Convivência entre pets: dicas para ter diferentes espécies

in

Será que é possível ter pets de diferentes espécies no mesmo ambiente? Veja dicas para facilitar a convivência e garantir o bem-estar de todos!

Nas suas redes sociais, tenho certeza que sua timeline já te mostrou um vídeo fofo de um cachorro abraçadinho com um gato, ou um gatinho brincando com um passarinho, coisas que ‘’antigamente’’ ninguém via, né?!

Mas, se você pretende ter pets de espécies diferentes, precisa saber que é uma tarefa muito complexa e que, dependendo da circunstância, pode colocar a vida dos bichinhos em risco.

Por isso, a seguir, você vai conferir dicas para facilitar a convivência e também descobrir em quais situações não é indicado unir duas ou mais espécies.

Cães e gatos: uma amizade de milhões ou não?

Cachorro deitado com gato sentado ao lado
Foto: Canva

Tenho certeza que já ouviu a expressão “brigar como cão e gato”, que nos traz a ideia de que essas espécies vão necessariamente se desentender quando estiverem próximas, mas nem sempre é assim. 

A convivência entre cachorro e gato pode ser muito amigável, porém é necessário avaliar a personalidade do seu pet e também dar a cada bichinho seu próprio espaço com seus pertences separados do outro, pois ambos são animais territorialistas:

  • Lembre-se de que a convivência harmoniosa entre um cachorro e um gato pode levar tempo;

  • Monitore o comportamento de ambos os animais de perto e esteja preparado para intervir ou buscar ajuda profissional, se necessário.

Gatos e pássaros: é possível?

Gato laranja olhando para pássaro preto e branco
Foto: Canva

Geralmente, o instinto felino pode falar mais alto, e o gato, mesmo em uma brincadeira de caçar, pode amedrontar ou colocar a ave em risco. Por isso, faça uma aproximação cuidadosa dos pets e supervisione sempre o contato entre os dois.

Dessa forma, o caminho mais indicado é adotar um filhote e acostumá-lo, desde o começo, a interagir com a(s) ave(s) da residência.

Roedores e gatos: ‘’Tom e Jerry’’

Gato preto observando hamster dentro da gaiola
Foto: Canva

Quem aí é da época de Tom e Jerry? Sabe aquela briga infinita entre os dois? Então, ela é real. O instinto de caça dos felinos ficará extremamente ativo na presença de um roedor.

Caso o roedor não esteja em segurança, dentro de uma gaiola, cercadinho ou local em que o gato não consiga acessar, as chances do roeder sair machucado são grandes.

Lembre-se de que sempre haverá exceções, mas nunca devemos colocar a segurança dos nossos pets em risco.

Leia também:
Coleira com guizo para gato: entenda por que não usar
7 benefícios de passear com seu cachorro todos os dias
Onde os gatos gostam de receber carinho? Descubra!
Espirro reverso em cães: o que é e como solucionar?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro em frente às cores do comedouro Quebra-Cabeça da Petiko

Quebra-Cabeça: conheça o comedouro interativo da Petiko

Cachorro da raça Beagle deitado em um sofá

Cachorro em apartamento: dicas para garantir o bem-estar