Saiba os Cuidados ao Adotar um Gatinho!

in ,

Pensando em adotar um gatinho? Veja algumas particularidades que você precisa saber sobre esses felinos!

Embora ainda exista certo preconceito com esses sofisticados felinos, os gatos são animais incríveis, cheios de particularidades. Conheça algumas coisas que você precisa saber antes de adotar um gatinho.

É importante entender que o processo de domesticação dos gatos é bem mais recente que o dos cães, por exemplo. A domesticação dos gatos ocorreu há aproximadamente 7.000 anos e parece ter tido origem no Egito Antigo, assim, podem ser considerados “semi-domesticados”.  Existem em torno de 250 raças de gatos domésticos, enquanto há aproximadamente 350 raças de cães reconhecidas.

Foto: Canva

Conheça melhor os cuidados com um gato!

ALIMENTAÇÃO

Os gatos são obrigatoriamente carnívoros, ou seja, precisam de alguma forma de proteína animal em sua dieta, pois a taurina – um aminoácido presente nas carnes – é essencial para mantê-los saudáveis. Se forem alimentados com dietas estritamente vegetarianas, há risco de o animal desenvolver diversos problemas como cegueira e problemas no coração.

Eles se sentem mais seguros em locais elevados – devido a seus hábitos semi-arborícolas – portanto, seus potes de comida devem estar preferencialmente em locais mais altos. Deve-se optar por potes mais rasos e largos, por conta do incômodo causado por encostar em seus bigodes -que possuem importante papel no tato e senso de direção desses animais – e altos (na altura dos cotovelos para evitar problemas de digestão e refluxos).

Os gatosnão costumam ter tanta sensibilidade para sede, por isso é preciso prestar atenção se estão bebendo água. Devem ser disponibilizados em média 3 potes em locais diferentes seguindo as mesmas recomendações  e características dos potes de comida. A água deve estar sempre limpa e fresca. Gostam de água corrente, por isso fontes são boas alternativas aos potes.

Como eles têm menos costume de ingerir água, o oferecimento de rações úmidas/ sachês pode ajudar na hidratação desses felinos, além de ser uma opção bem aceita por seus paladares exigentes.

Foto: Canva

COMPORTAMENTO

A personalidade dos gatos se forma por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Gatos agressivos muitas vezes têm mais medo do que qualquer outra coisa. Porém, se bem apresentados e socializados os gatos podem se dar muito bem com outros animais e humanos. O período sensível dos gatos, em que estão mais flexíveis a novos estímulos e à socialização é até os 4 meses de vida em média.

Nos felinos, o comportamento de caça é primordial e é aprendido pela observação da mãe. Portanto, já que em ambientes domésticos eles não precisam caçar, devemos estimular esse comportamento com brinquedos e brincadeiras, e assim fazer com que o animal gaste energia e se distraia. O enriquecimento ambiental também é muito importante.

Gatos são arranhadores natos.  Como são animais territoriais, costumam arranhar superfícies como forma de demarcação territorial (possuem glândulas nas patas), por isso é importante disponibilizar superfícies pela casa que sejam próprias para executar esse comportamento natural.

Esses bichinhos estão sempre alertas. Segundo pesquisadores, mesmo enquanto dormem, eles mantém grande atividade cerebral, ficando com os sentidos atentos a qualquer sinal de perigo, gravando e analisando todos os estímulos ao redor.

Eles são animais carinhosos. O ato de ronronar é um dos comportamentos afiliativos apresentados pelos gatos que demonstra aconchego, conforto e que é um momento agradável e oportuno para acaricia-los.

O som de Hiss (assopro) e o rosnado são comportamentos de medo e defesa, demonstrando sinal para se afastar e possível agressão. Devemos estar atentos aos sinais sonoros e linguagem corporal dos gatos, que muitas vezes são mal interpretados.

São animais mais sensíveis, portanto não gostam de ser retirados do ambiente que estão familiarizados durante as viagens de seus tutores, por exemplo.

HIGIENE

Gatinhos são animais higiênicos, não costumam se alimentar nem beber água onde fazem suas necessidades.

Eles podem ser ensinados a utilizar a caixinha de areia com um treinamento simples.  A caixinha deve ser coberta com uma camada de em média 4 cm de areia higiênica própria e as fezes e urina devem ser limpas diariamente, a areia trocada e a caixa lavada semanalmente. Existem vários tipos de areia no mercado, algumas cristalizam com a urina, formando “blocos” que são fáceis de serem retirados.

Os gatos têm papilas na língua que auxiliam na auto escovação, removendo pelos e células mortas da pele, mantendo o pelo limpo, arrumado e sedoso. Os animais de pelo longo podem precisar de escovação extra.

Gatos também podem tomar banhos convencionais com água e shampoo ou mesmo com produtos a seco para auxiliar em sua higiene.

Foto: Canva

SAÚDE

Assim como os cães, os gatos também precisam ser vacinados. As vacinas iniciam quando completam 8 semanas de idade e o reforço é anual. As vacinas protegem contra Rinotraqueite, Calicivirose, Panleucopenia, Clamidiose, Leucemia felina e Raiva. Medicamentos para vermes, pulgas e carrapatos também devem ser administrados regularmente (consulte seu médico veterinário!).

A puberdade das gatas acontece entre 6 e 8 meses de vida. Elas entram no cio em ritmo sazonal e o período do cio dura de 2 a 4 dias e ocorre aproximadamente em intervalos de duas semanas. Nesse período as fêmeas ficam inquietas, se esfregam mais em superfícies e vocalizam muito. Os machos entram na puberdade entre 10 e 14 meses de idade e quando não castrados apresentam urina com forte cheiro.

CURIOSIDADES

  • Gatos possuem afinidade por sons mais agudos e pelo som de “S”, por isso é comum eles prestarem mais atenção aos nossos chamados “pssssit”.
  • Assim como os cães, gatos podem ser treinados e ensinados a realizar truques, embora não sejam tão facilmente “comprados” devido a sua natureza independente.
  • Gatos em queda livre costumam aterrissar em pé devido a seu mecanismo de equilíbrio. O ouvido interno contém estruturas especializadas que transmitem as informações sobre a posição da cabeça em relação ao solo para o cérebro.  O corpo então se alinha com a cabeça assumindo a posição ideal para aterrissagem. Isso não impede que lesões como fraturas possam vir a ocorrer dependendo da altura.
  • Gatos podem ser levados para passear na guia como os cães, mas devem ser acostumados a usar esse tipo de equipamento, que precisa ser seguro e confortável. A preferência pelos passeios externos depende muito da personalidade do gatinho. Por serem sensíveis, podem ficar desconfortáveis fora de seu ambiente e assim se sentirem mais estressados do que felizes no passeio.

Leia mais: Por Que Adotar É Tudo de Bom? – Veja 5 Motivos para Adotar um Pet!

Quer saber mais alguma curiosidade sobre os gatinhos? Conte pra gente!

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Brinquedos Interativos para Cães da Petiko

6 Maneiras de Acalmar seu Cachorro