Conheça o Real Motivo dos Gatos “Amassarem Pãozinho”

in

Amassar pão ou afofar: chegou a hora de você entender este comportamento extremamente fofo dos felinos.

Se você convive ou já conviveu com um gato sabe que os bichanos possuem hábitos únicos – e bem fofos!

Além de escalar móveis e correr pela casa, você já deve ter reparado em outro comportamento curioso dos gatos.

Afofar ou amassar pão: o hábito de todos os gatos

Muitas vezes, quando o bichano está em cima da cama, do sofá ou do seu colo é possível perceber que ele começa a “afofar” o local.

Em um movimento repetitivo, o gato estica e encolhe as patas, colocando as unhas para fora, como se estivesse amassando um pão. Normalmente, esta atividade é acompanhada de um ronrono relaxado, sinalizando que este hábito é prazeroso para ele.

Mas por que nossos amigos felinos têm essa “mania”?
Nós te respondemos!

Entenda por que os gatos afofam (ou amassam pão):

  • Eles se lembram de quando eram filhotes: o movimento é o mesmo que os gatos filhotes fazem enquanto mamam para ajudar a estimular a produção de leite da mamãe gata. Fofo, né? Este hábito de “amassar pãozinho” proporciona uma sensação de conforto aos gatos – uma verdadeira lembrança da época em que eram filhotes. Além disso, eles somente afofam o local quando estão se sentindo seguros e tranquilos;
  • Estimulam glândulas territorialistas: também há a possibilidade de os gatos afofarem um determinado local para estimularem glândulas que liberam odores com o objetivo de marcarem território – semelhante ao hábito dos cachorros.
  • Eles deixam a cama mais fofinha para se deitar: este comportamento é um resquício dos antepassados dos gatos. Segundo especialistas, os gatos selvagens faziam suas camas com galhos e folhas e, claro, isso não era muito confortável. Para deixar a cama mais aconchegante, eles criaram o hábito de “afofar” e isso permeia até hoje – mesmo que os nossos bichanos tenham camas fofinhas e o nosso colo para tirar aquele cochilo.

É importante lembrar que este é um momento só deles. Então, recomendamos deixar os gatinhos relaxando e aproveitando esta ocasião.

E, para que o gesto de “afofar” não estrague cobertores puxando fiozinhos e nem machuque os tutores com arranhões, o uso de arranhadores é essencial.

Além de divertirem o bichano, os arranhadores ajudam a gastar as unhas dos gatos, diminuindo os arranhões neste momento de descontração.

Afofar/amassar pão sempre é bom!

Foto: Canva

Independente do motivo que leva os gatinhos a terem este comportamento, afofar – ou amassar pão – sempre é um bom sinal!

Não é à toa que na edição do BOX.Petiko de outubro de 2019 foi enviado um colchonete fofo e super convidativo para os gatos ‘amassarem pãozinho’ ali.

@instadadara com o BOX.Petiko temático “Petiko Chef”.
@tln_cats com o item colchonete “amasse o pão”, do BOX.Petiko “Petiko Chef”

Seja no seu colo, em cima do sofá ou na caminha dele, se o seu gato ‘amassa pão’ perto de você, sinta-se privilegiado! Isso significa que ele confia em você e se sente seguro e confortável no lar que ganhou.

Leia mais:
Cães e Gatos: Juntos e Felizes Para Sempre – 5 Passos Para o Sucesso!
Conheça o BOX.Petiko para Gatos!

E aí, sabia da “amassadinha no pão”? Comenta aí!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Benefícios da Castração em Animais

Tipos de Cachorros Menos Adotados em Abrigos