Benefícios da Castração em Animais

in ,

Descubra os vários benefícios de castrar seu bichinho!

A castração em animais trás inúmeros benefícios para a saúde deles e bem estar, e também lembrando que contribui para a sociedade. Como assim em sociedade? Vamos pensar…existem muitos cãezinhos de rua morando perto da sua casa ou gatinhos? Castrar o seu pet é um ato de responsabilidade, pois você além de prevenir doenças para ele, previne o aumento de ninhadas indesejadas, que por mais cruel que seja, algumas pessoas acabam abandonando os animais na rua.

Foto: Canva

Existem muitos motivos pelo qual você deve optar a castração tanto em machos, como em fêmeas, por exemplo:

Reduz o risco de doenças uterinas em femeas, como piometra, um possível tumor de mama ou de útero. Removendo o aparelho reprodutor, evita essas doenças e o sofrimento do seu amiguinho.

Cadelas castradas antes do primeiro cio tem 99% de chances de NÃO desenvolver câncer de mama, e em gatas a castração reduz de 40% a 60%.

Nos cachorros, diminui o risco de fugas em busca de namoradas, atropelamentos ou brigas com outros machos, pois a castração acaba reduzindo  a frustração sexual deles e a necessidade de procurar namoradas para ele.

A castração em machos também reduz o câncer de próstata (podendo ser fatal para eles), mas reduz em grande escala os problemas de próstata no geral.

Diminui a demarcação de território (isso vale para cães e gatos MACHOS após a castração).

As fêmeas param de ficar no cio, evitando sangramentos pela casa e também outros cãezinhos no portão tentado namorar com a sua cachorrinha.

Após a castração do seu amiguinho, consulte um veterinário ou nutricionista para saber qual o melhor tipo de ração e a quantidade que ele deve ingerir. No geral, os animais castrados acabam consumindo menos calorias, lembrando que a castração não faz o seu animalzinho engordar, o que acontece em alguns casos é a redução de atividade física, pois o animal acaba ficando mais calmo, levando ele a ganhar mais peso. Fique de olho e não deixe de passear com o seu pet ou fazer exercícios regulares.

Mais um benefício seria que seu animal de estimação acaba ficando mais dócil, o que facilita muito a interação com ele, tendo reduções em situações problemáticas, especialmente entre os que já tinham um comportamento agressivo.

Foto: Canva

Lembrando que existem muitos mitos sobre a castração, tendo entre elas que as fêmeas devem ter pelo menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam mais saudáveis. E a mais comum sobre os machos seria que eles ficariam amuados e frustrados por não conseguirem mais cruzes, porém antes de castrar seu bichinho, consulte um médico veterinário para tirar todas as suas dúvidas e também lembrar que é um ato de amor!

Leia também: Castração: quando pode ser uma boa ideia!

Seu pet já é castrado? Conta pra gente!

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Tudo Sobre a Raça Shih Tzu

Conheça o real motivo dos gatos “amassarem pãozinho”