Enriquecimento Ambiental X Gatificação: Aprenda a Fazer o Certo!

Fique ligado nessas dicas para deixar o ambiente perfeito para seu gatinho!

Na Internet é muito comum encontrarmos diversos materiais ensinando e alertando sobre a importância do enriquecimento ambiental para nossos gatos e da tal gatificação para toda e qualquer casa. Porém, na prática, o que eu vejo são soluções esteticamente lindas, mas mal aproveitadas.

Foto: Canva

Aprenda a melhorar o ambiente para seu gato:

Vamos aprender juntos a dimensionar uma gatificação bacana e que nossos gatos vão amar? Siga esses passos simples e que vão te ajudar a pensar no que é melhor para o seu ambiente e para os seus gatos:

Qual a idade dos gatos? A primeira coisa que temos de pensar!

Gatinhos mais jovens tendem a ser mais ativos e brincalhões. Claro que não podemos generalizar, mas é mais difícil vermos gatos de 10 ou 12 anos saltando por aí, não é mesmo? Por isso, além da idade de todos os gatos, vamos aproveitar e pensar como anda a saúde ortopédica de todos eles também. E se você tem gatos no período da vida em que consideramos “maduros” (entre 8 e 11 anos mais ou menos), lembre-se de que a senilidade se aproxima. E por conta disso, talvez uma solução “nas alturas” não é a mais indicada! E, no caso dos gatos senis/geriátricos, acima dos 13 ou 14 anos, além do acompanhamento constante pelo médico veterinário, sugiro deixar todos os recursos (água, comida, caixa sanitária e brinquedos) acessíveis ao idosinho. Portanto, para gatos maduros, vamos pensar duas vezes se precisamos verticalizar o ambiente em alturas acima de 1,50m. Provavelmente não.

Temos filhotes em casa?

Ah, os filhotes! Sempre ativos, brincalhões e… não param nunca! Se você acabou de adotar ou comprar um filhote, sem dúvida a gatificação em altura é uma ótima pedida. Não esqueça de condicionar o filhote aos novos recursos: nichos, prateleiras, arranhadores em torre, pontes, etc. Muitos filhotes não sobem porque não aprenderam ainda. Cada gato tem seu jeito e ritmo. Não force o aprendizado. Ele acontecerá naturalmente. Faça interações e apresentações positivas.

Qual o tipo de brincadeira que eles mais gostam?

Pergunta super importante, ou melhor, a resposta para essa pergunta. Via de regra, os gatos são animais semi-arborícolas, o que significa que na natureza, realizam algumas atividades em altura, como por exemplo comer ou descansar, mas podemos ter exceções. Muitos gatos apresentam comportamento mais rasteiro, o que também é normal. E como podemos identificar isso? Se seu gatinho gosta de descansar ou brincar “à meia altura”, como por exemplo no encosto do sofá, em um aparador ou mesa, podemos dizer que ele não tem hábitos de altura. Muitos gatos gostam de caçar apenas no chão. E está tudo bem! Nesse caso, que tal optarmos por gatificação de altura média? O arranhador não precisa ir até o teto, OK?

Qual o nível de atividade de cada gato?

Mais ou menos ativos? Se há mais de 2 gatos na casa, o nível de atividade deles difere muito uns dos outros? Anote aí as suas impressões sobre cada um! Nesse caso, alguns nichos e prateleiras fáceis de escalar podem dar conta!

Temos gatos de raça como Maine Coons, Ragdolls ou Noruegueses da Floresta? Precisamos de uma atenção especial aí!

Esses gatos são naturalmente pesados quando adultos e por conta disso, o mobiliário precisa respeitar seu tamanho e principalmente seu peso! Converse sobre isso com a empresa contratada e avalie a possibilidade de reforços nos nichos e prateleiras. Certifique-se de que os móveis não ficarão bambos com as movimentações diárias dos gatos (saltos e aterrissagens). Aliás, esse é um dos motivos pelo qual os gatos deixam de frequentar certos mobiliários: arranhadores e estruturas que começam a balancar.

Você tem um Bengal?

Além da sua pelagem linda e exótica, os Bengals tem um nível de atividade bem alto e que requer atenção especial. Caçadores natos, gostam de escalar, caçar em altura e também de forma rasteira. O que podemos preparar para eles? Soluções  que estimulam seus sentidos, mobiliário em altura, arranhadores em torre, etc. É o tipo do gato que descansa em cima do guarda-roupa e caminha sobre o vidro do box do banheiro.

Temos algum gatinho deficiente? Sim!

Cada vez mais ele está presente nos lares brasileiros. E que bom! E esse gatinho também precisa ser estimulado, mas do seu jeito, no seu tempo. Muitas vezes não vamos precisar de grandes verticalizações, mas iglus, caminhas e casinhas que eles consigam se esconder e ficar reclusos.

Foto: Canva

Não há uma só regra! O mais importante, como falamos no começo desse texto, é avaliarmos cada gato individualmente:

  • idade;
  • porte;
  • raça;
  • nível de atividade;
  • condição física;
  • limitações ou deficiências;
  • peso;
  • tamanho.

Um beijo e até a próxima dica!

Valéria.

Leia também: Conheça o BOX.Petiko para Gatos!

E aí, gostou das dicas para seu gatinho? Conta pra gente!

Valéria

Escrito por Valéria

Oiii! Meu nome é Valéria e trabalho com Comportamento Felino desde 2005. Sou Bióloga, Cat Groomer, Terapeuta Floral e idealizadora da Gatos no Divã. A Gatos no Divã é uma empresa de consultoria comportamental para gatinhos (online e presencial) e também de cursos e palestras (inclusive para quem não é médico veterinário). Meu objetivo é sempre levar informações embasadas e de qualidade sobre comportamento felino para todos os públicos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Bem Estar Animal e Sua Importância

Tudo Sobre o Cão Beagle