Tudo Sobre a Raça Shih Tzu

in

Conheça a raça Shih Tzu, perfeitos companheiros para seu dia a dia!

Olá pessoal, eu sou a Letícia mãe da Kiwy @frutinhakiwy e aluno da Matilha Brasil! E a convite da Petiko, vou falar da raça shih tzu, que são ótimos cães para ter na sua família, pois são calmos, fofos e companheiros. Venha conhecer tudo sobre a raça shih tzu comigo!

Conheça mais sobre a raça Shih Tzu

@frutinhakiwy

Origem dos Shih tzus

Eles vem do Tibete, tem origem chinesa e as primeiras notícias deles são do século 17. os shihtzus foram criados para servir as famílias, fazendo companhia e alertando se houvesse algo de errado. Tanto que alguns exemplares foram como presente ao imperador da China. Essas fofuras são o fruto da mistura de Lhasa Apso e o pequinês, onde temos a genética de virem braquicefálicos!

Origem braquicefálica

O shih tzu tem origem em raças braquiocefálicas, devido à mistura com pequinês, mas o que isso significa? Esse problema afeta diferentes áreas do trato respiratório dos cães, mas felizmente existe sim uma cirurgia para abrir um pouco mais as narinas já que a área nasal deles é bem pequena. Com a cirurgia o pet ganha qualidade de vida e bem-estar, pois não sofre mais para respirar em dias mais quentes ou quando brinca muito, por exemplo.

Cuidados com cães braquicefálicos

Os principais cuidados com cães braquicefálicos são:

  • Passeios mais curtos
  • Cuidado com temperaturas altas
  • Sempre manter o pet hidratado
  • Visitas frequentemente ao veterinário
  • Amor e cuidados
  • Os olhos são saltados, por isso evite deixá-lo com muitos objetos ao alcance, pode acabar batendo, causando lesões oculares.

Temperamento do shih tzu

São cães extrovertidos, brincalhões, alegres e sociáveis. Por conta disso,  se dão muito bem com humanos em geral, (isso se o cão não for reativo). Adoram passeios e atividades para gastar energia, de preferência com enriquecimento ambiental alimentar já que amam comer! rs Outra característica do temperamento é que são bem perfeitos ‘grudinhos’ com os humanos, depois que pegam confiança… Por isso, um ótimo cão de companhia para a família toda, inclusive crianças, como eu!

Convivência

Essa raça é muito apegada aos humanos, gostam de companhia, de interagir e de carinho. Já dá para notar nos olhos deles que são bem apegados, não é?

Portanto são péssimas opções para tutores que quase não ficam na sua residência! Isso porque eles não ficam confortáveis sem a presença do humano e esse problema pode trazer coisas maiores caso fique dias sem companhia.

@frutinhakiwy

Quando é necessário deixá-lo sozinho, é muito importante preparar atividades para que ele gaste energia, o tempo e fique bem em casa.

Tanto com adultos, adolescentes e crianças eles são super dócil. E quando bebês têm que tomar mais cuidado, já que se trata de um cão pequeno e sensível!

Algumas dúvidas frequente sobre a raça

  • São bons para apartamento? Sim, aqui foi bem fácil a adaptação.
  • Late muito? Um pouco, dependendo da situação.
  • Gosta de bebês e crianças? Muito, desde que a criança não o deixe desconfortável.
  • Adaptável com outros bichos? Depende do animal rs.
  • Os pelos caem com frequência? Com frequência não, mas na troca de pêlos cai muito!
  • Exercícios? Não muito, pois se cansam rápido.
  • Precisam de atenção toda hora? Não, porém se não vigiar muito podem acabar fazendo travessuras.

Aspectos físicos

Eles tem orelhas grandes e fofas, focinho achatado, pelagem longa e macia!

De  porte pequeno, o shih tzu tem o corpo mais robusto e um pouco mais comprido do que outras raças semelhantes… A cabeça e a cauda são mais altas, sempre empinadas. Eles possuem pelos longos no topo e volumosos na parte de baixo. Os olhos arredondados encantam qualquer ser humano amante de animais!!!

A cor dos pelos podem variar tendo as seguintes: preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, todo preto, chocolate e até mesmo cinza. Existem bicolores ou até mesmo tricolores.

Os shih tzus costumam viver entre 10 e 15 anos. O peso ideal da raça é entre 4.5kg e 8kg, mas claro que depende da forma que ele vive. 

Adestrando Shih tzu

A raça é uma fofura, porém eles são muito teimosos! Eles são cães que não gostam de obedecer, e por isso dá um pouco de trabalho rsrs! Ou seja, para adestrar precisa de muita paciência e amor, pois tendem a perder o interesse e foco rápido. Então não adianta fazer longas sessões de adestramento em um dia…

Até do ranking de inteligência eles não ocupam uma posição muito boa. Por isso, quanto mais cedo for treinado mais fácil será a evolução do shih tzu, pois ele já vai estar acostumado com as regras e comandos, não é mesmo?

Experiência com a Kiwy

Aqui em casa tivemos complicações para adestrar. Começamos quando ela tinha 5 meses e confesso que não foi fácil. Mas todo dia fazíamos nossa sessão de 15 minutos com comandos básicos e importantes para a manutenção do adestramento e memória do pet, como o senta, dar a patinha, etc.

@frutinhakiwy

Hoje já se passou um ano e ela sabe sentar, dar oi, deitar, ficar e deixar! São comandos bem simples, porém importantes para o dia a dia dela e para a segurança em passeios também! Esse processo foi eu mesma que realizei vendo vídeos no Youtube, vendo Instagram de especialistas e me dedicando no dia a dia com ela. Porém, se você não tiver tempo de pesquisar como eu fiz, mas quer adestrar seu cão, por favor, antes de contratar um adestrador verifique que ele utiliza o método de adestramento positivo. Se não for, no futuro ele pode ter muitos traumas…

Dica: como divertir seu Shih Tzu

O BOX.Petiko é o serviço de assinaturas da Petiko, onde todos os meses é selecionado, preparado e enviado uma variedade enorme dos melhores petiscos super premium, brinquedos, pelúcias e novidades.

Todos os itens estão focados no bem-estar de cada pet. O pensamento criativo é dedicado para entender qual item vai agregar felicidade e qualidade de vida no dia a dia do pet.

Kiwyzinha com seu BOX.Petiko (Foto: @frutinhakiwy)

Foi isso pessoal, espero que tenham gostado! Antes de adquirir um Shih tzu na sua família, veja se você tem condições e tempo para cuidar e sanar as necessidades da raça, porque eles dão trabalho e exigem tempo e dedicação do tutor. Se você quiser uma sombra atrás de você 24hrs e que te dê muitos beijinhos, é ideal!

Vocês já tem um shih tzu? Me conta aqui nos comentários! E vem seguir a Kiwy no Instagram e se encantar com nossas aventuras!

Leia também: Pinscher: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro

Conhece alguém que tenha um Shih Tzu? Conta pra gente!

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Seu Cachorro Come Papel Higiênico? Entenda o Motivo.

Benefícios da Castração em Animais