Gatificação: Enriquecimento Ambiental para Gatos

Confira aqui tudo sobre a gatificação: enriquecimento ambiental para gatos e dicas incríveis para melhor a qualidade de vida e bem estar dos felinos.

Olá, pessoal! Meu nome é Gislaine e sou mamãe do Axl e da galerinha do Instagram @axlrosecat. Vim aqui conversar com vocês sobre o enriquecimento ambiental para gatos, ou gatificação.

Foto: @axlrosecat

Gatificação: Enriquecimento Ambiental para Gatos

Conceito de gatificação

Gatificação é o enriquecimento do ambiente a fim de que o mesmo se torne ideal e melhor adaptado aos felinos, tentado dar a eles algumas condições semelhantes ao que tinham seus ancestrais selvagens.

São um conjunto de providências que devem ser tomadas para proporcionar aos nossos gatinhos uma vida mais feliz no pequeno universo que chamamos de lar, cada vez mais reduzido em virtude da demanda do mundo moderno.

Assim, o aproveitamento de espaço e a verticalização são os grandes pilares da gatificação.

Foto: @axlrosecat

POR QUE GATIFICAR?

Gatificação é um conceito novo. Como gateira há 20 anos e mãe de 15 gatinhos, sempre primei pelo conforto deles. Afinal de contas a casa é deles, já que passam 24h por dia em casa, enquanto eu como sua humana estou em casa menos da metade deste tempo.

Tendo isso em mente, não é difícil perceber que eles passam um bom tempo sozinhos e ociosos. Pode ser que o seu gatinho aparentemente não ligue para esse fato, mas se ele tiver diversão e outras coisas para fazer, com certeza sua vida será menos tediosa do que ficar em casa esperando seu humano para lhe dar comida e atenção.

Tanto gatos como cães sentem falta de seus humanos sim. E essa ausência prolongada pode trazer consequências psicológicas para esses bichinhos. É onde se sentem sozinhos, tristes e com tédio, e procuram algo para fazer.

Como o ambiente não está preparado para eles, a diversão pode ser arranhar um sofá, cadeiras, tapetes, desfilar pelos móveis e derrubar objetos. A culpa é do gato? Não, é sua.

Para evitar esse tipo de transtorno, é preciso dar-lhes o que fazer e recursos adequados para manter sua saúde mental e física. Além de estarem sozinhos em casa, lembre-se que o gato é um predador e precisa exercitar seu instinto de caça.

Assim surgiram os primeiros arranhadores e com a evolução dos estudos sobre comportamento animal e a expansão do mercado pet, pudemos colocar nossos felinos nas alturas, dando-lhe espaço e tranquilidade para se exercitarem e descansar longe das mãos e da atenção humana.

Foto: @axlrosecat

COMO GATIFICAR SUA CASA

Dito isso, é hora de colocar a mão na massa. Lembra que falamos sobre o aproveitamento de espaço e a verticalização serem os pilares da gatificação? Então vou explicar um pouco melhor do que se trata.

Bem, o aproveitamento de espaço é meio óbvio. Você não precisa ter uma parede inteira ou um cômodo como eu tenho para gatificar. Basta um cantinho da parede, um corredor, um espaço que não vá fazer falta para as necessidades dos humanos.

Com isso quero dizer que você não tem desculpa para não fornecer um recanto para seu gatinho. Quem quer faz, quem não quer arruma desculpa, não é mesmo? rs

Foto: @axlrosecat

VERTICALIZAÇÃO

Comentei também sobre a verticalização. Já explico o que significa: verticalização parte do princípio que os gatos gostam de se aventurar nas alturas, já que possui o instinto ancestral de observar as coisas de cima onde mantém tudo sob vigilância.

Como um grande felino que fica à espreita nas árvores. Portanto, verticalização é oferecer lugares para subir, se esconder, mas também gastar energia. Existem diversas formas de se fazer isso. Por exemplo, pode ser através de um móvel comum que você ofereça acesso ou móveis especialmente feitos para eles.

Ultimamente o mercado pet tem se especializado em proporcionar aos nossos felinos móveis funcionais dos mais variados tipos, tamanho e preços. Seu gatinho é um privilegiado se você pode proporcionar-lhes móveis projetados para eles. É um investimento, pode crer. Comprar um sofá ou ter que trocar uma cama box pode sair muito mais caro do que um conjunto de móveis para a parede ou um bom arranhador.

Aliás, uma das considerações a serem feitas diz respeito a estética. Muitas pessoas acham que a gatificação vai arruinar seu ambiente. Não vai não, desde que você saiba como escolher e capriche na montagem. A gatificação precisa ser agradável e bonita para que você se sinta bem no ambiente.
Além disso, precisa ser funcional para que o gatinho se interesse pelo playground. Não adianta colocar uma prateleira colada na outra pois a estética do ambiente fica pesado e não oferece desafios aos nossos felinos.

Foto: @axlrosecat

ANTES DE COLOCAR QUALQUER COISA NA PAREDE…

Algumas coisas devem ser levadas em conta: não adianta colocar uma prateleira muito distante da outra, pois uma queda das alturas pode ser desastrosa. Gatos nem sempre caem de pé, viu!

Devemos considerar que o gatinho não vai ser jovem para sempre. Temos que pensar nos velhinhos e eventuais novos moradores que potencialmente chegarão filhotes. E é preciso ainda levar em conta que gatos grandes precisam de prateleira maiores e mais reforçadas, para que a gatificação não funcione apenas como um puleiro. Precisa ter espaço para descanso. Portanto, bom senso é fundamental nessa hora.

Um gatinho especial também pode usufruir de um ambiente gatificado, sendo ele cego ou com alguma deficiência física. Gatinhos cegos aprendem a se locomover tranquilamente pelas paredes depois de um tempo. Da mesma forma que gatinhos deficientes podem ser independentes dependo do grau da deficiência.

Se você não tem noção sobre espaçamento, aí vai uma dica. As prateleiras devem ficar a cerca de 40 centímetros umas das outras, de preferência com distribuição igualitária pela parede. Pois caso seu gatinho goste de correr por elas, a probabilidade de um tombo é menor.

Se você tem dúvidas a respeito de modelos, fixação, distribuição das peças, procure não por um fazedor de prateleiras, mas uma pessoa que entenda do assunto pois esses móveis vão ficar na parede por muitos anos. Os especialistas vão indicar qual a melhor solução, inclusive evitando acidentes pela má fixação ou peso dos gatos.

Foto: @axlrosecat

MINHA EXPERIÊNCIA

Gatificar o ambiente nem sempre é uma tarefa barata. Existem sim, opções mais em conta que você pode procurar, aproveitando móveis, comprando prateleiras em casas de artigos para casa ou fazendo você mesmo.

Desde que se tome alguns cuidados principalmente quanto a fixação (qual o parafuso usar). Isso porque essa conta só fecha se você tiver consciência de que um gato de 5 kg não exerce a mesma força na estrutura do que um amontoado de livros ou outros objetos estáticos. Caso contrário seu bichano pode despencar lá de cima com prateleira e tudo e se machucar.

Eu, por outro lado, vendo a evolução dos móveis e artigos para gatos, sempre tive arranhadores, que para meus gatos sempre foram gigantes e ocupavam muito espaço, além de serem de pelúcia e contribuírem com as minhas alergias e as deles (sim, gatos são alérgicos e tem rinite).

Embora sempre me preocupasse em fornecer um ambiente adequado, os móveis existentes no mercado até então não me deixavam à vontade. Sim, eu sou exigente e a minha preocupação com a forma com que me sentiria nos ambientes gatificados me preocupava. Não era e não sou fã de nichos ou prateleiras convencionais.

A partir do momento em que me mudei de casa e as paredes pareciam grandes e vazias, comecei a pesquisar sobre as ideias na minha concepção. Bem como a sonhar com o dia que a casa estivesse totalmente adaptada a eles, como é hoje em dia.

Nessa busca, acabei me apaixonando por móveis com um design diferenciado. Entretanto, tinham um custo muito elevado. Então fui aos poucos, economizando, fazendo uma parede de cada vez.

Durante um ano tudo que sobrava do meu salário ia se revertendo aos poucos em benefício dos meus filhotes. E hoje tenho uma casa completamente gatificada, que atende aos meus padrões exigentes e as necessidades deles. E valeu cada centavo. Vê-los alegres, relaxados e se divertindo não tem preço.

Conheça um pouco mais do meu paraíso felino. Se você tiver dúvidas, pode me chamar no direct do @axlrosecat que terei prazer em ajudar.

Foto: @axlrosecat

Confira mais algumas:

Foto: @axlrosecat

Foto: @axlrosecat

Curtiram as ideias de gatificação da casa? Como é a sua adaptação em relação aos felinos? Conta pra gente aqui embaixo!

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro em Apartamento: Guia Com as Principais Dúvidas (e Respostas) Sobre o Tema!

Conheça Tudo Sobre o Complexo Eosinofílico Felino