Dachshund: Descubra Sua História e Seus Grandes Segredos

in , ,

Confira aqui tudo sobre os Dachshund: descubra sua história e seus grandes segredos, além de muitas curiosidades sobre a raça!

Que os Dachshund têm um corpinho engraçadinho, todo mundo sabe. Que são cachorrinhos apaixonantes e irresistíveis, muita gente já descobriu também.

Porém, muita gente ainda não conhece o fato de que esta raça adorável possui anos de história e muitas características peculiares, como diferença de tamanho, pelagem e coloração.

Dachshund: Descubra Sua História e Seus Grandes Segredos

Além disso, essa raça possui um segredo muito bem guardado por séculos e que será revelado agora mesmo pra todos vocês e somente aqui, no BLOG.Petiko: os Dachshund possuem super poderes de sedução e já fizeram inúmeras vítimas ao longo dos anos de sua existência, inclusive, nomes famosos como Napoleão Bonaparte, Marilyn Monroe, Abraham Lincoln e Picasso, não puderam resistir ao charme desses adoráveis pets.

Eu sou Lalah Andrade, mamãe do Alfredo e Fiorella do Instagram “@familiasalsichinha”, além de Salsilover número 1 e completamente apaixonada por estes doguinhos!

Quer saber mais sobre esses baixinhos super sedutores?

Então você está no lugar certo. Vem comigo!

ORIGEM DOS DACHSHUND

Foto: @familiasalsichinha

Existem duas correntes teóricas predominantes sobre o surgimento da raça Dachshund, a primeira e mais difundida atualmente é que a raça tenha sido criada na Alemanha durante o período da Idade Média com o intuito de controle populacional de texugos e raposas, através da caça.

Inclusive, Dachshund, em uma tradução literal do alemão significaria “Cão Texugo”.

Sua anatomia favorece o hábito de cavar, farejar, entrar em lugares pequenos e a ter um latido bem alto, favorecendo a caça de outros animais e objetos.

Essa característica inclusive pode ser incentivada sem colocar outros animais em risco, por meio do Enriquecimento Ambiental, por exemplo, escondendo petiscos e brinquedos pela casa, fazendo com que seus filhos pets iniciem uma caçada saudável, segura e muito apetitosa com os petiscos que vem na BOX.Petiko!

A segunda corrente teórica quanto ao surgimento da Raça é que os mesmos existam desde a época do Antigo Egito.

Tal crença se dá devido a imagens e referências escritas de um cachorrinho de pernas curtas e corpinho alongado, que foram descobertas na tumba de um faraó.

No entanto, apesar de ambas as narrativas teóricas, a primeira evidência palpável e oficial sobre a raça surgiu no final do século XIX, mais precisamente no ano de 1888, onde pode-se encontrar em um livro, gravuras de um cãozinho que apresentava todas as características típicas dos Dachshund.

CARACTERÍSTICAS

Foto: @familiasalsichinha

Quanto às suas características nos dias atuais, nós podemos definir 3 tipos de tamanhos, 3 tipos de pelagem e diversos tipos de coloração.

Primeiramente, vamos abordar os tipos de tamanho, sendo eles: Standard, Mini e Kaninchen:

  • Standard pesam de 10 a 14 kgs, sendo os maiores da espécie.
  • Kaninchen pesam de 6 a 9 kgs, representando um Dachshund intermediário.
  • E os miniaturas de 3 a 5 kgs, sendo os menores da espécie.

O Alfredo e Fiorella se encaixam no tamanho Kaninchen, onde ambos, pesam 8 kgs aproximadamente e se encontram na média entre os amigos grandões e os pequenininhos.

Em segundo lugar, trataremos do tipo de pelagem, que são: pelo curto, pelo longo e pelo duro (ou tipo arame).

Acredita-se que o Dachshund original tenha sido o de pelo curto (tal como os membros da família salsichinha) e conforme a raça foi tendo contato com algumas outras raças, as demais variações foram surgindo.

Por exemplo, o cruzamento com o Cocker Spaniel teria sido responsável pelo “Dachshund pelo longo”, e o cruzamento com Schnauzer ou Terrier Escocês teria resultado no “Dachshund pelo duro”.

Por fim, mas não menos importante, as variedades de coloração. Atualmente no Brasil, as colorações mais fáceis de serem encontradas são: preto com tan, vermelho e marrom com tan.

No entanto, ultimamente também temos encontrado com uma maior frequência os, até então considerados raros, Dachshund Arlequins, que possuem manchinhas em seu corpo, tal como a Fiorella.

Além dessas, outros tipos de coloração ainda mais raras podem ser encontradas, como, por exemplo, o Dachshund cinza, Dachshund creme e o Dachshund Azul, que são extremamente raros em nosso país.

TEMPERAMENTO

Foto: @familiasalsichinha

Considerando o temperamento dos Dachshund em relação à sua origem, podemos afirmar que são cães extremamente valentes e corajosos quando se trata de uma caçada ou proteção de seus humanos ou membros de sua matilha.

São cachorrinhos muito territorialistas e adoram mostrar serviço sempre que podem, latindo bastante, cavando as coisas ou mordendo ferozmente um brinquedinho.

Possuem uma tendência a docilidade e a se tornarem cães muito sociáveis, se forem criados adequadamente com este intuito, tendo uma socialização adequada com diferentes tipos de pessoas, idades e outros animais, caso seja este o seu objetivo.

Além disso, são cachorrinhos com bastante energia, mas não necessitam de atividades físicas intensas, até mesmo por conta de seu porte físico.

Passeios leves e brincadeiras de “pega” ou “cabo de guerra” costumam ser excelente formas de gastar energia e de ajudar na socialização e felicidade desses nossos amores de patinhas.

Uma boa opção para essa raça é você usar os brinquedos incríveis da Petiko para ajudar seu filho pet a se exercitar um pouco.

Que tal você pegar aquele brinquedinho favorito para vocês brincarem juntos? As cordas são ótimas para o cabo de guerra!

Essa opção, além de ajudá-lo a gastar energia, vai reforçar o vínculo existente entre vocês e deixará o seu Dachshund super feliz, uma vez que eles costumam ser muito apegados a seus tutores e gostam muito de participar das atividades em família, se tornando uma sombra de seus papais sempre que podem.

Soma-se a isso também o fato deles serem cachorrinhos extremamente inteligentes, aprendendo rapidamente todas as brincadeiras, comandos e palavras que você utilize muito em seu vocabulário com eles.

Entretanto, podem ser bastante teimosos também e não obedecerem algumas vezes, simplesmente por pirraça.

Portanto, não encorajem esse tipo de comportamento, uma vez que pode se tornar constante.

CUIDADOS ESPECIAIS

Foto: @familiasalsichinha

Há uma frase muito usada entre os tutores de Dachshund que é: “quase morro do coração”.

Costumamos brincar com esse termo porque esses baixinhos costumam nos dar alguns sustos de vez em quando. Portanto precisamos ter atenção redobrada com as seguintes questões:

TENDÊNCIA AO SOBREPESO

Essa raça tem uma forte tendência a desenvolver sobrepeso, algo que pode resultar em diversos problemas de saúde em nossos bichinhos, portanto, controle na alimentação deles.

Evite dar petiscos acima da quantidade diária recomendada (10% do valor diário da alimentação).

E atenção, eles vão te olhar com uma carinha irresistível (parte de seu super poder) querendo mais petiscos do BOX.Petiko, mas seja forte, é para o bem deles.

CUIDADOS COM O OUVIDO

Devido a suas orelhas grandes e caidinhas, essa raça possui uma maior tendência ao desenvolvimento de otites.

Portanto, cuidado redobrado com o ouvidinho deles, nos primeiros sinais, procure um veterinário e tenha muito cuidado na hora do banho.

ATENÇÃO COM A CAÇA

Alguns tutores de Dachshund podem achar fofo o instinto caçador e muitos justificam o comportamento, achando ótimo que eles matem bichinhos, inclusive perigosos que possam aparecer em suas residências.

Como tutora de dach de longa data, posso dizer que, controlar essa parte é muito difícil e algumas vezes não conseguimos ter o controle da situação.

No entanto, precisamos tomar um cuidado gigantesco, uma vez que eles podem caçar animais perigosos para sua saúde, como cobras, aranhas e sapos venenosos, o que pode levar ao óbito de seu animalzinho.

COLUNA

Os Dachshund possuem uma grande tendência a desenvolverem problemas de coluna, podendo inclusive, perder seus movimentos.

Portanto atenção redobrada com pulos, saltos, escadas e escaladas em locais altos, ok?

Uma recomendação que temos é que você tenha rampas de acesso para que eles subam nos locais permitidos.

OS BENEFÍCIOS DA PETIKO NA CRIAÇÃO DE UM DACHSHUND

Foto: @familiasalsichinha

Os benefícios de ser assinante Petiko são inúmeros, mas para um tutor de Dachshund podemos apontar cinco vantagens que se relacionam com tudo o que foi abordado aqui até o momento:

  1. Seu filhote mais calmo e feliz, uma vez que sempre terá novidades incríveis na sua casa, caso você seja um assinante da BOX.Petiko.
  2. Petiscos de qualidade que auxiliam na saúde de seu filho e o garantem mais qualidade de vida.
  3. Produtos que podem ser usados para o enriquecimento ambiental do seu filho de quatro patas, garantindo que a mente e corpo dele sejam sempre exercitados.
  4. Aproximação de vínculos entre humanos e cachorros, uma vez que você pode fazer inúmeras brincadeiras junto com seu pet, usando os produtos incríveis que vem na BOX.
  5. Proporcionar caçadas seguras e saudáveis para seus salsichinhas, na segurança do seu lar e sem ferir outros animais.

Investir em qualidade de vida para seu pet é um super ato de amor, e a Petiko pode te ajudar com isso!

O que você está esperando? Assine a BOX.Petiko agora mesmo!

Aliás, dá uma olhada NESSE POST com 11 fotos apaixonantes de dashs!

E não se esqueça de compartilhar com os amigos e contar pra gente nos comentários se você já foi vítima do Super Poderes de Sedução dos Dachshund!

 

Matilha Brasil

Escrito por Matilha Brasil

Olá, nós somos a Matilha Brasil!
Um grupo de dogs do Instagram unidos em torno de um calendário de ações diferentonas e dispostos a surpreender os seguidores e mudar a cara das ações no Mercado Pet! E como a Petiko é uma marca aumiga e aberta às novidades, aqui no Blog vamos postar dicas pet legais pra Cachorro! Visite nosso Instagram para saber mais sobre nossa Matilha!

Comentários

Leave a Reply
  1. como sempre vcs arrasaram . Ótima escolha de todas,as empresas que conseguirem ter vcs como doguinhos propaganda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Coronavirose Canina: Você Sabe o Que É?

Saiba Tudo Sobre a Trombocitopenia Imunomediada em Cães e Gatos