Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Comedouros Interativos Para Gatos

in , ,

Saiba como os comedouros interativos para gatos conseguem suprir a necessidade de exercício físico e mental durante a refeição deles.

Olá, eu sou a Cintia Pinheiro, adestradora comportamentalista da Animalz Adestramento e hoje vamos falar sobre a importância dos comedouros interativos para gatos e de como eles suprem a necessidade de exercício físico e mental durante a refeição do seu gato, vamos lá?

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Comedouros Interativos Para Gatos

A maioria dos gatos comem em uma tigela no mesmo local, todos os dias, significando que pouco ou nenhum esforço é necessário para obter comida. Acabaram-se as oportunidades de procurar, capturar e matar sua comida – todos os quais envolvem esforço mental e físico. Para o gato, a caça é a resolução de problemas – em primeiro lugar, o problema de encontrar a presa precisa ser resolvido, então o problema de capturá-la e matá-la com sucesso deve ser realizado antes que a alimentação possa começar.

Uma falta crônica de oportunidade para um gato interagir com o ambiente e ser mentalmente estimulado pode levar ao tédio, o que pode resultar em apatia ou ansiedade, e pode até levar ao desenvolvimento de comportamentos problemáticos. Para os gatos que só precisam ir à sua tigela para comer, é mais provável que as calorias que consomem durante a refeição superem as calorias utilizadas durante o exercício, resultando em ganho de peso.

Portanto, para estimular o esforço mental e física dos gatos durante a alimentação e permitir que eles expressem seu comportamento natural de caça, os gatos devem receber a alimentação, sempre que possível, em comedouros interativos (também conhecidos como quebra-cabeças). Comedouros interativos são comedouros que podemos colocar comida e que para liberá-las, os gatos devem trabalhar a mente. Elas ajudam as refeições a durarem mais, aumentam o esforço físico necessário para obter comida e proporcionam um divertido ‘quebra-cabeças’ para o seu gato!

Foto: Seven Song on Unsplash

A literatura científica fornece evidências de muitos benefícios do uso de comedouros interativos com os gatos. Estes incluem:

  • Reduzir os sinais de estresse, (aliás, temos um post todo sobre como identificar os sinais de stress nos gatos AQUI)
  • Contribuir para a perda de peso,
  • Diminuir a agressividade em relação aos seres humanos e outros gatos,
  • Reduzir a ansiedade e o medo,
  • Eliminar o comportamento de busca de atenção e
  • Problemas de higiene inadequados.

Os autores descobriram que todos os gatos podem usar estes quebra-cabeças, até gatos idosos, filhotes, gatos de três patas, gatos cegos e gatos com outras deficiências!

Tipos de comedouros interativos para gatos

Esses comedouros podem segurar tanto alimentos úmidos como sachês e patês, quanto alimentos secos como a ração e petiscos. Existem muitos tipos de comedouros disponíveis para compra. Alguns comedouros interativos exigem que os gatos peguem comida com as patas ou manipulem o objeto com suas patas ou nariz para liberar a comida; outros exigem que os gatos extraiam comida com a língua (especialmente quando se usa comida úmida).

Além de comedouros interativos comerciais, esses também podem ser feitos em casa, de forma fácil e geralmente muito barata. Utensílios domésticos diários também podem ser usados ​​como comedouros interativos. Por exemplo, experimente colocar ração seca em uma caixa de ovos ou alimentos úmidos em uma bandeja de cubos de gelo, como comentado NESSE POST da @abeaglemel sobre comedouro lento para cachorro.

Como ensinar o gato a usar o comedouro interativo

É melhor introduzir os comedouros interativos gradualmente, para dar ao gato tempo para aprender a usá-los e evitar causar frustração. Portanto, ao introduzir alimentadores de quebra-cabeças, você deve:

  1. Continue a alimentar um pouco do consumo diário de comida do gato em uma tigela, além de oferecer algo no quebra-cabeça;
  2. Ajuste as configurações do comedouro interativo para que a obtenção de comida seja fácil. Encher o comedouro interativo com bastante comida (por exemplo, para que o dispositivo esteja pelo menos meio a três quartos cheio) significa que o alimento é liberado mais facilmente;
  3. Use comedouros interativos com muitas aberturas para que os gatos possam ver, cheirar e ouvir a comida com facilidade;
  4. Despeje um pouco de alimento seco ao redor do comedouro interativo para incentivar o interesse no objeto e para ajudar o gato a fazer uma conexão entre a comida e o comedouro novo;
  5. À medida que o gato se torna mais proficiente no uso do comedouro novo, e se ele não mostrar sinais de estresse, ansiedade ou frustração, aumente a quantidade de comida diária fornecida pelo comedouro interativo. Ideal que o máximo possível de alimento diário de um gato seja alimentado com comedouros interativos, especialmente para gatos de ambientes internos com oportunidades reduzidas de expressar seu comportamento natural de caça. A dificuldade do comedouro deve ser aumentada gradualmente. A dificuldade pode ser aumentada usando objetos com menos furos e / ou menores, dispositivos opacos e dispositivos que são mais difíceis de manipular. Isso garantirá que o comedouro interativo continue sendo estimulante – o dispositivo deve representar um desafio para o gato, sem causar frustração.

E você pode ter mais dicas de como reduzir o estresse dos gatos NESSE POST.

Você pode tornar os comedouros realmente difíceis colocando um comedouro menor dentro de um maior. Tente também colocar itens extras para que o gato tenha que mover para fora do caminho para acessar a comida, ou que dificultem a movimentação do quebra-cabeça, para que o gato tenha que trabalhar mais para liberar a comida.

Foto: Giuseppe Murabito on Unsplash

Os gatos têm preferências e habilidades individuais, então experimente uma variedade de diferentes comedouros interativos para identificar aqueles que o seu gatinho mais gosta de usar. Além disso, uma variedade de quebra-cabeças deve ser oferecida para que os gatos permaneçam desafiados ao tentar obter seus alimentos e para evitar que o tédio use continuamente o mesmo alimentador de quebra-cabeças. Isso irá garantir que o seu uso continuará a ser enriquecedor e divertido para o seu gato, permitindo-lhes expressar seus comportamentos naturais de caça, exercitar seus corpos e mentes e, potencialmente, viver vidas mais felizes e saudáveis.

E então, gostou do Post? Então deixe sua avaliação e comentário abaixo contando se já usou algum comedouro interativo e como foi a sua experiência, ok?

Abs e nos falamos no instagram da @animalz.oficial!

Animalz

Escrito por Animalz

A Animalz é uma empresa especializada em comportamento animal, focada em proporcionar o bem-estar para cães e gatos e para toda família, através da educação.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Será Que Você Está Pronto(a) Para Ter Um Cachorro?

Mitos e Verdades Sobre um Akita Inu