Mitos e Verdades Sobre um Akita Inu

in

Que tal saber saber mais sobre essa raça e conhecer seus mitos e verdades?

Já assistiram o filme “Sempre ao Seu Lado”? Sim, o cachorro Hachiko, que continuou à espera de seu dono mesmo depois que ele morreu, era um Akita Inu. Só de lembrar já fico emocionada. Há algumas lendas a respeito de cães desta raça, todas elas incluindo histórias que comprovam sua lealdade e bravura.

Essa raça desenvolve um grande amor por seus humanos e pede em troca apenas carinho, atividades físicas e muita brincadeira, ou seja, a sua companhia!

Existem muitos mitos e verdades sobre os Akitas que só descobrimos realmente quando tivemos um!

Mitos e Verdades Sobre um Akita Inu

1. Akita é enjoado para comer?

@snowdoguinhoo

Verdade! Eu não diria bem enjoado, mas se comêssemos a mesma coisa todos os dias, iríamos enjoar também não é?

Então, os Akitas também tem suas fases de não querer comer de jeito nenhum. Tá Camilla, e como resolvemos esse tipo de problema quando ele aparece? (que é quase toda semana) rsrs.

Bom, primeira coisa que fizemos foi trocar a ração, isso melhorou muito! Snow tem quase 2 anos e já trocamos 4x a ração dele, até achar uma que ele aceite ‘’melhor’’ só que ele começou a comer ração e frango desfiado, então 3x na semana cozinhamos frango pra ele, rsrs.

Mas, e quando ele não quer nem comer ração com frango?

A solução é fazer carne moída para misturar com a ração e assim vai intercalando, uma semana frango, outra carne moída e aí ele vai comendo melhor e ‘’enjoa’’ menos.

2. O cão da raça Akita é agressivo?

Mito! Akitas não são agressivos, mas podem apresentar um pouco de agressividade com outros cães, principalmente do mesmo sexo ou raças dominantes.

Mas então eles são agressivos? Não é bem assim, de acordo com a classificação na FCI/CBKC, Akita é uma raça conhecida mundialmente por ser cão de companhia, porém por ser um cão territorialista, um cão com um drive de caça alto e censo de território apurados, ele faz as vezes de CÃO GUARDIÃO muito bem, veja coloquei como CÃO GUARDIÃO, pois no conceito de função o Akita está mais para um cão de caça e companhia do que de guarda.

Mas faz a guarda da casa e de seus tutores com maestria e isso é fato.

O que ocorre com o Akita é o que ocorre com a maioria das raças caninas senão todas, falta de conhecimento e informação por parte dos donos, para ter um Akita, precisa mostrar a ele que você é o líder, ele precisa saber que você é quem manda ali!!

‘’Nossa, mas eu não posso tratá-lo como filho?’’

Claro que pode, Snow é o nosso filhotão, parece um bebezão com todas as roupinhas e mimos dele, mas não deixamos que ele perceba que tem liberdade demais, sem regras, limites ou restrições, eles precisam saber quando devem começar e parar quando você pedir. Assim com crianças, eles precisam de limites e regras para o bom convívio com todos, e para isso precisam de muito amor, carinho, afeto, entendimento, boa alimentação, medicação, veterinário, mas a hierarquia na matilha, ou seja, da família, as regras e limites vem em primeiro plano, SEMPRE!

Assim, nunca terão problemas com seu Akita Inu e serão eternamente gratos e cheios de amor, por que se tem uma coisa que Akita gosta é de dar e receber carinho!

3. O Akita não tem cheiro forte?

@snowdoguinhoo

Verdade! Akita não tem cheiro de cachorro molhado, não tem cheiro forte, se lambe muito para se limpar, inclusive engasgando com a pelagem e é carinhosamente chamado de cão-gato pelos japoneses mais antigos, é um cão que não gosta de sujeira e ‘’porquices’’, por isso a gente estranha quando um Akita faz alguma lambança.

Pra vocês terem uma ideia Snow, não faz cocô e xixi perto da onde ele come e não gosta nem de pisar onde ele já fez suas necessidades.

4. É difícil a socialização de um Akita?

Verdade! Se olharem a foto abaixo, verão três cães com um Akita vão achar que se dão bem com todos, mas não se enganem, rsrs.

@snowdoguinhoo

O Akita Inu é uma espécie primitiva e desconfia da presença de estranhos. Por isso, é muito importante socializá-lo desde cedo, seja com humanos ou outros animais, de modo a fazer com que seu temperamento não se torne um problema.

Snow escolhe a dedo de quem gosta e quem não gosta, desconfia de todos que não está acostumado a ver, mas quando ganha confiança é tranquilo! Com cachorros, a amizade também costuma ser difícil, pois o Akita gosta mesmo é de gente, ou na verdade a “sua” gente, ou seja, a família!

5. Akita é um cão que não late?

Vale a resposta sim e não? rsrs

Antes de ter um Akita, sempre achávamos que não latiam pra nada, mas não é bem assim, o Akita como qualquer cão late sim, ÚNICA diferença é que eles latem quase nada se comparado com outras raças e quanto mais velho fica menos late, em geral seus latidos são para avisar o dono de algo ou espantar o invasor.

Mas, não se enganem achando que não latem pra nada, rsrs.

‘’Resumindo, Akitas são puro amor e dengo, assim como todos os outros animais, basta dar a eles todo amor, carinho e atenção que precisam.’’

Saiba mais sobre o Akita Inu aqui.

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Leave a Reply
  1. Camila, meu nome eh tenho uma grande duvida sobre a raca akita inu.
    Sou casada e tenho duas filhas pequenas em casa. A pouco tempo, ganhamos de um amigo, um filhote de Akita. Minhas meninas por sinal estão apaixonadas com ele. E em minha casa temos um grande fluxo de pessoas, dentre eles muitos amigos da igreja, familiares, temos uma célula em casa também. Enfim, nossa casa vive cheia de gente, rsrs e amamos isso sabe. Mas sempre quisemos um cachorro e estamos gostando muito de ter o Rawbi em nosso lar. Mas a minha preocupacao eh se realmente ele ira se acostumar com isso . Li muito sobre a raÇa e confesso que fiquei um pouco assustada. O que me diz , vc que ja tem sua experiencia com o akita.

    Amei o blog e seu Dog tambem!!
    Fico aguardando !! Obrigada!!

    • Oi Larissa, tudo bem? Ele está acostumado em receber pessoas desde filhote? Se sim, não precisa se preocupar!! Akitas são protetores, sem sombras de dúvidas, eles vão fazer de tudo para proteger a sua família (você, marido e suas filhas) e acho isso incrível, mas não é porque ele é protetor demais que pode atacar alguém, apenas se ele se sentir ameaçado, que não é o caso das pessoas que frequentam sua casa né 🙂 Só uma observação, sou cristã também e quando eu e meu noivo colocamos louvor em casa, desde filhote snow sempre adorou, para pra ouvir e assistir, acho um máximo haha! Mas, enfim nunca tivemos problemas em receber visitas, e pode ter certeza que você também não terá, se por um acaso um dia chegar alguém e ele latir ou mostrar que não foi muito com a pessoa, tente acalma-lo e deixe ele ir cheirar, ele vai ver que é amigo, as vezes snow já latiu pra umas pessoas, mas basta ele cheirar e pronto, já abana o rabinho e se tornam amigos haha Único maior problema é que demoramos demais pra começar a sair com ele de casa então ele não gosta muito de outros cães, tudo depende se ele vai com a fuça haha e fica tranquila, tudo vai de criação, eles só querem amor e carinho assim como todos os outros animais! Mas, um detalhe muito importante como disse no texto, eles são iguais crianças, precisam ter limites, regras e saber quem é que manda na casa 🙂

      Fico feliz que tenha gostado dos textos!!
      Qualquer dúvida estou aqui!

  2. Boa noite, estou aguardando minha filhotinha de Akita nascer e gostaria de dicas de acessórios, tipo de coleira, de escova, fucinheira….essas coisas….se puder ajudar agradeço muito!!!

  3. Meu Akita é raciado com outra raça, já tem mais de 3 semanas soltando pelo, não são muitos. Mas já perdeu uma boa quantidade, é normal? Em quanto tempo volta a crescer?

  4. Ola boa tarde.
    Meu patrão tem um akita ele fez dois anos no mês de junho convivo com ele desde quando ele chegou.
    Meu chefe tem um amigo que ele convive com ele desde pequeno, mas essa semana ele já mordeu ele duas vezes e mordidas profundas que foi preciso de pontos. Eu particulamente não estou entendendo o comportamento dele, as duas situações são ele esta sempre deitado e ele passa do lado para entrar no escritorio e ele avançou no pé na mão e no joelho.
    Desde já agradeço.
    Cordialmente,
    Manoela Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Comedouros Interativos Para Gatos

Adaptação de Um Novo Animal em Casa