Coleira com guizo para gato: entenda por que não usar

in , ,

Você está pensando em adquirir uma coleira com guizo para seu gato? Então, venha conferir os motivos para evitar esse acessório.

Se você tem um gato em casa, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a coleira com guizo. O sininho que costuma vir pendurado no acessório serve para facilitar a localização do pet e, por isso, é bastante popular entre os gateiros.

No entanto, o que muitos não sabem é que o guizo pode ser extremamente prejudicial para os gatos! Venha conferir os principais motivos para deixar o guizo de lado e proteger o bem-estar do seu gatinho.

Propensão ao estresse e à ansiedade

Passar o dia inteiro ouvindo um barulho tão próximo do ouvido pode ser irritante. E quando se trata dos felinos, o incômodo é ainda maior. Uma vez que os gatos possuem sentidos aguçados e apreciam a tranquilidade e o silêncio, qualquer barulho pode perturbar a serenidade do seu felino. 

Portanto, o uso frequente de uma coleira com guizo pode causar estresse, apatia e até mesmo medo no gato, o que tem um impacto negativo significativo em sua qualidade de vida.

Restrição do comportamento natural

Gato deitado na grama enquanto caça uma presa
Foto: Canva

Os gatos gostam de se mover silenciosamente, seja para caçar ou explorar o ambiente. Um guizo na coleira pode restringir a habilidade natural do bichano de se mover em silêncio, o que pode deixá-lo desconfortável e frustrado. 

O ideal é permitir que o gatinho satisfaça seus instintos sem nenhum impedimento, mesmo que seja através de brinquedos, como bolinhas ou ratinhos de pelúcia.

Desencadeamento de doenças auditivas

Usar fones de ouvido com música alta o dia todo, de forma regular, pode prejudicar a audição do ser humano. E o mesmo princípio se aplica quando um gato usa coleira com guizo. 

O sistema auditivo dos gatos é tão complexo e sensível quanto o dos seres humanos, portanto, a exposição constante a um ruído alto e próximo aos ouvidos pode contribuir para danos nos tímpanos.

Manifestação de problemas comportamentais

Gato rajado deitado
Foto: Canva

Além do estresse, a agressividade é outro comportamento que pode surgir em gatos que usam coleiras com guizo. 

Afinal, qualquer movimento mínimo que seu felino faça ao longo do dia será acompanhado pelo som insistente, o que pode ser extremamente irritante e até mesmo perturbar o sono do pet. Como resultado, o gato pode se tornar mais irritado e propenso à agressão.

Danos gerais à saúde

O estresse causado pelo uso da coleira com guizo também pode prejudicar a saúde geral do seu gato. Isso ocorre porque, com o aumento contínuo do cortisol – o hormônio do estresse -, pode haver uma imunossupressão. 

Ou seja: um gato estressado pode ficar mais doente devido ao seu sistema imunológico deficiente. Doenças gastrointestinais, dermatites e infecção urinária ou cistite são os principais problemas de saúde decorrentes do estresse. 

Para garantir a longevidade do seu pet, é importante não usar esse tipo de coleira para gatos.

Alternativas seguras para a coleira do gato

Gato cinza usando coleira com placa de identificação
Foto: Canva

Em vez de usar um guizo na coleira do seu gato, considere estas alternativas mais seguras:

  • Coleira de identificação: use uma coleira com placa de identificação que contenha o nome e as informações de contato. Isso pode ser útil caso seu gato se perca;

  • Microchip: considere a opção de implantar um microchip no seu gato. Esse dispositivo é seguro e uma forma eficaz de identificação permanente;

  • Criação indoor: essa iniciativa envolve manter os bichanos exclusivamente dentro de casa, proporcionando um ambiente seguro e protegido para evitar riscos como predadores, atropelamento, pessoas mal-intencionadas e doenças transmitidas por outros animais.

A adição de um guizo na coleira do seu gato pode parecer uma ideia fofa, mas representa riscos significativos à saúde e ao bem-estar do seu amigo felino. 

Opte por alternativas mais seguras, como a identificação por meio de coleiras adequadas, microchips e, sempre que possível, supervisione o gato para garantir sua segurança e felicidade. Seu bichano vai agradecer a você por proporcionar um ambiente seguro e livre de estresse.


Leia também:
Marmitinha: conheça o alimento úmido para gatos da Petiko
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
Miau Bites: conheça o novo petisco para gatos da Petiko
Gatificação: confira o enriquecimento ambiental para gatos

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro e gato junto com a caixa do BOX.Petiko

Retrospectiva 2023: relembre os lançamentos da Petiko

BOX.Petiko para cachorro e gato edição "Petiko Espacial"

BOX.Petiko: conheça a edição “Petiko Espacial”