Conheça Tudo Sobre o Complexo Eosinofílico Felino

in ,

Conheça aqui tudo sobre o Completo Eosinofílico Fenino: uma doença que afeta nossos bichanos e pode incomodá-los bastante, se não for tratada!

O gatinho apresenta lesões na boca?? Ele tem dificuldade de se alimentar?? Seu pet pode estar tendo o complexo eosinofílico felino.

Foto: Canva

Conheça Tudo Sobre o Complexo Eosinofílico Felino

O que é a doença

Mas você sabe o que é isso?? O complexo eosinofílico felino é caracterizado por presença de lesões de pele e mucosa oral secundárias às reações alérgicas desencadeadas por dermatites alérgicas.

Estas, podem ser provocadas por picadas de pulgas e mosquitos, atopia, hipersensibilidade alimentar, predisposição genética e causas idiopáticas.

Como identificá-la?

Foto: Canva

Essa doença é caracterizada por três tipos de lesões diferentes, que podem ser elas:

  • Granuloma eosinofílico, que é um granuloma (aumento de volume) na região oral e na pele, é muito comum aparecer no lábio inferior deixando o gatinho com o queixo inchado. Ela não causa grandes prejuízos aos nossos bichanos
  • Úlcera eosinofílica, que é uma ulcera no lábio superior dos gatos tendo como a maior parte da causa a alergia a picada de pulga, quando essa lesão está na parte de fora da boca o animal também não sente dor mas se ela começar a se estender para dentro, o animal sentirá um grande incomodo quando for se alimentar.
  • Placa eosinofílica, diferente das outras duas lesões essa é a que mais causa incomodo aos gatos, pois ela coça bastante e ele apresenta bastante dor. Temos o aparecimento de leões extensas e avermelhadas na barriga e na parte interna da coxa podendo também aparecer na cabeça e pescoço.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito por um Medico Veterinário, então se o seu animal apresentar qualquer um desses sinais corra pro veterinário pois ele irá saber como tratar.

O tratamento é simples, porém ele pode ser demorado, então é sempre bom tirar todas as dúvidas com o veterinário para que o seu animal fique bem logo!

Texto relacionado: Saiba Tudo Sobre Giardíase Canina

Você já tinha ouvido falar desta doença que afeta os felinos? Conta pra gente nos comentários!

Gabriella Guerreiro Granado

Escrito por Gabriella Guerreiro Granado

Sou estudante de Medicina Veterinária, sempre soube que queria trabalhar e cuidar de animais! Um louca por cachorro, vegetariana e ativista da causa animal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Gatificação: Enriquecimento Ambiental para Gatos

Curiosidades Sobre os Bigodes dos Cães