British Shorthair: saiba tudo sobre essa raça de gato

in

Majestoso como um nobre inglês, o British Shorthair – ou gato de pelo curto inglês – tem uma beleza singular e uma presença marcante. Saiba mais sobre os gatos dessa raça no conteúdo a seguir.

A princípio, é fácil se encantar pela postura elegante, os olhos marcantes e a pelagem densa da raça British Shorthair.

Mas as características dos gatos dessa raça vão muito além. Eles são carinhosos, inteligentes, apegados à família e possuem grandes habilidades de caça. Continue a leitura e descubra como é a convivência com a raça, os cuidados necessários e entenda porquê o British Shorthair é uma ótima companhia. Confira:

A origem do British Shorthair

A história dessa raça é antiga. Começou quando gatos do Egito foram levados pelo exército romano para a Inglaterra, por volta de 400 a.C.

Devido a força física e grande habilidade para caçar, eles tinham a missão de combater a população de ratos. Mas, com o tempo, os gatos dessa raça começaram a encantar os humanos com seu charme e simpatia.

Apesar de ter sido reconhecido oficialmente em 1967, pela American Cat Association, a raça British Shorthair já era admirada e levada para exposições felinas desde o século XIX.

Inspiração para Alice no País das Maravilhas

Quem também se encantou com todo o charme dessa raça foi o escritor Lewis Carrol, autor de Alice no País das Maravilhas.

A posição dos bigodes do British Shorthair cria uma expressão sorridente, o que inspirou a criação do personagem “Gato Risonho”, também conhecido como “Gato de Chesire”, que aparece inúmeras vezes na história, tanto no livro quanto nas adaptações para os cinemas.

Como é a personalidade do gato British Shorthair?

Normalmente, os gatos da raça British Shorthair são tranquilos, dóceis e extremamente apegados às suas famílias.

Faz parte da natureza desta raça ser companheira, leal e sociável – são gatos que, a princípio, podem ser um pouco reservados com estranhos, mas se socializam facilmente, inclusive com crianças e outros pets.
Os gatos da raça British Shorthair são observadores, inteligentes e calmos. Mas, assim como todo felino, adoram ser estimulados para brincar – principalmente quando são brincadeiras que desafiam a mente, como as que simulam a caça.

Dificilmente você verá os gatinhos dessa raça em cima dos móveis ou escalando cortinas. Ao contrário de outros gatos, eles não apreciam as alturas e preferem descansar e se divertir em locais baixos – por isso, a verticalização pode não ser uma boa ideia para os British Shorthair.

Convivência com um British Shorthair

Se você procura uma amizade leal, companheira e muito fofa, vai amar a convivência com um gato da raça British Shorthair.

Eles são tranquilos, dóceis e muito apegados aos seus tutores. Além disso, não são muito vocais (ou seja, miam pouco) e também não são agitados. Preferem o aconchego de um colo e brincadeiras mais tranquilas – algumas pessoas até falam que os gatos dessa raça se comportam como verdadeiros lordes ingleses!

A amizade entre gatos British Shorthair e seus tutores sempre são muito verdadeiras e repletas de amor. Um exemplo desse companheirismo é a Luana, tutora do Shelby (@shelby.cat), um bichano que esbanja fofura, charme e muita simpatia.

Você pode conferir o depoimento exclusivo que a Luana deu para a Petiko no vídeo abaixo, onde ela fala sobre a sua rotina e experiência com a raça British Shorthair. Dê o play e prepare-se para ficar com o coração quentinho por toda a fofura de Shelby:


Cuidados especiais com um British Shorthair

Assim como todas as raças, o British Shorthair precisa de alguns cuidados específicos para viver bem. Confira a seguir:

Alimentação:
Oferecer alimentos de qualidade é importante tanto para gatos de raça quanto para SRD (sem raça definida).

É fundamental escolher uma alimentação com os componentes nutricionais necessários para que o bichano tenha saúde e bem-estar – é interessante consultar um Médico Veterinário para descobrir qual a melhor opção para o pet.

Além disso, é essencial incluir a alimentação úmida (os amados sachês) no dia a dia dos gatos, para estimular o consumo de água e, assim, evitar problemas urinários

Exercícios físicos:
Os gatos da raça British Shorthair não são agitados e preferem relaxar ao brincar. Portanto, é importante estimular as brincadeiras (de maneira moderada, respeitando as preferências e limitações do bichano) para gastar a energia física e mental, além de evitar a obesidade.

Uma ótima opção para auxiliar no gasto de energia em casa é a assinatura do BOX.Petiko. Todo mês, o gato recebe brinquedos e petiscos que auxiliam no Enriquecimento Ambiental, tornando o ambiente em que o pet vive muito mais interessante, divertido e feliz.

Saúde:
Felizmente, os gatos da raça British Shorthair costumam ser saudáveis e com poucos problemas de saúde.

Mas, ainda assim, possuem predisposição a algumas doenças genéticas e/ou hereditárias, como:

  • Cardiomiopatia hipertrófica: um problema cardíaco que deixa o músculo do coração espesso, comprometendo a circulação sanguínea;
  • Cálculos urinários: espécies de “pedras” que se formam no trato urinário, que acabam bloqueando a passagem da urina;
  • Hemofilia B: essa doença se trata de um distúrbio da coagulação sanguínea que pode causar hemorragia.

Por isso, é importante manter uma rotina de visitas ao Médico Veterinário para check-ups gerais e orientações sobre prevenções e tratamentos.

Escovação dos pelos:
A pelagem do British Shorthair é densa, curta e aveludada. Isso significa que é necessário estabelecer uma rotina de escovação para remover os pelos mortos e evitar as indesejadas bolas de pelo.

Para garantir a beleza e o bem-estar do gato dessa raça, uma ótima opção é usar uma luva especial para remover o excesso de pelos sem estressar o bichano.

Unhas e dentes:
Na natureza, os felinos são capazes de manter o cuidado com as unhas sozinhos, desgastando e afiando em diversas superfícies, como troncos de árvores.

Já os gatos domésticos precisam de ajuda para cuidar de suas unhas. Por isso, é importante oferecer arranhadores para que eles consigam remover os pedaços de unha que estão soltos, lascados ou velhos.  

Além disso, também vale a pena estabelecer uma rotina de corte das unhas a cada 15 dias – lembrando que é preciso ter muito cuidado na hora de realizar essa tarefa. Cortar a unha de maneira errada por causar dor e ferimentos no gato. Por isso, caso o tutor não saiba cortar as unhas adequadamente, o indicado é levar o gatinho a um profissional.

Além disso, outro cuidado importante é criar uma rotina de escovação dos dentes desde que o gato é filhote (lembre-se de utilizar dedeiras, escovas e cremes dentais específicos para gatos). Assim, fica muito mais fácil garantir a saúde bucal do British Shorthair.

Variações de pelagens do British Shorthair

Os gatos da raça British Shorthair são conhecidos pelos seus olhos penetrantes (geralmente, na cor amarelo ou âmbar), focinho achatado, cabeça redonda e próxima ao corpo (devido ao pescoço curto). Além disso, costumam ter um médio porte e pernas e braços curtos, os tornando mais baixos do que outras raças.

Apesar dessas características marcantes, existem variações de cores entre a raça British Shorthair. Confira:

Azul (cinza): por muito tempo, a raça era conhecida apenas na cor azul (cinza) e, por isso, esses gatos eram chamados de British Blue. Até hoje, essa cor é a mais popular entre os gatos dessa raça.

Gato British Shorthair azul (cinza)
Foto: Canva

Outras variações de pelagens são:

Preto:

Gato British Shorthair Preto
Foto: Freepik

Creme:

Gato British Shorthair creme
Foto: Canva

Tigrado:

Gato British Shorthair tigrado
Foto: Canva

Avermelhado:

Gato British Shorthair avermelhado (laranja)
Foto: Freepik

Branco:

Gato British Shorthair branco
Foto: Freepik

Além disso, existe a variação chamada British Longhair, que possui a pelagem mais longa. Esses gatos, apesar de sua beleza exuberante, não são tão comuns quanto os British Shorthair.

Gato British Longhair
Foto: Canva


Após saber um pouco mais sobre a raça British Shorthair, você pôde perceber que são gatos incríveis, dóceis e muito companheiros. A companhia perfeita para toda a família!

Mas não se esqueça: caso você compre seu British Shorthair ao invés de adotar, procure um canil ou criador seguro e de confiança, que não haja sinais de maus tratos aos animais.


Leia também:
Pinscher: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro
São Bernardo: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro
Gato em Apartamento: 4 Dicas Para Garantir o Bem-estar do Bichano
7 Cuidados Essenciais com Gatos Idosos


Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro sendo adestrado, aprendendo a dar a patinha

Adestramento de pet: principais acessórios

Cachorro dormindo em caminha confortável

Humanização de pets: certo ou errado?