Quebra-Cabeça: conheça o comedouro interativo da Petiko

Desenvolvido com um design divertido e inovador, o comedouro Quebra-Cabeça vai enriquecer a alimentação dos pets. Confira!

Você sabia que o cuidado com a alimentação do seu pet vai muito além de uma dieta balanceada? Promover enriquecimento alimentar através de estímulos físicos e mentais também é essencial!

Por isso, o Laboratório de Inovação da Petiko – formado por especialistas em comportamento pet – desenvolveu o comedouro Quebra-Cabeça, que contribui para a saúde e o bem-estar dos pets.

Agora, você pode estar se perguntando “o que é enriquecimento alimentar?”, mas não se preocupe. A seguir, você vai descobrir como essa técnica funciona e os benefícios que o comedouro Quebra-Cabeça proporciona.

Afinal, o que é enriquecimento alimentar?

Desde já, saiba que o enriquecimento alimentar é um dos 5 tipos de enriquecimento ambiental existentes. Conheça cada um deles:

  • Enriquecimento alimentar: ofertar o alimento de diferentes maneiras, seja pelo suporte, pela textura ou pela dinâmica;

  • Enriquecimento sensorial: oferecer experiências que estimulam um ou mais dos 5 sentidos dos pets;

  • Enriquecimento cognitivo: são desafios que estimulam o raciocínio dos pets, para que eles consigam uma recompensa;

  • Enriquecimento físico: com o objetivo de estimular exercícios físicos através de atividades e brincadeiras;

  • Enriquecimento social: criar situações de socialização dos pets com outros animais, ambientes ou pessoas.

Esse conjunto de práticas torna o ambiente em que o pet vive mais divertido, desafiador e benéfico para ele. As atividades estimulam o pet, resgatando seus instintos de maneira saudável, para que ele tenha mais qualidade de vida.

Em relação ao enriquecimento alimentar, é importante lembrar que os ancestrais dos nossos pets não tinham acesso fácil à comida na natureza; eles precisavam caçar.

Mesmo após anos de domesticação, o instinto de busca por alimento ainda persiste em muitos cães e gatos. A falta desses estímulos pode levar a acúmulo de energia, resultando em estresse e ansiedade.

Para evitar isso, especialistas recomendam atividades de enriquecimento alimentar, além da alimentação regular. Descubra agora como o comedouro Quebra-Cabeça ajuda nessa missão!

Benefícios do comedouro Quebra-Cabeça

Cachorro comendo alimento úmido no comedouro Quebra-Cabeça da Petiko
Comedouro Quebra-Cabeça da Petiko

Diversidade de texturas para desafiar e estimular
Este comedouro apresenta diferentes texturas que tornam a alimentação do seu pet mais desafiadora. Essas variações proporcionam estímulos sensoriais e cognitivos, incentivando o desenvolvimento mental e físico do seu amigo peludo.

Design inovador com encaixe de cores
A Petiko inovou não apenas no aspecto funcional, mas também no design deste comedouro. Ao encaixar todas as cores, o resultado é uma experiência incrível de enriquecimento alimentar.

Gatos comendo alimento úmido no comedouro Quebra-Cabeça da Petiko
Comedouro Quebra-Cabeça da Petiko

Alimento úmido para instintos de caça
Uma das grandes vantagens deste comedouro é a possibilidade de utilizar alimentos úmidos. Ao fazer isso, você permite que o seu pet explore seus instintos de caça enquanto busca o alimento dentro do comedouro. Essa prática acrescenta uma dose extra de diversão à rotina alimentar.

Redução da velocidade de alimentação
Outro benefício deste comedouro é a capacidade de reduzir a velocidade de alimentação do seu pet. A redução do ritmo alimentar contribui para uma digestão mais saudável, proporciona um maior nível de bem-estar e ajuda a evitar problemas como engasgo e torção gástrica.

Onde encontrar o comedouro Quebra-Cabeça?

Se você quer enriquecer a rotina do seu pet com os benefícios do comedouro Quebra-Cabeça, basta clicar aqui para adquirir todas as peças!

Conheça outros modelos de comedouro interativo da Petiko

Além do Quebra-Cabeça, outros comedouros interativos já foram desenvolvidos pela Petiko com o propósito de enriquecer a alimentação dos pets.

Cada um com sua própria dinâmica, esses comedouros estimulam os sentidos dos cães para tornar a alimentação ainda mais atrativa. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Lambe Lambe

Cachorro comendo alimento úmido no comedouro Lambe Lambe da Petiko
Comedouro Lambe Lambe da Petiko

O comedouro Lambe Lambe possui um formato de tapete, com suaves tipos de texturas para cães e gatos lamberem, sem que machuquem suas línguas.

Logo, o Lambe Lambe garante enriquecimento alimentar e cognitivo através de alimentos úmidos, semiúmidos e pastosos – em dias quentes, o Lambe Lambe também pode ir à geladeira a fim de congelar o alimento para criar uma experiência ainda mais interessante aos pets.

Outro detalhe importante é que o Lambe Lambe conta com uma ventosa para que o comedouro seja fixado em superfícies lisas, como vidros ou azulejos.

Gira-Gira

Cachorro comendo alimento úmido e ração no comedouro Gira Gira da Petiko
Comedouro Gira Gira da Petiko

Diferente de outros modelos de comedouros interativos, o Gira Gira conta com uma base ideal para alimentos secos e uma peça móvel que gira por todo o comedouro, perfeita para adicionar alimentos úmidos.

Ao promover essa dinâmica, o comedouro Gira Gira estimula os sentidos que o cachorro usaria no momento de caça, contribuindo com o enriquecimento alimentar dos cães, satisfazendo os instintos de maneira saudável e tornando a hora da alimentação mais divertida e desafiadora.

Comedouro Funcional

Cachorro comendo alimento úmido no comedouro Funcional da Petiko
Comedouro Funcional da Petiko

Este comedouro foi desenvolvido para promover enriquecimento alimentar ao dia a dia dos cães, pois conta com diferentes texturas e obstáculos que tornam a alimentação mais saudável e divertida.

Nas laterais mais altas, é possível colocar alimentos úmidos ou pastosos. Já no centro e nas laterais mais baixas, o tutor pode colocar alimentos secos para garantir o mix feeding (conceito em que se mistura alimentos secos e úmidos).

Se o seu pet costuma comer rápido demais ou, até mesmo, não se interessa muito pelo seu alimento, este pode ser o momento de presenteá-lo com um comedouro interativo da Petiko – temos certeza de que os momentos das refeições serão deliciosamente divertidos!

Leia também:

5 receitas para refrescar os pets no calor
Natú e Raízes: petiscos e mordedores naturais da Petiko
Saiba como calcular a idade humana dos pets
BOX.Petiko: o maior clube de assinaturas pet do Brasil

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Gato rajado com bigode longo

Bigode de gato: curiosidades que você precisa saber

Cachorro dachshund com gato preto e branco

Convivência entre pets: dicas para ter diferentes espécies