Como Limpar os Brinquedos do Seu Cachorro

in , ,

Confira as dicas sobre como limpar os brinquedos do seu peludinho da forma correta!

Quem nunca montou um verdadeiro enxoval para o pet recém-chegado que atire a primeira pedra. São tantas opções de casinhas, cobertores, ursinhos e brinquedos que a vontade é de levar todos para casa, ainda mais quando sabemos que é para o conforto do nosso peludinho.

Mas mesmo dentre tantas coisas, sempre tem aquele brinquedo ou cobertor que o cãozinho gosta mais. Além de passar horas e horas brincando, faz questão de carregar para todo lugar. Em pouco tempo já não dá mais pra saber qual era a cor original de tão sujo.

Para garantir a saúde e bem-estar de seu pet, é necessário ter um cronograma de limpeza para os seus brinquedos, cobertores, roupinhas e até mesmo as casinhas / caminhas. Afinal, um brinquedo sujo pode ser o local preferido das bactérias e fungos que podem causar muito mal à saúde do seu bichinho. Separamos neste conteúdo algumas dicas importantes para evitar esse problema e manter seu pet sempre saudável.

Dicas para limpar os brinquedos do seu cachorro

Tenha brinquedos reservas

A primeira dica é avaliar o grau de sujeira de cada brinquedo e separar os que precisam ser limpos com mais urgência daqueles que podem esperar mais um pouco. Isso porque os pets podem se tornar tão apegados aos seus brinquedos que separá-los dele pode ser uma tarefa bem difícil. Por isso sempre tenha disponível outros brinquedos para distraí-lo enquanto os mais sujinhos estão sendo limpos.

Uma ótima opção é a BOX.Petiko, onde todo mês você recebe uma caixa com brinquedos, petiscos e acessórios de acordo com as características do seu peludo!

BOX.Petiko – Tema: Delivery (Julho/2020)

Defina a frequência

A frequência com a qual você deve lavar os brinquedinhos do seu peludo depende não só do excesso de uso, mas também do ambiente onde o pet costuma brincar com eles.

Se o pet fica o tempo todo dentro de casa, o brinquedo vai demorar mais para ficar sujo e dependendo do material, pode ser lavado de meses em meses. Mas se o pet adora brincar no quintal ou em espaços abertos, como gramados, terra e areia, é bem possível que você precise lavar uma vez por semana ou mesmo sempre após o uso.

Brinquedos de tecido

Os brinquedos de tecido, como as pelúcias, são na maioria das vezes os preferidos pelos filhotes, pois além de ser quentinhos e macios, também fazem as vezes de travesseiro e caminha. Mas apesar de todo o conforto, as pelúcias para cachorro sujam com mais facilidade que os de plástico ou borracha, e devem ser lavados com mais frequência.

Pela sua composição de tecido e espuma, também estão mais suscetíveis ao acúmulo de micro-organismos prejudiciais à saúde, uma vez que absorvem substâncias como urina, fezes e outros resíduos.

Você pode optar por lavar os brinquedos de tecido à mão ou dentro da máquina de lavar, mas se atente sempre às orientações na etiqueta ou embalagem do produto. Podem ser limpos tanto em água fria quanto em água morna, mas dê sempre preferência pelo uso de sabão neutro.

O uso de detergentes e outros sabões convencionais, além correr riscos de danificar e manchar o brinquedo, podem causar alergias no seu peludinho.

Mesmo que você tenha secado os brinquedos na máquina de lavar ou secadora, deixe-os um tempo ao sol para evitar a proliferação de fungos.

Brinquedos de borracha

Os brinquedos de borracha, além de fazer a alegria dos peludinhos, também são super práticos na hora da limpeza. Use um pouco de água, sabão neutro e pronto! Basta secar com um pano de tecido macio e seu pet já pode voltar a se divertir com eles.

Além da praticidade, os brinquedos de borracha também ajudam com dentinhos dos filhotes e possuem alta durabilidade.

Brinquedos Interativos

Os brinquedos interativos também conhecidos como brinquedos de enriquecimento ambiental são em muitos casos 2 em 1: mordedor e porta-petiscos. Para enriquecer a forma de como ofertar o alimento usa-se nesse tipo de brinquedo petiscos como bifinhos, snacks ou alimentos pastosos como patês, iogurtes naturais etc.

Ao final da brincadeira ele também deve ser bem lavado! Use água, sabão neutro, esfregue com uma esponja e depois é só secar. Lembre-se de verificar se não ficou restos do alimento.

Além de auxiliar no enriquecimento alimentar esse brinquedo reúne ainda o enriquecimento:

  • Cognitivo: o pet vai buscar formas de conseguir o alimento
  • Sensorial: ele tem um mordedor para brincar, sentir texturas, rigidez e formatos.
  • Social:  a dinâmica de repetir várias vezes — de jogar a bolinha, ele trazer de novo — cria um momento único entre o pet e o humano, socializando o animal.
  • Físico: devido ao formato do brinquedo força o pet a se movimentar.

Como é o caso da Bolinha Dispenser Petiko:

Então, veja só um único brinquedo que pode oferecer os 5 tipos de enriquecimento ambiental para o cachorro, não é fantástico?

Dica extra!

Assim como os brinquedos, a casa, cama e cobertores dos pets também devem ser higienizados com frequência. Para as camas e cobertores, valem as mesmas regras da limpeza dos brinquedos de tecido.

Já para as casas e caixas de transporte, valem as dicas usadas para a limpeza dos brinquedos de borracha. Alguns materiais nem mesmo necessitam de água corrente, um pano de tecido macio úmido já é o suficiente para tirar o excesso de poeira e outros resíduos.

E lembre-se, mantenha sempre à disposição do seu bichinho comida em quantidade equilibrada e água abundante e fresca.

Leia mais: Quanto custa um BOX.Petiko?

Seu peludinho também é apaixonado pelo BOX.Petiko? Conta pra gente aqui nos comentários quais brinquedos são os preferidos!

Rafael Queiroz

Escrito por Rafael Queiroz

Apaixonado por música, empreendedorismo e, acima de tudo, minha família, que agora cresceu com o novo membro de quatro patinhas, a pet Nina. Posso me considerar aventureiro do universo pet de primeira viagem.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorros Escolhem um Dono na Casa?

Cães e Gatos: Juntos e Felizes Para Sempre – 5 Passos Para o Sucesso!