Entenda a importância dos arranhadores para gatos

Seu gato costuma afiar as unhas onde não deve? Os arranhadores podem ser ótimas soluções para esse problema. Conheça os benefícios desse brinquedo, no conteúdo a seguir!

Os tutores de gatos sabem que os felinos têm a necessidade de afiar as unhas constantemente. E, quando não há arranhadores por perto, essa atividade acaba sendo direcionada para tapetes, sofás, cortinas, etc.

Mas, diferente do que algumas pessoas podem pensar, este não é um mau comportamento. Apenas um instinto natural que é preciso ser compreendido e redirecionado para um local que não seja os móveis da casa.

Para descobrir como os arranhadores podem estimular o hábito de afiar as unhas de maneira saudável, continue a leitura.

Afinal, por que os gatos afiam as unhas?

Afiar as unhas é um comportamento que faz parte do dia a dia dos felinos. Isso faz parte da essência e do instinto deles.

O ato de afiar as unhas tem diferentes funções e propósitos que contribuem com o bem-estar do bichano. Olha só:

  • Limpeza e higiene: quando existem pedaços que estão soltos, lascados ou velhos, os gatinhos afiam as unhas para retirá-los e aliviar o incômodo. Esse desconforto não acomete os cães porque suas unhas estão sempre expostas, diferente dos gatos que costumam retraí-las;

  • Demarcação de território: muitos tutores não sabem, mas essa é uma das maneiras dos bichanos deixarem seus cheiros em ambientes ou objetos.
    Isso significa que, mesmo que não existam outros gatos por perto, o instinto territorialista faz com que o felino afie as unhas para sinalizar que aquele território pertence a ele;

  • Alongamento e relaxamento: é fácil perceber que, ao afiar suas unhas, os gatinhos se esticam. Essa atividade ajuda a alongar o corpo, proporcionando relaxamento e alívio de tensão. 

Mesmo que seja um hábito natural para os gatos, afiar as unhas pode resultar em móveis repletos de arranhões. Mas isso acontece somente quando não há soluções que atendam essa necessidade dos bichanos.

Para isso servem os arranhadores! Eles são próprios para que os gatos afiem as unhas e ajudam a impedir que o restante da casa seja alvo de unhas afiadas.

Os benefícios de ter arranhadores em casa

Além dos brinquedos e acessórios amados pelos gatos (como as tocas, as varinhas e as prateleiras), os arranhadores têm um papel muito importante no desenvolvimento e bem-estar dos bichanos.

Afinal, muitos gatos arranham os móveis da casa porque, simplesmente, não têm outra opção para exercerem suas necessidades instintivas que, na natureza, são supridas arranhando árvores e o solo, por exemplo.

Colocando esse cenário em perspectiva, é fácil perceber que ter um arranhador em casa garante inúmeros benefícios aos bichanos (e aos tutores), como:

  • Combinação entre bem-estar e diversão: além de ajudar o gato a suprir seus instintos naturais, o arranhador garante muitas brincadeiras (principalmente quando oferece estímulos sensoriais, visuais e auditivos);

  • Ajuda a manter o gatinho saudável e feliz: ao afiar as unhas em um local apropriado, o bichano alivia as tensões causadas pelo crescimento das unhas e tem o seu bem-estar garantido;

  • Os móveis da casa ficam intactos: ao ter uma opção muito mais atrativa que sofás, tapetes e cortinas, por exemplo, o gatinho deixará a mobília em paz (para a felicidade do tutor).

Existem arranhadores de diversos modelos, tamanhos e formatos (sem contar os diferentes estímulos que podem acompanhar este item, como bolinhas com guizos e catnip) Tudo isso para garantir que a experiência do gato seja a melhor possível.

Não é à toa que os arranhadores da Petiko são os favoritos dos bichanos.

Arranhadores para gatos da Petiko

Cada item desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Petiko é cuidadosamente pensado para oferecer bem-estar e felicidade aos pets e superar as expectativas dos tutores. E com os arranhadores isso não é diferente!Os arranhadores da Petiko são desenvolvidos com diferentes estímulos para garantir que os gatinhos não enjoem dos brinquedos, além de promover Enriquecimento Ambiental aos bichanos através de formatos exclusivos e propostas divertidas.

Confira a seguir alguns dos arranhadores da Petiko mais amados pelos bichanos:

Gatoranha

Arranhador Gatoranha para gatos - Petiko
Arranhador Gatoranha da edição “Petiko Travessuras” do BOX.Petiko

Este arranhador assustadoramente fofo é feito com papelão, o material favorito dos gatos, com textura ondulada e um dispenser para aumentar a interatividade (podendo ser usado para colocar petiscos ou brinquedinhos).

E tudo fica ainda melhor com as diversas patinhas de aranha, feitas com pelúcia, penduradas ao redor do arranhador.

Teclado:

Arranhador Teclado para gatos - Petiko
Arranhador Teclado da edição “Rock in Petiko” do BOX.Petiko

Seu formato dá a impressão de que o bichano, ao afiar as unhas, está realmente tocando o instrumento (garantindo diversão para ele e para o tutor que observa toda essa atividade).

Além disso, ele é feito de papelão e possui um formato ideal para ficar em posição horizontal.

Lua

Arranhador Lua para gatos - Petiko
Arranhador Lua da edição “Susto Petiko” do BOX.Petiko

um arranhador com formato exclusivo, que permite o uso dos dois lados do brinquedo (assim, é possível estender a diversão dos bichanos por mais tempo).

Este brinquedo feito de papelão é ideal para que os gatinhos afiem as unhas e, até mesmo, deitem em cima para relaxar.

Pneu

Arranhador Pneu para gatos - Petiko
Arranhador Pneu da edição “Susto Petiko” do BOX.Petiko

Além de satisfazer a necessidade de afiar as unhas, esse arranhador conta com estímulos especiais: aberturas e uma bolinha com guizo, que se movimenta pra lá e pra cá, despertando o instinto de caça.



O brinquedo também é feito de papelão, para tornar a experiência ainda mais atrativa e agradável aos gatinhos.

Como ensinar seu gato a usar o arranhador

Nem sempre os gatos se interessam por novos brinquedos e acessórios logo no primeiro momento. Mas não se preocupe! Existem algumas técnicas que incentivam o uso dos arranhadores. Confira:

  • Coloque o arranhador próximo ao lugar em que seu bichano costuma arranhar, como o sofá;
  • Incentive seu gato a conhecer o arranhador oferecendo petiscos e fazendo brincadeiras perto do local onde está o novo brinquedo;
  • Deixe o arranhador com o cheiro do seu gatinho, colocando um cobertor ou brinquedos por perto do objeto;
  • Sempre que seu gato afiar as unhas em um lugar inadequado, leve-o até o arranhador para que ele entenda que deve continuar a atividade naquele local.

O seu gatinho tem o costume de arranhar os lugares errados? Que tal presenteá-lo com um arranhador superdivertido? Acesse o site do SHOP.Petiko e confira os modelos de arranhadores disponíveis!

Leia também:
Conheça o Real Motivo dos Gatos “Amassarem Pãozinho”
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
Novidade: Lenços Umedecidos para Gatos da Petiko
Aprenda a Evitar que o Cachorro Coma a Ração do Gato

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Petiko em Ação: conheça nosso novo projeto

Petiko em Ação: conheça nosso novo projeto

Entenda a importância de escovar os pelos de cachorros e gatos

A importância de escovar os pelos de cachorros e gatos