Por que os gatos ronronam? Descubra os motivos!

in ,

Se você já se perguntou por que os gatos ronronam, chegou a hora de se surpreender com os possíveis motivos por trás desse curioso comportamento. Confira!

Você já se pegou admirando aquele som suave e reconfortante, semelhante a um “motorzinho”, produzido pelo seu gato? Sim, estamos falando do ronronar dos bichanos!

Esse comportamento encantador desperta curiosidade em muitos gateiros. Mas afinal, por que os gatos ronronam? Vamos desvendar o mistério por trás desse hábito!

O que é o ronronar?

Segundo estudos, o ronronar dos gatos é um instinto natural que ocorre devido à contração e relaxamento da glote na região da laringe, que libera ar e emite o som característico.

Além disso, o diafragma vibra, o que faz com que o ronronar seja sentido na caixa torácica e garganta do gato. Apesar de tutores e pesquisadores ainda se questionarem sobre esse comportamento, existem possíveis motivos que explicam o ronronar. Confira a seguir!

Afinal, por que os gatos ronronam?

Os gatos podem emitir esse curioso som em diversos momentos da sua rotina. Dentre os principais motivos, podemos citar:

  • Satisfação: o ronronar dos gatos geralmente está associado a momentos de contentamento e relaxamento. Quando seu gato está se aconchegando em seu colo ou recebendo de carinho, é comum que ele comece a ronronar. Essa é a maneira dele demonstrar que está feliz e confortável em sua presença;

  • Comunicação: além de se comunicarem entre si – principalmente entre filhotes e suas mães – os gatos também usam o ronronar para se comunicar com os humanos. Seja como uma demonstração de afeto, um pedido por atenção ou simplesmente para dizer que está com fome, por exemplo;
Gato cinza de olhos fechados enquanto recebe carinho do tutor
Foto: Canva
  • Fome: alguns gatos costumam ronronar quando estão com fome ou percebem que é hora da refeição. Pesquisas sugerem que esse comportamento está ligado à infância do felino, quando o ronronar era uma forma de chamar a atenção da mãe para ser amamentado;

  • Dor: o ronronar também pode indicar dor ou desconforto. Isso está possivelmente associado à capacidade terapêutica do som produzido. Acredita-se que as vibrações emitidas durante esse processo possam estimular o sistema de defesa do felino, promovendo sua própria recuperação;

  • Estresse: quando expostos a situações de estresse, os gatos podem ronronar para tentar se acalmar. Por essa razão, é comum observar esse comportamento quando um gato é levado ao veterinário ou quando enfrenta mudanças na rotina.

Meu gato não ronrona, e agora?

Embora seja comum ouvir o suave ronronar dos gatos, nem todos esses felinos apresentam esse comportamento característico. Especialistas sugerem que gatos que não tiveram a presença materna durante a primeira infância tendem a não desenvolver o hábito de ronronar.

Como o ronronar é adquirido nessa fase de desenvolvimento, os pets que não foram estimulados a ronronar desde cedo podem não demonstrar esse comportamento ao longo de suas vidas adultas. Então, se o seu gato não costuma ronronar, não precisa se preocupar!

Os benefícios do ronronar dos gatos para os humanos

O ronronar dos gatos vai muito além de ser apenas um som reconfortante para os ouvidos. Na verdade, esse comportamento felino possui benefícios terapêuticos surpreendentes para os humanos.

Mulher segurando gato cinza e preto no colo
Foto: Canva
  • Redução do estresse e da ansiedade: um dos benefícios mais notáveis do ronronar dos gatos é sua capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade. O som suave e constante do ronronar tem um efeito calmante, semelhante à meditação, ajudando a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e promovendo uma sensação de relaxamento;

  • Melhora do humor e bem-estar: o ronronar dos gatos pode melhorar o humor e aliviar os sintomas da depressão. A estimulação da liberação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina está associada ao humor elevado e ao bem-estar emocional, proporcionando alívio para aqueles que sofrem de condições depressivas;

  • Contribuição para a saúde física: além dos benefícios psicológicos, algumas pesquisas sugerem que as vibrações produzidas pelo ronronar dos gatos podem ter propriedades curativas. Estas vibrações estão na faixa de frequência associada à estimulação da cicatrização óssea e tecidual, acelerando o processo de recuperação de lesões e fraturas.

O ronronar dos gatos é uma das características mais encantadoras e cativantes desses incríveis animais. É uma linguagem silenciosa que eles usam, principalmente, para expressar seu contentamento, conforto e amor.

Agora que você conhece as razões por trás desse comportamento, pode desfrutar ainda mais da companhia do seu felino, sabendo que o som suave que ele emite é uma expressão genuína de felicidade.


Leia também:
Coleira com guizo para gato: entenda por que não usar
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
Conheça o real motivo dos gatos “amassarem pãozinho”

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Edição de Páscoa do BOX.Petiko para cães e gatos

BOX.Petiko: conheça a edição “Páscoa”

Cachorro sentado na grama, ao ar livre, com fantasia de coelho da Páscoa unto com uma cesta de ovos

3 receitas especiais para o seu pet aproveitar a Páscoa