Doença renal crônica em gatos (DRC)

in

Dra. Laila explica, fala das causas,  dos sintomas e do tratamento da doença renal crônica em gatos (DRC)


Também conhecida pela sigla DRC, a doença renal crônica em gatos é uma das doenças mais comuns dos gatos domésticos, podendo acometer até 20% da população. Apesar disso, nem todo gato com DRC irá morrer dessa causa. O termo insuficiência renal também é bastante aplicado, entretanto ele denota uma progressão da DRC, ou seja, um quadro mais avançado da doença.

A DRC pode se iniciar na infância, mas por ser progressiva é muito mais comum ser diagnosticada nos gatos de idade avançada.

Definições

Que os rins filtram o sangue quase todos já sabem, mas eles possuem outras funções muito importantes no organismo, como o controle da pressão arterial e a participação no controle hormonal, como na produção de eritropoetina (precursora de hemácias) e calcitriol (vitamina D).

Doença renal crônica em gatosImagem: jblog.jb.com.br


A doença renal crônica em gatos é a perda gradativa das funções dos rins que, por ter tantas participações no organismo causa no animal uma série de alterações.

Causas

A causa mais comum da doença renal crônica em gatos é a chamada nefrite tubulointersticial de causa desconhecida, que é na verdade um acúmulo de células inflamatórias nos néfrons (estrutura microscópica dentro dos rins responsáveis pelas suas funções) com progressão para fibrose.

Outras causas menos frequentes são: hidronefrose por obstrução de ureter, cistos (rins policísticos), tumores, infecções, dentre outras.

Os gatos possuem algumas particularidades que os predispõe a desenvolver DRC, como sua origem desértica que os fazem beber menos água e concentrar mais a urina e a quantidade de néfrons reduzida em comparação com cães e humanos.

Consequências e sintomas

Por ter tantas funções a doença renal crônica em gatos gera algumas consequências nos gatos, dentre elas:

Desidratação – perdem líquidos, pois aumentam a produção de urina
Anemia, pois os rins participam na produção de hemácia
Desequilíbrio eletrolítico, como altos níveis de fósforo, baixos ou altos níveis de potássio e baixos níveis de bicarbonato, pois os rins perdem a capacidade de controlar a saída desses eletrólitos
Hiperparatireoidismo = aumento dos níveis de PTH (paratormônio) na tentativa de compensar os altos níveis de fósforo no sangue
Hipertensão, pois os rins controlam a pressão arterial

Os sintomas da doença renal crônica em gatos (DRC) podem se confundir com processos infecciosos e diabetes, pois os sintomas são parecidos, dentre eles a sede excessiva, maior produção de urina, perda de peso, vômitos, desidratação e constipação.

Diagnóstico

O veterinário se baseia nos sintomas clínicos e em exames de sangue, de urina e de imagem. Hemograma, ureia, creatinina, urinálise e ultrassom de abdômen são os primeiros exames a serem feitos para confirmar a suspeita. O veterinário pode acrescentar outros exames, como dosagem de eletrólitos, pressão arterial e exames de coração a fim de fazer um controle da doença.

Estágios

Os gatos com DRC apresentarão níveis elevados de creatinina no sangue, que deveria ser eliminada pelos rins. Por conta disso a Sociedade Internacional de Interesse Renal (IRIS) desenvolveu uma tabela de estágios da doença renal:

Estágio da doença I II III IV
Nível de creatinina >1,6 mg/dL 1,6 – 2,8 mg/dL 2,9 – 5,0 mg/dL >5,0 mg/dL

Tabela IRIS adaptada para esclarecimentos sobre DRC. Para visualizar a tabela completa entre no site iris-kidney.com


Tratamento

Infelizmente a doença renal crônica em gatos  não tem cura. A boa notícia é que estudos revelam que a maioria dos gatos com DRC morrem de outras causas.

Para um suporte adequado o gato precisa se manter hidratado, manter ou ganho peso e minimizar a ingestão de proteína e fósforo. Algumas marcas de ração produzem produtos específicos para gatos com doença renal e que contém baixos níveis de proteína e fósforo.

Gatinhos com pressão arterial elevada ou com doença cardíaca secundária recebem tratamento adequado para cada situação, assim como a correção possível de desequilíbrio eletrolítico (alteração nos níveis de potássio, cálcio, fósforo e sódio).

Em casos de desidratação grave o animal pode precisar de internação para receber soro intravenoso e sair da crise, mas na maioria das vezes os animais recebem tratamento em casa.

Prognóstico

Os principais fatores relacionados com a sobrevida dos gatos com DRC são: valor de creatinina no momento do diagnóstico (quanto menor, melhor), quantidade de proteína na urina (que deve ser negativa ou baixa), manutenção do peso (quanto maior a perda de peso, pior o prognóstico) e alimentação específica para animal com DRC.

A sobrevida desses gatinhos é muito variada, uma vez que a doença é muito complexa e os sintomas e a evolução variam de gato para gato.

Essas informações não devem ser tomadas como forma de diagnóstico. Sempre consulte um veterinário e nunca medique seu gato sem receita.

Dra. Laila Massad Ribas


Cadastre-se no Petiko e veja os prêmios gratuitos que o Petiko tem para seu pet.

Veja mais artigos da Dra. Laila no Petiko:


Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

acabar com as pulgas

Tudo o que você precisa saber para acabar com as pulgas do seu pet

cão chora

Cão chora e faz sucesso na internet por não querer ir embora do parque