7 Cuidados Essenciais com Gatos Idosos

in

Em cada fase da vida os gatos precisam de cuidados específicos. E isso não é diferente quando os bichanos se tornam idosos. Neste artigo, confira os cuidados essenciais para proporcionar qualidade de vida a um gatinho idoso.

Da mesma forma que a terceira idade chega para os humanos e para outros animais, os gatos também ficam idosos e precisam de cuidados específicos.

Ao atingir uma idade avançada, o corpo e o organismo dos felinos ficam mais frágeis e precisam de atenção redobrada.

O ciclo de vida do gato pode ser dividido em 5 fases:

  • Gatos filhotes – entre 0 a 11 meses;
  • Gatos adultos – entre 1 a 6 anos;
  • Gatos maduros – entre 7 a 10 anos;
  • Gatos idosos – entre 11 a 14 anos;
  • Gatos geriátricos – após os 15 anos.

Conforme seu gato envelhece, é preciso promover algumas mudanças nos hábitos e nos cuidados. E, para garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo felino, preparamos 7 dicas que fazem toda a diferença.

Continue a leitura e confira:

1 – Respeite as mudanças de comportamento do seu gato

Foto: Canva

Após seu gato se tornar idoso, é provável que você perceba que ele já não será mais tão ativo quanto antes.

Assim como os humanos na terceira idade, os bichanos quando envelhecem ficam mais cansados (afinal, com certeza eles aproveitaram muito sua fase jovem para se divertir). Sendo assim, é possível que seu gato prefira dormir boa parte do tempo e não brinque tanto quanto antes.

Por isso, é preciso entender essa mudança de forma positiva, respeitando a nova rotina de seu gatinho – ele continuará sendo seu melhor amigo, apenas um pouco mais sossegado.

Mas se atente: qualquer mudança comportamental que pareça ser negativa ao bem-estar do gato, é preciso leva-lo a um Médico Veterinário para garantir a saúde do bichano.

2 – Adeque a alimentação do gato idoso

Foto: Canva

Grande parte do cuidado com gatos idosos depende da alimentação. Afinal, ao longo dos anos a digestão passa a ficar mais lenta e o organismo do gato precisa de mais nutrientes.

A mudança para ração sênior é recomendada por conter muitos dos nutrientes necessários para o bem-estar do bichano. Além disso, os grãos costumam ser mais macios, saborosos e aerados para facilitar a mastigação de gatos velhinhos.

Rações úmidas também podem ser uma ótima opção. É comum que os gatos não bebam a quantidade ideal de água, por isso incluir a ração úmida na rotina ajuda na hidratação e diminui os riscos de problemas renais.

Também é preciso estar de olho na quantidade e na qualidade de alimento consumida pelo gato.  Devido à redução de atividade física e ao desaceleramento do metabolismo, a obesidade é um dos grandes problemas que costumam aparecer nesta fase, oferecendo inúmeros riscos à saúde.

Apesar dessas orientações, é fundamental consultar um Médico Veterinário. Somente este profissional pode escolher a melhor dieta para o seu bichano.

3 – Adapte sua casa (esse cuidado pode fazer toda a diferença):

Foto: Canva

Ao envelhecer, algumas áreas da vida de um gato são afetadas – como a cognição, a disposição, a memória, a audição e até a visão.

Por isso, é importante facilitar o dia a dia do seu amigo gato dentro de casa com algumas adaptações. Por exemplo:

  • Deixe a caixa de areia em um local mais ‘isolado’ e com menos barulho para que o gatinho se sinta mais à vontade;
  • A cama do seu gato também precisa estar em um local tranquilo e sossegado;
  • Nada de deixar a vasilha com ração em lugares altos (como em nichos escaláveis nas paredes, por exemplo). Procure oferecer água e alimento em locais baixos, sem muitas interferências;
  • Espalhe mais de uma vasilha com água pela casa para incentivar a hidratação do seu gatinho.

Dessa forma, o dia a dia do seu bichano será muito mais tranquilo e prazeroso nesta fase da vida.

4 – Deixe seu gato descansar (ele merece, né?)

Foto: Canva

Conforme os anos passam, podemos perceber que o nosso gatinho precisa de mais horas de descanso. E isso é perfeitamente normal! O repouso faz parte da terceira idade felina.

Portanto, que tal oferecer uma caminha bem confortável para seu bichano? Lembre-se que o gato idoso sente mais frio do que um gato jovem, por isso ele merece um cantinho bem aconchegante para descansar.

Além disso, é importante não incomodar um gato idoso enquanto ele dorme. Este momento é sagrado para o bem-estar dos felinos!

5 – Cuide dos pelos do seu gato idoso

Foto: Canva

Nem todos os tutores de gatos sabem, mas ao se tornar idoso, o felino perde um pouco da habilidade de fazer sua própria limpeza (o famoso banho de gato) e os pelos mortos vão se acumulando pelo corpo.

Sendo assim, é importante que você ajude seu amigo gato nesta tarefa.

Todos os dias, escove os pelos do seu gatinho com cuidado e delicadeza. Dessa forma, será mais fácil garantir a limpeza e o bem-estar do seu bichano.

6 – Redobre a atenção: conheça os principais problemas de saúde dos gatos idosos

Além das mudanças comportamentais, os gatos idosos podem apresentar alguns problemas de saúde.

A seguir, listamos alguns dos problemas mais comuns para que você, tutor de gato, esteja atento:

  • Insuficiência renal: esta doença ocorre quando os rins não conseguem desempenhar o seu papel corretamente e sintomas como aumento da ingestão de água, aumento do volume urinário, vômitos e perda de apetite começam a aparecer;
  • Perda dos dentes: devido ao acúmulo de tártaro, a perda dos dentes é algo comum de acontecer com gatos idosos. Por isso, é necessário adquirir hábitos de higiene bucal para evitar complicações;
  • Bico de papagaio (espondilose animal): esta é uma doença degenerativa na coluna vertebral, que pode ser percebida caso o gato comece a mancar e a ter dificuldade para pular ou subir em locais mais altos. Além disso, ao tocar na região da coluna, o gato deverá apresentar algum sinal de dor;
  • Artrite: a doença ocorre devido a um desgaste na cartilagem articular, causando dor e dificuldade de locomoção. O gato com artrite apresenta mudanças de comportamento e diminuição da mobilidade;
  • Doenças cardíacas: gatos idosos podem apresentar alterações na saúde do coração. Alguns dos sintomas podem ser a respiração ofegante (ou dificuldade respiratória), tosse, cansaço aparente e perda de apetite

Caso perceba os sintomas de qualquer um destes problemas, consulte um Médico Veterinário. O diagnóstico precoce pode garantir o tratamento adequado ao seu gato, proporcionando mais qualidade de vida a ele.

7 – Visite regularmente um Médico Veterinário

Foto: Canva

Sempre devemos lembrar que a atenção e os cuidados devem ser redobrados quando um gato se torna idoso.

Por isso, manter uma frequência de visitas a um Médico Veterinário de confiança é o ideal – mesmo quando não há nenhum sinal de problema de saúde.

Os exames de rotina, muitas vezes, podem dar um diagnóstico precoce – e isso pode salvar a vida do seu amigo felino!

Ao seguir essas dicas essenciais, com certeza você irá proporcionar mais qualidade de vida ao seu gatinho e muitos anos ao lado desta companhia cheia de amor.

Salve este artigo e compartilhe com aquele tutor de gato que precisa conhecer essas dicas <3

Leia também: 5 Dicas de Como Reduzir o Estresse nos Gatos
5 Motivos Para Seu Gato Fazer Xixi Fora da Caixa
8 Motivos Que Fazem o Gato Ronronar

Compartilhe essas dicas e comente o que achou!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Tipos de Cachorros Menos Adotados em Abrigos

Cães Sentem Medo? Como Ajudar?