Mitos e Verdades Sobre um Akita Inu

in

Que tal saber saber mais sobre essa raça e conhecer seus mitos e verdades?

Já assistiram o filme “Sempre ao Seu Lado”? Sim, o cachorro Hachiko, que continuou à espera de seu dono mesmo depois que ele morreu, era um Akita Inu. Só de lembrar já fico emocionada. Há algumas lendas a respeito de cães desta raça, todas elas incluindo histórias que comprovam sua lealdade e bravura.

Essa raça desenvolve um grande amor por seus humanos e pede em troca apenas carinho, atividades físicas e muita brincadeira, ou seja, a sua companhia!

Existem muitos mitos e verdades sobre os Akitas que só descobrimos realmente quando tivemos um!

Mitos e Verdades Sobre um Akita Inu

1. Akita é enjoado para comer?

@snowdoguinhoo

Verdade! Eu não diria bem enjoado, mas se comêssemos a mesma coisa todos os dias, iríamos enjoar também não é?

Então, os Akitas também tem suas fases de não querer comer de jeito nenhum. Tá Camilla, e como resolvemos esse tipo de problema quando ele aparece? (que é quase toda semana) rsrs.

Bom, primeira coisa que fizemos foi trocar a ração, isso melhorou muito! Snow tem quase 2 anos e já trocamos 4x a ração dele, até achar uma que ele aceite ‘’melhor’’ só que ele começou a comer ração e frango desfiado, então 3x na semana cozinhamos frango pra ele, rsrs.

Mas, e quando ele não quer nem comer ração com frango?

A solução é fazer carne moída para misturar com a ração e assim vai intercalando, uma semana frango, outra carne moída e aí ele vai comendo melhor e ‘’enjoa’’ menos.

2. O cão da raça Akita é agressivo?

Mito! Akitas não são agressivos, mas podem apresentar um pouco de agressividade com outros cães, principalmente do mesmo sexo ou raças dominantes.

Mas então eles são agressivos? Não é bem assim, de acordo com a classificação na FCI/CBKC, Akita é uma raça conhecida mundialmente por ser cão de companhia, porém por ser um cão territorialista, um cão com um drive de caça alto e censo de território apurados, ele faz as vezes de CÃO GUARDIÃO muito bem, veja coloquei como CÃO GUARDIÃO, pois no conceito de função o Akita está mais para um cão de caça e companhia do que de guarda.

Mas faz a guarda da casa e de seus tutores com maestria e isso é fato.

O que ocorre com o Akita é o que ocorre com a maioria das raças caninas senão todas, falta de conhecimento e informação por parte dos donos, para ter um Akita, precisa mostrar a ele que você é o líder, ele precisa saber que você é quem manda ali!!

‘’Nossa, mas eu não posso tratá-lo como filho?’’

Claro que pode, Snow é o nosso filhotão, parece um bebezão com todas as roupinhas e mimos dele, mas não deixamos que ele perceba que tem liberdade demais, sem regras, limites ou restrições, eles precisam saber quando devem começar e parar quando você pedir. Assim com crianças, eles precisam de limites e regras para o bom convívio com todos, e para isso precisam de muito amor, carinho, afeto, entendimento, boa alimentação, medicação, veterinário, mas a hierarquia na matilha, ou seja, da família, as regras e limites vem em primeiro plano, SEMPRE!

Assim, nunca terão problemas com seu Akita Inu e serão eternamente gratos e cheios de amor, por que se tem uma coisa que Akita gosta é de dar e receber carinho!

3. O Akita não tem cheiro forte?

@snowdoguinhoo

Verdade! Akita não tem cheiro de cachorro molhado, não tem cheiro forte, se lambe muito para se limpar, inclusive engasgando com a pelagem e é carinhosamente chamado de cão-gato pelos japoneses mais antigos, é um cão que não gosta de sujeira e ‘’porquices’’, por isso a gente estranha quando um Akita faz alguma lambança.

Pra vocês terem uma ideia Snow, não faz cocô e xixi perto da onde ele come e não gosta nem de pisar onde ele já fez suas necessidades.

4. É difícil a socialização de um Akita?

Verdade! Se olharem a foto abaixo, verão três cães com um Akita vão achar que se dão bem com todos, mas não se enganem, rsrs.

@snowdoguinhoo

O Akita Inu é uma espécie primitiva e desconfia da presença de estranhos. Por isso, é muito importante socializá-lo desde cedo, seja com humanos ou outros animais, de modo a fazer com que seu temperamento não se torne um problema.

Snow escolhe a dedo de quem gosta e quem não gosta, desconfia de todos que não está acostumado a ver, mas quando ganha confiança é tranquilo! Com cachorros, a amizade também costuma ser difícil, pois o Akita gosta mesmo é de gente, ou na verdade a “sua” gente, ou seja, a família!

5. Akita é um cão que não late?

Vale a resposta sim e não? rsrs

Antes de ter um Akita, sempre achávamos que não latiam pra nada, mas não é bem assim, o Akita como qualquer cão late sim, ÚNICA diferença é que eles latem quase nada se comparado com outras raças e quanto mais velho fica menos late, em geral seus latidos são para avisar o dono de algo ou espantar o invasor.

Mas, não se enganem achando que não latem pra nada, rsrs.

‘’Resumindo, Akitas são puro amor e dengo, assim como todos os outros animais, basta dar a eles todo amor, carinho e atenção que precisam.’’

Saiba mais sobre o Akita Inu aqui.

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Comedouros Interativos Para Gatos

Adaptação de Um Novo Animal em Casa