3 receitas especiais para o seu pet aproveitar a Páscoa

in ,

Apesar de não poderem comer chocolate, os pets podem aproveitar a Páscoa com deliciosas receitas feitas especialmente para eles. Venha conferir!

Com a chegada da Páscoa, nossos pets não conseguem evitar a curiosidade ao verem as delícias típicas desta época surgindo na cozinha. Entretanto, é importante saber que grande parte dos alimentos consumidos pelos humanos é proibida para os peludos – principalmente o chocolate!

Mas não se preocupe! Selecionamos cuidadosamente três receitas irresistíveis, feitas especialmente para os pets, para que eles também possam se deliciar com segurança durante esta data tão especial. 

Venha conferir como proporcionar momentos deliciosamente seguros para o seu companheiro de quatro patas nesta Páscoa!

Entenda por que os pets não podem comer chocolate

Gato laranja observando sua tutora colocar glacê rosa em cima de cupcackes de chocolate
Foto: Canva

Antes de tudo, é preciso saber que, apesar de saboroso, o chocolate nunca deve ser oferecido aos pets, pois, em muitos casos, a ingestão desse alimento pode ser fatal!

A teobromina, encontrada no chocolate, é a grande vilã quando se trata da saúde dos nossos pets. Enquanto nosso organismo a metaboliza facilmente, para os cachorros e gatos, é uma história bem diferente. 

Como seus corpos não conseguem processá-la tão rapidamente, a ingestão de chocolate pode levar à intoxicação e, até mesmo, à morte. Por isso, é preciso estar atento!

Principais cuidados durante a Páscoa

Se há crianças em casa, a atenção precisa ser redobrada. É importante explicar aos pequenos que os pets podem adoecer se comerem chocolate, portanto, é proibido oferecer essa guloseima a eles.

Além disso, é fundamental evitar deixar ovos de Páscoa em locais de fácil acesso, como no chão, na mesa, na cama ou no sofá. O aroma tentador do chocolate pode atrair os pets e, muitas vezes, eles acabam comendo o doce sem que você perceba.

Por fim, a recomendação é guardar o chocolate em um local seguro, fora do alcance dos pets, logo após o consumo. Assim, é possível evitar que cães ou gatos ingiram o doce acidentalmente.

Após entender sobre os perigos que o chocolate oferece, chegou a hora de conferir receitas especiais para que seu pet possa aproveitar a Páscoa com sabor e segurança. Vamos lá?

Receitas de Páscoa para os pets

1 – Biscoito de cenoura

Cachorro Jack Russel correndo na grama, ao ar livre, com fantasia de coelho da Páscoa e segurando uma cenoura com a boca
Foto: Canva

Ingredientes:

  • 1 cenoura grande, ralada;
  • 1 ovo;
  • 1/4 de xícara de água;
  • 1/4 de xícara de óleo de coco;
  • 2 xícaras de farinha de aveia;
  • 1/2 xícara de aveia em flocos.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga. Em uma tigela grande, misture a cenoura ralada, o ovo, a água e o óleo de coco até ficar bem combinado.

Adicione gradualmente a farinha de aveia e a aveia em flocos à mistura úmida, mexendo bem até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione um pouco mais de água para facilitar a formação da massa.

Em uma superfície enfarinhada com farinha de aveia, abra a massa com um rolo até atingir uma espessura de aproximadamente 0,5 cm. Use cortadores de biscoito para cortar a massa em formatos divertidos ou simplesmente corte em quadrados com uma faca.

Coloque os biscoitos na assadeira preparada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20-25 minutos, ou até que os biscoitos estejam firmes e dourados. Retire os biscoitos do forno e deixe esfriar completamente antes de servir ao seu pet.

2 – Colomba pascal

Gato cinza sentado em uma cadeira de madeira, na cozinha, observando um prato de comida
Foto: Canva

Ingredientes:

  • 1 xícara de cenoura ralada;
  • 1 ovo;
  • ⅓ de xícara de mel;
  • ¼ de xícara de azeite de oliva;
  • ¼ de xícara de pasta de amendoim integral (sem açúcar, sem sal e sem xilitol);
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Forminhas de silicone que vão ao forno.

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180º C. Misture os ingredientes secos (a farinha e o bicarbonato) em uma tigela e reserve. Em outra tigela, junte todos os outros ingredientes até formar uma massa homogênea e bem misturada.

Acrescente os ingredientes secos aos úmidos aos poucos, até tudo estar misturado, para não empelotar. Divida a massa em forminhas de silicone em forma de bolinho e asse por aproximadamente 20 minutos.

Para checar se está pronto, espete um palito de madeira ou um garfo na massa e, se sair limpo, a colomba pascal está pronta. Deixe esfriar um pouco e desenforme. 

3 – Orelhas de coelho de batata-doce

Batatas-doce em cima de uma superfície clara, algumas cortadas e outras inteiras
Foto: Canva

Ingredientes:

  • 2 batatas-doces médias;
  • 1 ovo;
  • 1/4 de xícara de farinha de coco;
  • 1/4 de xícara de água.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga. Cozinhe as batatas-doces até ficarem macias. Descasque e amasse-as em uma tigela grande.

Misture o ovo, a farinha de coco e a água com as batatas-doces até formar uma massa maleável. Modele a massa em formato de orelhas de coelho e coloque-as na assadeira preparada.Asse no forno por cerca de 20-25 minutos, ou até que as orelhas estejam firmes e douradas. Deixe esfriar completamente antes de servir ao seu pet.

É claro que não poderia faltar um delicioso ovo de Páscoa para tornar essa experiência ainda mais completa, não é mesmo? Então, confira a opção desenvolvida pela Petiko!

Ovo de Páscoa para cães

Uma doce e segura opção para os nossos amados pets é o chocolate desenvolvido especialmente para eles – sim, existe uma versão feita sob medida para os nossos amigos de quatro patas!

Dois cachorros em um deck cheirando um ovo de Páscoa especial para pets
Ovo de Páscoa para cães desenvolvido pela Petiko

Na verdade, esses petiscos não são feitos com chocolate de verdade, evitando assim ingredientes como açúcar, cafeína, cacau e teobromina, que podem ser prejudiciais aos pets. Em vez disso, são feitos com ingredientes naturais que garantem a diversão e a saúde dos peludos.

Durante a época de Páscoa, o BOX.Petiko costuma enviar um delicioso ovo de Páscoa, proporcionando aos pets momentos especiais de celebração em família com muita alegria e segurança!

E se você quiser garantir essa guloseima exclusiva para o seu pet, também pode encontrá-las no SHOP.Petiko. Basta clicar aqui para presenteá-lo nesta data!

Com essas alternativas, a Páscoa em família será ainda mais marcante e segura. Seu pet poderá desfrutar de receitas especiais, sem correr riscos, enquanto você aproveita os doces tradicionais desta época festiva!

Leia também:
Nomes para pets: opções inspiradas em personagens
Aprenda a garantir sabor e nutrição à alimentação dos cães
Por que os gatos ronronam? Descubra os motivos!
Quebra-Cabeça: conheça o comedouro interativo da Petiko

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Gato frajola, preto e branco, deitado no colo de uma pessoa, de barriga para cima com as patas para cima

Por que os gatos ronronam? Descubra os motivos!

Cachorro preto e branco brincando de cabo de guerra com seu tutor usando um brinquedo de pelúcia em formato de suco

Brinquedos de pelúcia: conheça os benefícios para os pets