contraem e acabam sobrecarregando as articulações.

  • Auxílio na redução de ácaros:
    Sabe quando alguém diz para deixar os lençóis no sol para eliminar os ácaros? Pois é, de fato, esses parasitas não gostam de receber a luz do sol.

    Dessa forma, o banho de sol é uma excelente ajuda para combater os ácaros que causam problemas de pele, como a sarna.

    Mas é importante saber que, para manter os pets realmente protegidos, é essencial o tratamento regular com medicamentos antiparasitários, além de manter uma rotina de cuidados com a higiene dos peludos e dos ambientes em que eles vivem. 

Banhos de sol precisam de cuidados especiais

Os pets precisam tomar sol? Descubra agora.
Foto: Canva

Assim como nós, os pets se beneficiam com os banhos de sol, mas também podem sofrer com o excesso deles. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para que os cães e os gatos não sofram queimaduras ou, até mesmo, desenvolvam câncer de pele.

  • Evite deixar seu pet exposto ao sol nos horários mais quentes do dia – entre 10h e 16h o sol, geralmente, está muito forte. Sendo assim, nem mesmo os passeios são aconselháveis nesses períodos;

  • O uso de protetor solar também é importante para os pets, principalmente, nas regiões com menos pelos como orelhas, barriga e focinho;

  • É válido controlar o tempo dos banhos de sol – longos períodos de exposição solar, em dias muito quentes, podem desencadear hipertermia (aumento da temperatura corporal), o que pode colocar a vida dos pets em risco. Portanto, é fundamental regular o tempo dos banhos de sol, principalmente, no verão.

Agora que você já conhece os benefícios dos banhos de sol e os cuidados que são necessários nesses momentos, que tal aproveitar para fazer companhia ao seu pet e garantir mais qualidade de vida para você também? 

Leia também:
A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos
5 dicas para ajudar seu gato a se refrescar no verão
Novidade: Hidrata Patinhas da Petiko
Conheça as principais vacinas para cães e gatos

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Estresse em pets: saiba como identificar

Estresse em pets: saiba como identificar

Entenda por que os gatos comem grama

Entenda por que os gatos comem grama