Gato em Apartamento: 4 Dicas Para Garantir o Bem-estar do Bichano

in

Você mora em apartamento e tem vontade de estar na companhia de um gatinho? Confira neste conteúdo algumas dicas para garantir o bem-estar dos bichanos em ambientes pequenos.

Além de extremamente fofos, os gatos são carinhosos, inteligentes e, o melhor de tudo, são uma ótima companhia tanto para quem mora em casa quanto em apartamento.

Há algum tempo, falamos aqui no BLOG.Petiko sobre a adaptação de cachorros em apartamento. Hoje, vamos dar algumas dicas para quem ama gatos e deseja estar na companhia deles, mesmo em um ambiente pequeno.

Continue lendo o conteúdo e saiba como garantir a segurança, o bem-estar e a felicidade de um bichano dentro de apartamento.

Antes de tudo: posso ter um gato em apartamento?

Foto: Canva

A resposta é SIM!

Não importa se você mora em casa ou apartamento, e sim, o amor, o cuidado e a dedicação que você tem com seu bichano.

Mas é preciso lembrar que existem alguns cuidados que devem ser tomados para que seu gatinho viva feliz, saudável e em segurança.

E como ficam as regras que proíbem pets em alguns condomínios?

Foto: Freepik

Saiba que a prática de proibir a presença de animais de estimação em condomínios é proibida pela Constituição Federal!

O artigo 5º diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, e garante uma série de direitos e deveres aos brasileiros e estrangeiros residentes no país. Seu inciso XXII diz que “é garantido o direito da propriedade privada”, ou seja, não se pode proibir a presença dos pets em apartamentos.

As regras que podem ser aplicadas em condomínios são algumas restrições, como o fato de que os pets devem circular em áreas comuns usando guias, por exemplo. Mas nunca proibir a presença e a moradia dos animais de estimação!

Agora que você já sabe que é possível viver ao lado de um gatinho em seu apartamento, chegou a hora de descobrir como proporcionar felicidade e bem-estar, mesmo em um pequeno ambiente.

1 – Garanta a segurança: coloque tela de proteção nas janelas e sacadas

Foto: Freepik

Ao mesmo tempo em que são preguiçosos, os gatos são naturalmente curiosos e aventureiros. É por isso que tutores de gato devem se atentar a qualquer possibilidade de fuga – afinal, movimentos do lado de fora do apartamento podem despertar o interesse do bichano, fazendo com que ele escape. E isso pode ser bem perigoso!

Colocar telas de proteção em janelas, varandas ou sacadas ajuda a garantir a segurança do seu gatinho, fazendo com que ele possa observar as atividades na rua sem sair do conforto do seu lar.

2 – Manter a limpeza é essencial

Foto: Canva

Gatos são animais extremamente higiênicos e fazem questão de que o ambiente em que vivem esteja limpo. Por isso, não se esqueça de dar a atenção necessária à caixa de areia do seu bichano. Além de colocá-la em um local tranquilo do apartamento, desenvolva o hábito de limpar a caixinha (retirando a areia suja) e também ao redor dela.

Além disso, é necessário, sempre que possível, limpar o recipiente onde seu gato se alimenta e bebe água – esse hábito de limpeza evita a proliferação de insetos e bactérias no local.

Como você já deve saber, gatos costumam soltar pelos pela casa. Para evitar o acúmulo e manter o ambiente em que vocês vivem limpo e aconchegante, é importante estabelecer uma rotina de escovação em seu gatinho para retirar o excesso de pelos mortos que podem vir a cair pelo apartamento.

Dica: para garantir a praticidade na hora de escovar seu gato, especialistas costumam indicar as escovas rasqueadeiras. Este acessório é ótimo para desembaraçar e eliminar o excesso de pelos de forma suave, sem agredir a pele do seu gatinho.

3 – Aposte na gatificação: Enriquecimento Ambiental para gatos

Foto: Canva

Gatificação, nada mais é do que enriquecer o ambiente em que o gato vive de acordo com suas necessidades.

O Enriquecimento Ambiental para gatos resgata os instintos do felino de maneira saudável, e isso proporciona ainda mais bem-estar e felicidade ao dia a dia do bichano. Em apartamentos, onde os ambientes são mais restritos, explorar as possibilidades da gatificação pode ser uma ótima ideia para evitar o tédio, a ansiedade e o estresse – isso ajuda a proteger seus móveis, roupas e vasos de planta, por exemplo, dos ataques felinos.

Para iniciar um projeto de gatificação, é preciso escolher um cantinho do apartamento para desenvolver o pequeno “playground” para seu pet.

Gatos aventureiros costumam gostar da verticalização

Foto: Canva

A maioria dos gatos gostam de observar a movimentação nas alturas (esse hábito vem dos seus ancestrais que mantinham tudo sob controle ao vigiarem o território).

Portanto, a verticalização consiste em oferecer lugares para que seu gato possa subir, se esconder e, até mesmo, brincar. Isso pode ser feito com móveis da sua casa, prateleiras ou móveis funcionais, desenvolvidos por especialistas em diversão felina.

Mas, antes de começar a adaptar sua casa com a verticalização, é importante levar em consideração a personalidade do seu gato, sua idade e suas necessidades (a gatificação para um gatinho com deficiência precisa de atenção redobrada).

Seu gato gosta de se esconder em tocas? Crie esconderijos superdivertidos

Foto: Canva

Seja ambientado junto à verticalização, ou mesmo no chão, tocas garantem a diversão e o bem-estar dos gatos!

Ao se esconderem, os gatos desfrutam de suas próprias companhias em um espaço só para eles – e, além disso, podem observar o movimento sem que ninguém perceba.

Essas tocas podem ser desde uma simples caixa de papelão (que, por sinal, os gatos amam) até uma opção acolchoada, semelhante a uma cama.

Arranhar o Sofá Nunca Mais. Que Tal um Arranhador?

Foto: Canva

Além de ser um brinquedo superdivertido, o arranhador oferece distração e ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade dos gatos.

Essa opção evita que o gatinho afie as unhas no sofá, tapete e cortina, direcionando sua atenção ao arranhador para retirar as películas de unhas velhas.

BOX.Petiko enriquece o ambiente com brinquedos e petiscos incríveis

Um gato em apartamento precisa de atividades para se divertir e gastar energia, certo?

Pensando nisso, o BOX.Petiko, todos os meses, desenvolve uma seleção especial (e temática), com brinquedos e petiscos desenvolvidos por especialistas para garantir o bem-estar e a alegria dos bichanos.

Não é à toa que muitos tutores de gatos que vivem em apartamento assinam o BOX.Petiko e não abrem mão da felicidade que é entregue para seu pet!

Você pode conferir a experiência da Jessica, tutora dos gatos Theodoro, Leopoldo e Napoleão, neste vídeo superespecial:

4 – Passeios também são bem-vindos

Foto: Canva

Não são apenas os cães que aproveitam um bom passeio. Utilizando o peitoral adequado (indicado pelo Médico Veterinário), é interessante levar seu bichano para dar uma caminhada tranquila, gastar energia e tomar um pouco de sol.

Lembre-se: essa prática fica mais fácil quando incentivada desde filhote.

Antes de sair de casa, mostre o peitoral para seu gato e deixe que ele se acostume o acessório. Dessa forma, você não assustará seu bichano na hora de colocar o peitoral nele.

Além disso, prefira caminhar com seu gatinho em lugares tranquilos, evitando a presença de outras pessoas e outros animais para evitar frustrações.

Mas, se o seu gato apresentar medo ou sinais de estresse, não o force a continuar passeando e o leve para casa. Afinal, este momento precisa ser relaxante para ele.

Com paciência, compreensão e amor, a adaptação de um gato em apartamento fica muito mais simples. Siga as dicas mostradas acima e, com certeza, a experiência de vocês será incrível! <3

Leia também:

Conheça o Real Motivo dos Gatos “Amassarem Pãozinho”
Frutas Permitidas Para Animais
Importância da Hidratação em Gatos
Como Limpar os Brinquedos do Seu Cachorro

Você tem gato em apartamento? Conta pra gente!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como se Preparar Adequadamente Para a Chegada de um Cãozinho

Adoção de Cães Adultos e Idosos