3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida

in , ,

Gatos podem ter hábitos que deixam seus tutores curiosos. Enterrar a comida é um deles! Entenda os motivos que causam esse comportamento no conteúdo a seguir.

Você serviu uma deliciosa refeição para seu gato e, após ele comer, começou a cavar ao lado do comedouro, como se quisesse enterrar o resto de alimento. Essa situação parece familiar para você?

Saiba que você não está sozinho. Vários tutores de gatos ficam curiosos para entender alguns hábitos dos bichanos e, um deles, é o comportamento de “enterrar” a comida.

Mesmo não vivendo na natureza, os gatos herdaram comportamentos típicos de seus ancestrais, totalmente ligados aos instintos – como o ato de “amassar pãozinho” e “enterrar” sua comida. Para te ajudar a entender melhor seu gatinho, a seguir explicamos os motivos que o leva a “enterrar” sua comida. Confira!

1 – Eliminar rastros

Esse é um dos principais motivos que levam os gatos a enterrarem seus alimentos. Se eles vivessem na selva, como seus ancestrais e parentes, morariam em tocas e, apesar de serem predadores, uma hora ou outra poderiam se tornar presas de outros animais.

Então, para manter sua toca segura, eles enterrariam a comida para neutralizar o odor e evitar que outros animais se sentissem atraídos pelo cheiro e fossem até lá. Basicamente, um instinto de sobrevivência para esconder seus rastros.

Mesmo não morando na selva, esse instinto prevalece em alguns momentos e, por isso, “enterram” o comedouro, mesmo que não haja terra ou folhas ali. 

2 – Neutralizar cheiros desagradáveis

Esse motivo não é tão comum, mas pode acontecer quando existe um odor perto da comida do seu gatinho.

Se o tutor usou algum produto de limpeza perto do local onde fica o comedouro, pode ser que o bichano se incomode com aquele cheiro e tente eliminá-lo cavando por ali.

3 – Demonstrar que não gosta da comida ou local onde está o comedouro

Outro motivo não tão recorrente, mas que pode vir a ocorrer quando o gatinho não está satisfeito com a comida que está sendo oferecida, ou então, onde o comedouro está localizado.

Isso costuma acontecer quando existe uma mudança de ração ou quando o comedouro muda de lugar e o gato está tentando dizer ao seu tutor que não está feliz com essas alterações. 

Como você pôde ver, o principal motivo que leva os gatinhos a enterrarem suas comidas é puramente instintivo e não há nenhum problema nisso.

Já os outros motivos, não tão recorrentes, podem ser facilmente solucionados. Basta prestar a atenção no comportamento do seu bichano para identificar qual a causa desse hábito inusitado – instintivo ou devido ao incômodo causado por outro cheiro ou algumas mudanças. 

Seu gato tem o costume de enterrar a comida? Conte pra gente nos comentários!


Leia também:
British Shorthair: saiba tudo sobre essa raça de gato
Aprenda a Evitar que o Cachorro Coma a Ração do Gato
7 Cuidados Essenciais com Gatos Idosos
Obesidade x saúde do seu pet: entenda sobre o assunto

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro dormindo em caminha confortável

Humanização de pets: certo ou errado?

Cachorro Beagle dormindo

Cistite em cães: uma inimiga silenciosa