Bigode de gato: curiosidades que você precisa saber

in

Você sabia que o bigode dos gatos, também conhecido como vibrissa, reúne diversas curiosidades? Venha descobrir a importância desses pelos e também alguns fatos que, provavelmente, você não sabia!

Cá entre nós, o bigode dos gatos deixam eles ainda mais fofos e encantadores, não é mesmo? Esses pelos modificados, além da função estética, também são importantes no dia a dia deles, pois são uma das partes mais importantes da anatomia dos gatos.

Dessa forma, para você conhecer um pouco mais sobre o universo felino, reunimos algumas curiosidades sobre o bigode dos gatos que, provavelmente, você ainda não sabia. Vamos lá?

Qual a função do bigode dos gatos?

Gato laranja e branco de lado com destaque em seu bigode
Foto: Canva

O bigode dos gatos ajuda a ter uma melhor noção do ambiente em que ele está e dos possíveis perigos que o cercam. Quando o felino se movimenta, o bigode o auxilia a detectar estímulos e também amplia a sua capacidade olfativa.

Além disso, o bigode é importante até em ambientes escuros, pois ajuda os bichanos a se orientarem. Assim, eles conseguem subir e descer de locais como muros e telhados com mais segurança.

Podemos cortar o bigode dos gatos?

Não! É de extrema importância preservar o bigode, não apenas pela parte estética, mas também pela função que exercem. 

  • Se o bigode do gato for cortado sem necessidade, o pet poderá ficar mais suscetível aos perigos do ambiente, ou seja, a vida e a integridade física podem correr risco;

  • Além disso, ele ficará mais exposto ao predador e poderá ter dificuldade, por exemplo, para voltar para casa, caso tenha acesso à rua. Por isso, o corte não deve ser feito, a não ser que haja um motivo apontado pelo médico veterinário.

Como cuidar do bigode do meu gato?

Gato tricolor olhando para cima com destaque em seu bigode
Foto: Canva

Além de não cortar ou aparar, evite manipulação excessiva na área dos bigodes, pois você pode incomodar o pet e acarretar uma reação negativa da parte dele, além de aumentar a chance de queda dos fios antes do período de troca e isso serve tanto para os gatinhos como para cachorros. 

Mantenha a higiene e a nutrição do seu bichano em dia, garantindo que ele esteja sempre saudável e seus pelos permaneçam fortes. Bigode de gato quebrado, inclusive, podem ser sintoma de que há algo errado com o pet, portanto não deixe de procurar um veterinário de confiança se esse for o caso.

Gostou de conhecer algumas das principais curiosidades sobre o bigode dos gatos? Então, não deixe de compartilhar o conteúdo com outros tutores que também precisar conferir essas informações!

Leia também:
Coleira com guizo para gato: entenda por que não usar
Marmitinha: conheça o alimento úmido para gatos da Petiko
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro corgi com a boca aberta e a língua de fora tomando sol ao ar livre

5 receitas para refrescar os pets no calor

Cachorro em frente às cores do comedouro Quebra-Cabeça da Petiko

Quebra-Cabeça: conheça o comedouro interativo da Petiko