Curiosidades Sobre os Bigodes dos Cães

in ,

Contamos aqui algumas curiosidades sobre os bigodes dos cães. Você sabe realmente para o que serve esses pelinhos? Vem descobrir!

Já vou avisando que pra quem acha que os bigodes dos nossos peludinhos só servem para jogar a água para fora do pote enquanto eles tomam água tá?! rsrs.

Brincadeiras a parte, rsrs. Sim, os bigodes dos nossos filhotes funcionam praticamente como uma antena também. Vem comigo que vou falar sobre outras curiosidades sobre os bigodes dos cães.

Curiosidades Sobre os Bigodes dos Cães

OS BIGODES CANINOS SERVEM COMO ANTENAS

Nos bigodes dos nossos peludinhos possuem muitos nervos sensoriais que ajudam o cão a explorar melhor ao seu redor, ou seja, quando qualquer coisa encosta nos bigodes do cães, o bigode vibra e estimula os nervos sensoriais, que dar aquele ‘’feedback’’ sobre o ambiente em que ele está. Tudo isso ocorre em questão de milésimos de segundos.

Esses bichinhos são espertos demais não é mesmo?

OS BIGODES AJUDAM NO PONTO CEGO DO CACHORRO

Reprodução: @snowdoguinhoo

Você já se questionou porque o cão não enxerga o petisco que você colocou bem embaixo do focinho dele? Há duas possibilidades de respostas: ou seu cão não enxergou porque a cor do petisco é muito próxima à cor do chão, ou porque o petisco está no ponto cego do animal.

Neste caso, os bigodes que ficam no queixo dos nossos peludos, contribuem para que o cão saiba o que está bem embaixo da cabeça dele. Esses pelinhos especiais ajudam o peludo a calcular a distância da boca ao prato de comida e água, ou quão próxima está a cabeça dele do chão quando está farejando.

Texto relacionado: Por Que os Cães Farejam o Bumbum do Outro?

OS BIGODES POSSUEM FUNÇÃO PROTETORA

Sabe aqueles bigodinhos que ficam bem acima dos olhos dos cães?! São praticamente uma extensão dos seus cílios. Eles protegem os olhinhos de qualquer dano através de uma piscada. Se qualquer coisa no ambiente toca esses bigodes, o cachorro pisca automaticamente.

Reprodução: @snowdoguinhoo

Vamos lá, vou te dar um exemplo: você já tentou pingar um colírio nos olhos do seu peludo, e ele fechou bem na hora em que a gota estava para cair?! Pois é, muito provavelmente que sua mão esbarrou nos bigodes supra-ciliares do seu peludinho, segundos antes de aplicar o colírio.

OS BIGODES NÃO SÃO LOCAIS PARA RECEBEREM CARINHO E NEM SER CORTADO

Você mesmo pode comprovar este fato, tocando apenas um dos bigodes do seu cão. Ele provavelmente irá desviar do seu toque ou puxar o rosto para longe de sua mão. Não é doloroso, mas toques repetidos podem muito bem ser irritante por causa da reação do nervo sensorial ao movimento.

E se o bigode for cortado, embora não seja doloroso, mas seu peludinho pode ficar um pouco desorientado e sua consciência espacial pode diminuir por um tempo.

Você sabia qual é a função dos bigodes dos peludinhos? Conta pra gente aqui embaixo o que achou! =)

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Conheça Tudo Sobre o Complexo Eosinofílico Felino

A Máfia dos Tigres: A Exploração Além do Óbvio