Você já ouviu o seu cachorro ou algum outro uivando? Saiba que os cães herdaram esse hábito dos lobos. Eles uivam para se comunicar com toda a matilha.
Por isso, raças de cachorro mais próximas dos lobos, como Husky Siberiano, Akita, Samoieda e Malamute do Alasca, tendem a uivar mais, algumas raças até substituem seus latidos pelos uivos.
Então, seu amigo de quatro patas segue seu instinto e usa esse som para avisar seus tutores e outros animais de diversas situações, sejam boas ou ruins. Mas não precisa se preocupar, pois os uivos são naturais e nem sempre estão ligados a condições adversas.
Entenda por que os cães uivam
De acordo com especialistas, acredita-se que os cães uivam com três objetivos principais. São eles:
- Afastar inimigos: ao emitir o som, os lobos avisam lobos de outra matilha que aquele é o território deles e que é melhor se manterem afastados.
- Localizar membros da matilha: já se perguntou como os lobos de uma mesma alcateia se reencontram após a caça? Isso mesmo, por meio dos uivos.
- Para se comunicar: assim como os cães, lobos são animais essencialmente sociais e utilizam o uivo para “conversar”, por exemplo, alertando uns aos outros sobre perigos.
Eles são tão sábios no uso do uivo como forma de comunicação que, durante o período de reprodução, eles, frequentemente, param de emitir esse som! Assim, não denunciam sua localização para possíveis predadores. Demais, não é mesmo?
Mas existem outros fatores, como o pet permanecer muito tempo sozinho, para chamar atenção, quando está ansioso, quando tem algum estímulo muito grande para ele, ou também em caso de algum desconforto, seja físico ou emocional, que podem levar o cão a uivar.
Outros motivos que fazem os cães uivar
- Ansiedade de separação: se você tem um cão uivando logo depois de sair de casa, ele pode sofrer de transtorno de ansiedade de separação. Uma dica é encher a casa de brinquedos interativos para cães e passatempos para entreter seu amiguinho enquanto você estiver fora.
- Dor: os cachorros vocalizam sua dor e podem uivar para avisar que algo está errado com eles. Então, se seu cão uiva frequentemente e você não consegue descobrir o motivo, leve-o ao veterinário.
- Fome: o choro do bebê é um sinal clássico de que ele está com fome. Com os cachorros, o som é outro, mas muito parecido: o uivo. Quando seu cãozinho começar a uivar, veja se a tigela dele não está vazia, e, caso esteja, encha-a com rações saborosas e nutritivas.
- Solidão: se seus vizinhos falam que seu pet uiva o dia inteiro, ele pode estar entediado, e faz esse barulho para se distrair e lidar com a solidão. Para resolver esse problema, o enriquecimento ambiental é a solução. Assim, ele vai se sentir estimulado a explorar a casa e interagir com os brinquedos enquanto você estiver fora.
- Perigo: os cães podem uivar para alertar seus tutores de possíveis perigos. Às vezes, as ameaças que seu companheiro identifica não são realmente ameaçadoras, como campainhas e sirenes; mas, de qualquer jeito, eles preferem te avisar da situação e dizer que estão alertas e preparados para te proteger.
- Cio: machos não castrados utilizam o uivo para atrair fêmeas para o acasalamento, quando estão no cio.
- Comunicação: já citei acima que éuma herança dos lobos, ou seja, cães podem usar o uivo para se comunicar com outros cães, tal como seus parentes selvagens fazem com a matilha. Por meio dos uivos, eles localizam outros membros da matilha, alertam o grupo sobre possíveis perigos e até afastam inimigos.
- Resposta: seu cão pode uivar também em resposta ao uivo de outros cachorros – por isso que às vezes podemos ouvir uma sinfonia de animais uivando à noite.
- Alegria: além de todas essas razões, os cães também podem uivar para demonstrar felicidade. Ou seja, antes de tomar conclusões precipitadas sobre o uivo do seu amigo canino, observe o contexto e veja se aquele som não pode ser interpretado como um “grito de alegria’’.
Gostou de conhecer os motivos pelos quais os cães uivam? Assim, você pode entender melhor o universo canino e compreender o comportamento do seu cachorro ou de outros pets do seu convívio!
Leia também:
Entenda por que não oferecer osso de couro para seu cachorro
Vai se mudar? Saiba como adaptar o cachorro à nova casa
5 dicas para diminuir a ansiedade de separação em cães
7 benefícios de passear com seu cachorro todos os dias
Comentários
0 comments