Tudo Sobre o Cão Beagle

in ,

Conhece a raça Beagle? Descubra tudo sobre uma das raças mais inteligentes de cachorro!

Oi pessoal, meu nome é Fernanda e sou a humana de estimação da Lelé e da Poppys do @leleepoppys. Já contei para vocês aqui sobre a raça da Lelé, maltês, e hoje gostaria de um pouquinho sobre as características e origens da raça da Poppys, Beagle.

História do cão Beagle

Apesar de muito se dizer sobre a origem britânica da raça, os primeiros registros de cães muito semelhantes aos Beagles são datados do século V a.C. na Grécia Antiga. Mas na metade do século XIX, na Grã Bretanha, que a raça foi começou a ser “criada”, a partir de cruzamentos de várias raças, visando um cão bem adaptado às caças. Em 1830 foi então criada a matilha-mães dos beagles atuais com o cruzamento de South Hounds e North Country Beagles. 

A origem do nome da raça não é muito clara, existindo duas possibilidades:

  • Origem na palavra “beag” do Gaélico (Celta) que significa pequeno.
  • Origem na palavra “be’geule” do Francês que que se refere ao som que os cães fazem na caça.

O cão beagle já era bem famoso na Europa no início do século de XIX e foi levado para a América após a Guerra Civil e aceito no “American Kennel Club” (AKC) em 1884.

Classificação da Raça

Nesse tópico gostaria de contar um pouquinho sobre as origens genéticas, e proximidade com o ancestral dos cães e lobos cinza. Não é uma raça muito antiga – como Husky, Chow Chow e Basenji – nem muito moderna – como Boxer, Bull Terrier e Bulldog – sob o ponto de vista genético. Permanecendo meio intermediário na classificação filogenética, próximos a raças como Dachshund, Fox hound e American Cocker Spaniel. As raças-irmãs (ou seja, aquelas mais próximas) de Beagle são: Redbone Coonhound e Fox hound.

Na AKC pertence ao grupo dos “Hounds”, que apresentam em comum a caraterística aguçada de caça, nesse mesmo grupo estão American Foxround, Basenji, Basset hound. Já na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é classificado no grupo 6 que reúnem cães do tipo sabujo e farejadores que apresentam excelente resistência física associada a um olfato inigualável, tornando-os perfeitos cães perseguidores. Nesse grupo, além dos Beagles estão raças como: Basset Hound, Dálmata e Foxround.

Características físicas do beagle

São cães compactos de olhos marrons escuros ou claros, parcialmente grandes e pouco profundos, quase sempre com olhar pidão. Focinho preto e não pontudo e dentes fortes. As orelhas, são a característica mais marcante da raça, longas, arredondadas e caídas rente à face. Impossível resistir às orelhas de um cão beagle.

Pelo curto que  apresentam uma certa variação em suas cores, podendo haver diferentes combinações. Tenho certeza que ao pensar em um Beagle automaticamente vem à cabeça o tricolor (preto, marrom e branco), mas possuem em sua genética variações de cor que, misturados, criam as seguintes tonalidades para sua pele: limão e branco, tricolor, castanho e branco, chocolate e tri, vermelho e branco, laranja e branco e bronzeado e branco.

Outras duas características bem marcantes no cão Beagle é que normalmente a ponta do rabo é branca, ficando sempre pra cima quando estão farejando, tornando fácil identificar a localização do cão, mesmo quando a vegetação está alta. E a outra é a capacidade olfativa desses cães, que é extremamente aguçada. E devido a isso são muitas vezes usados, principalmente nos Estados Unidos, como farejadores em aeroportos, detectando passageiros com armas, drogas ou qualquer outros itens ilícitos.

Comportamento do beagle

Do ponto de vista comportamental, são muito alegres, brincalhões, sociáveis e arteiros! Não vai conhecer um tutor de beagle que não tenha uma boa história de artes para contar. É uma raça bastante extrovertida e agitada, de natureza exploradora. São cães bastante dóceis e ligados aos tutores. Mas é sempre importante lembrar que isso são as características gerais e que muitas vezes eventos traumáticos podem mudar e alterar o temperamento de qualquer cão.

O Beagle não está bem colocado na classificação de inteligência canina de Stanley Coren. No entanto, não quer dizer que não sejam inteligentes! Muito pelo contrário, beagles são muito  espertos e com comida normalmente respondem bem aos comandos. Eles são na verdade perdem o foco muito fácil tornando mais difícil o treinamento.

Cuidados especiais e saúde

Essa raça exige muito mais cuidado com a sua condição física devido a grande tendência a sobrepeso e obesidade, apesar de serem muito ativos e energéticos. Então, uma dieta bastante balanceada associada a atividades físicas regulares é essencial para qualidade de vida de beagles. A nossa opção é a mesma de muitos tutores, as creches ou daycare para cães, onde os cães passam o dia se exercitando e interagindo com outros cães.

Por apresentar pêlos curtos, densos e resistentes a chuva não dão muito trabalho no quesito pelagem, exigindo apenas escovação semanal para retirada dos pelos mortos. A queda dos pelos de um animal com alimentação adequada não é de grande volume, mas acontece ao longo do ano todo, portanto sim, sua casa sempre vai ter pelinhos espalhados.

Nessa raça é bastante comum, além de obesidade, doenças endócrinas como o hipotiroidismo, doenças de pele, epilepsia e infecções de ouvido, que são favorecidas pela anatomia. Como as orelhas grandes e caídas tornam o ouvido um local bem adequado ao crescimento bacteriano, quente e úmido.

Curiosidades e como é ter um Beagle em casa

Os beagles tornaram-se populares no século XIX por possuírem diferentes tamanhos. Na época, os pocket  Beagles ou Beagles de bolso eram os mais conhecidos e também desejados, e eram a grande paixão da rainha Elizabeth I. Foram também moradores famosos da Casa Branca, Him e Her eram os cães de companhia do ex-presidente americano Lyndon Baines Johnson.

Sei que esse é o momento mais esperado, contar pra vocês como é de fato ter um Beagle em casa. Pra nós, a Poppys veio para completar o que chamamos de lar e fazer companhia pra Lelé. São cães muito dóceis, amorosos, carentes, sempre pedindo carinho. Mas por outro lado, porque nem tudo são flores, são muito ativos, curiosos, arteiros e espertos.

Com a Poppys em casa antes da creche não havia um dia que não tínhamos uma surpresa, desde pequena aprendeu a abrir o armário de mantimento para roubar comida, e já cheguei a chamar a polícia em casa por achar que tinha sido invadida (para saber mais sobre isso corre no nosso perfil @leleepoppys, tem a história completa).

Após esse evento decidimos que o melhor pra ela era frequentar o daycare, para gastar energia e socializar. Além disso, a BOX.Petiko, principalmente nesse período de quarentena, veio a nos ajudar muito! Pois descobrimos que ela ama pelúcias e passa horas brincando com elas sem aprontar. Não consigo imaginar minha vida sem as artes dela, mas pra quem gostaria de ter um beagle em casa, já tenha isso em mente.

Leia também: 15 Fotos do Por Que se Ter um Beagle

Vocês conheciam bem os Beagles? Conhecem alguma história engraçada com cães dessa raça? Comenta aí!

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Enriquecimento Ambiental X Gatificação: Aprenda a Fazer o Certo!

Dicas Para Fazer um Enxoval Para um Novo Filhote