Por Que os Cães Farejam o Bumbum do Outro?

in

Você sabe por quê os cães farejam o bumbum do outro? Seu cachorro também faz isso? Confira aqui os motivos:

Muitos de vocês já devem ter percebido que quando os cães se vêem, a primeira coisa que fazem cheirar o bumbum do outro, não é mesmo?! Mas por que realmente isso acontece?!

Por Que os Cães Farejam o Bumbum do Outro?

Como os cães não falam, encontraram outra forma para se comunicarem entre si, que é a tão famosa, linguagem corporal.

Quando os animais se encontram, geralmente caminham em círculos para avaliar a atitude e postura do outro. Nessa hora tudo conta, como abanar o rabo, orelhas levantadas, latido, entre outros.

O olfato também é muito utilizado durante a “conversa” entre pets. E como todos sabem, o olfato é o sentido que mais se destaca nos cães. A capacidade de cheiro deles é muito mais avançada que a nossa.

O nariz dos caninos contém cerca de 150 milhões de receptores, enquanto o dos humanos tem apenas 5 milhões, uma boa diferença né?!

Reprodução: Internet

Isso torna o olfato deles cerca de 100 mil vezes mais sensível do que o nosso.

Para tornar o olfato ainda melhor, nossos peludos nasceram com uma ferramenta adicional, chamada órgão de Jacobson. Ele está localizado dentro da cavidade nasal e abre para o céu da boca.

Sua função é agir como um sistema olfativo secundário, projetado especificamente para comunicação química.

As duas partes do sistema de detecção de odor dos cães são nariz e órgão de Jacobson, eles trabalham juntos para proporcionar maior sensibilidade ao olfato.

Sozinhos, nenhum dos dois conseguiria fazer o que conseguem fazer juntos, e por isso seu olfato é muito melhor que o nosso!

O aparelho biológico desse órgão ignora os odores, como o cheiro de fezes e encaminha todas as informações químicas diretamente ao cérebro, possibilitando ao seu pet o conhecimento sobre seu novo amigo com uma boa ‘’fungada’’ no bumbum.

Texto relacionado: 3 Animais Que Fazem Sucesso na Internet

Mas, afinal, porque eles gostam tanto de farejar o bumbum?

De acordo com a American Chemical Society, os cães farejam as informações do outro cachorro pelo rabo. Ou seja, é por lá que eles descobrem o sexo, o estado emocional, a dieta, a raça, o humor, entre outros detalhes.

Reprodução: Internet

Realmente, o olfato dos caninos é muito aguçado não é mesmo?! Quem diria que uma ‘’fungadinha’’ no bumbum, eles conseguiriam distinguir tantas coisas!

Você sabia dessa curiosidade do mundo canino? Seu cachorro também fareja desta forma? Conta pra gente aqui embaixo!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Saiba Tudo Sobre a Síndrome Olho Seco

Receita de Petisco de Fígado Desidratado