A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos

in ,

Os benefícios de uma rotina de escovação vão muito além da estética, pois garante mais bem-estar e saúde aos pets.

Para garantir qualidade de vida aos pets, existem diversos cuidados diários que promovem bem-estar, saúde e felicidade. E um desses cuidados é a rotina de escovação dos pelos.

Apesar de ser uma tarefa simples, nem todos os tutores têm o hábito de escovar os pelos dos seus pets regularmente e isso pode causar inúmeros problemas de saúde – sim, é isso mesmo que você leu!

A seguir, você vai entender os principais motivos de estabelecer uma rotina de escovação para seu cachorro ou gato, além de conhecer produtos que vão te ajudar a garantir o bem-estar do seu pet. Confira!

Benefícios de escovar os pelos de cães e gatos

Entenda a importância de escovar os pelos de cachorros e gatos
Foto: Canva

Escovar os pelos dos pets não se trata apenas de estética, e sim, de saúde e bem-estar. Conheça os principais benefícios desse hábito a seguir:

Evita nós, dores e desconfortos


Você sabia que os nós podem gerar grandes incômodos nos pets? Além disso, existe a possibilidade de, ao se coçarem, engancharem suas unhas nos nós, o que pode causar dor e machucados.

Escovar os pelos de cães e gatos regularmente ajuda a evitar e a reduzir a quantidade de nós, diminuindo os riscos de acidentes.

Remove pelos soltos e mortos

Sabe quando sua casa está tão cheia de pelos que parece um faroeste, com “fenos” rolando pelo ambiente? Isso pode ser facilmente evitado ao escovar os pelos dos pets regularmente.

Ao escovar os pelos de cachorros e gatos com frequência, é possível eliminar os pelos mortos antes que eles caiam pela casa, roupas e móveis.

A rotina de escovação também ajuda a evitar a coceira e o incômodo causados pelo acúmulo de sujeira que se faz presente nesses pelos mortos, além de evitar o excesso de calor nos pets, principalmente nos dias mais quentes.

Estimula a hidratação da pele e dos pelos

A rotina de escovação ajuda a estimular os folículos da pele, liberando óleos hidratantes que deixam a pele e os pelos mais hidratados, brilhantes e macios.

Possibilita que o tutor perceba algo incomum no pet

Escovar os pelos de cães e gatos com calma e atenção pode ajudar a perceber algo incomum na pele do pet – como pulgas, carrapatos, inchaços ou caroços que mostram que algo não está certo.

Fortalece a amizade e estimula a interação entre o pet e seu tutor

Esse momento pode ser extremamente benéfico para a relação entre o pet e seu tutor, afinal, o ato de escovar os pelos é relaxante e fortalece os laços entre os dois.

Com o tempo, o pet verá esse momento como um ato de carinho e irá adorar a hora da escovação.

Ajuda a evitar bolas de pelos

Os gatos são animais muito higiênicos, que passam horas se lambendo. São nesses momentos que eles costumam ingerir seus pelos que, em grande quantidade, podem formar bolas de pelos no estômago, causando vômitos e até obstrução do trato digestivo.

Ao escovar os pelos dos felinos diariamente, é possível eliminar os pelos mortos que seriam engolidos, ajudando a garantir mais saúde e bem-estar.

Dicas para escovar os pelos do seu pet

Entenda a importância de escovar os pelos de cachorros e gatos
Foto: Canva

Cada pet possui um tipo diferente de pelagem, portanto, as necessidades relacionadas à frequência de escovação e acessório a ser utilizado variam.

Além disso, existem alguns pets que não gostam de serem escovados, então, é preciso ter alguns cuidados com esse momento para não estressá-los. Confira a seguir:

1 – Descubra o tipo de pelo do seu pet

Existem diferentes tipos de pelagens, como: curta, média, longa, lisa, encaracolada… Cada pelo precisa de cuidados especiais que garantem a higiene correta e a saúde do pet.

2 – Defina a rotina ideal

Os pets de pelos longos precisam ser escovados com maior frequência daqueles com pelos curtos, bem como os animais de pelos encaracolados devem ser escovados com atenção devido aos nós que podem aparecer.

Pets de pelo curto:
a frequência de escovação para os cães de pelo curto varia de 2 a 3 vezes por semana, dependendo da quantidade de pelo que o pet costuma perder.

Pets de pelo médio:
esse tipo de pelagem precisa de uma frequência um pouco maior do que a pelagem curta. Sendo assim, é indicado que esses pets sejam escovados, no mínimo, 4 vezes por semana.

Pets de pelo longo: a recomendação para os pets de pelo longo é que a escovação seja feita todos os dias para evitar a formação de nós e emaranhados.

3 – Escolha a melhor escova para seu pet

Assim como a frequência é definida pelo tipo de pelagem dos pets, os acessórios utilizados para esse momento também são. Cada tipo de pelo se adapta melhor com uma escova específica, que vamos listar a seguir.

Pets de pelo curto: as escovas de cerdas de borracha ou de plástico são as mais indicadas para a escovação de pets com pelos curtos. Além disso, as luvas removedoras de pelos também são bem-vindas nesses momentos.

Pets de pelo médio:
apesar de serem coringas e se darem bem com diversos tipos de pelos, as rasqueadeiras são ideais para a escovação dos pets de pelos médios.

Pets de pelos longos: esse tipo de pelagem requer ainda mais cuidado e atenção, portanto, as escovas com cerdas de metal (sem bolinhas nas pontas) são as mais indicadas para a escovação dos pets de pelos longos que, facilmente, criam nós.

4 – Entenda a melhor maneira de escovar

Ao escovar seu pet, comece sempre na direção do crescimento dos pelos, e depois na direção contrária. Não se esqueça de dar uma atenção especial em regiões como atrás das orelhas, rabo, pernas e axilas, onde costumam formar mais nós e emaranhados.

Se o seu pet se sente incomodado ao ser escovado, comece a ganhar a confiança dele aos poucos. Ofereça a escova para ele cheirar e entender que aquele acessório não irá machucar eles, sempre com calma e paciência. Também é uma boa ideia dar petiscos para que ele entenda aquele momento como algo benéfico para ele.

Aos poucos, ele irá perceber que aquele momento pode ser prazeroso e relaxante, e começará a ficar mais tranquilo na hora da escovação.

5 – Produtos que contribuem com a saúde dos pelos

Existem diversos produtos que ajudam a garantir a saúde, o bem-estar e a beleza da pele e dos pelos. Confira a seguir:

  • Escovas

Após descobrir qual é o tipo de escova ideal para o seu pet, conheça alguns dos produtos que podem te ajudar no dia a dia:

Luva Clean Glove – Bom Amigo: com essa luva, fica muito mais fácil remover os pelos soltos/mortos do seu cachorro ou gato. Basta vestir a luva e acariciar suavemente o seu pet para eliminar todo o excesso.

Luva Bom Amigo - SHOP.Petiko
Luva Bom Amigo Clean Glove – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

Escova Duo Black: essa escova oferece duas funções em um só produto: de um lado, uma escova com cerdas macias e, do outro, uma escova rasqueadeira com cerdas firmes de arame de aço, ideal para remover nós, emaranhados e pelos mortos do seu pet.

Escova Duo Black - SHOP.Petiko
Escova Duo Black – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

  • Petiscos

Sim, os petiscos também são grandes aliados do bem-estar da pele e dos pelos dos pets.

Snacks Hana Healthy Life – Hairball Control: fonte rica em fibras que auxilia no equilíbrio digestivo, garantindo o aumento do Trânsito Gastrointestinal (maior motilidade intestinal).

Essas funções ajudam a diminuir a formação de bolas de pelos, resultando em mais bem-estar ao seu bichano.

Snacks Hana Healthy Life - Hairball Control - SHOP.Petiko
Snacks Hana Healthy Life – Hairball Control – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

Snacks Hana Healthy Life – Skin Care: oferece maior controle na prevenção de inflamações da pele, proporcionando pelos bonitos, sedosos e brilhantes ao seu bichano.

Snacks Hana Healthy Life - Skin Care - SHOP.Petiko
Snacks Hana Healthy Life – Skin Care – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

  • Shampoo, condicionador e banho à seco

Para deixar os pelos limpos, hidratados e cheirosos, é importante se atentar aos produtos usados durante os banhos do seu pet:

Banho a Seco Gel Higienizador – Petiko: ideal para limpezas mais rápidas (em dias frios ou em momentos em que seu pet não possa tomar banho), este produto garante um cheirinho agradável e uma sensação de frescor e bem-estar, sem utilizar água.

Skip to the beginning of the images gallery Banho a Seco Gel Higienizador - Petiko
Banho a Seco Gel Higienizador – Petiko – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

Shampoo e Condicionador Pet Clean – Neutro: sua fórmula neutra foi desenvolvida com óleo de amêndoas, que facilita na hora da escovação, além de proporcionar mais brilho e maciez após a secagem.

Shampoo e Condicionador Pet Clean - Neutro - SHOP.Petiko
Shampoo e Condicionador Pet Clean – Neutro – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

Shampoo e Condicionador Pet Clean – Pelos Escuros: sua fórmula foi desenvolvida à base de extrato de nogueira, que tem a função de revigorar a cor escura dos pelos de maneira natural, sem causar danos à saúde do pet.

Skip to the beginning of the images gallery Shampoo e Condicionador Pet Clean - Pelos Escuros - SHOP.Petiko
Shampoo e Condicionador Pet Clean – Pelos Escuros – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

  • Pós-banho

Depois de um banho relaxante, nada melhor do que finalizar esse momento com alguns produtos que ajudam na manutenção dos pelos e da pele:

Perfume Quero Carinho – Petiko: a Petiko desenvolveu o Perfume Quero Carinho com uma fórmula especial, ideal para os pets – não causa alergias, até mesmo nas peles mais sensíveis, além de não afetar o olfato dos cães e dos gatos.

Skip to the beginning of the images gallery Perfume Quero Carinho - Petiko
Perfume Quero Carinho – Petiko – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

Fixador com Brilho Pinky Look docg.: o fixador com brilho Bluish Look finaliza o momento de beleza do seu melhor amigo, proporcionando pelos ainda mais brilhantes.

Fixador com Brilho Pinky Look docg. - SHOP.Petiko
Fixador com Brilho Pinky Look docg. – disponível no SHOP.Petiko

Conferir no SHOP.Petiko

Agora que você conhece todas essas dicas, que tal começar uma rotina de escovação e manutenção dos pelos do seu pet ainda hoje?

Leia também:
Novidade: Lenços Umedecidos para Gatos da Petiko
Tapetikos: conheça os benefícios desse tapete higiênico
Novidade: Limpa Patinhas da Petiko
Novidade: Hidrata Patinhas da Petiko

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Entenda a importância dos arranhadores para gatos

Entenda a importância dos arranhadores para gatos

Melhor Patê Ever: conheça os benefícios para os gatos

Melhor Patê Ever: conheça os benefícios para os gatos