Aprenda a Evitar que o Cachorro Coma a Ração do Gato

in ,

Além da comida dos humanos, a ração de gato pode ser muito atrativa para os cães. Neste conteúdo você vai entender o porquê este hábito é prejudicial e o que fazer para evitá-lo.

Imagine a seguinte cena: você chega em casa e dá de cara com seu cachorro saboreando toda a ração do seu gato, como se fosse a dele. Já presenciou algo assim?

Saiba que, apesar de ser algo comum de acontecer, este não é um hábito saudável quando deixa de ser esporádico e se torna recorrente.

Cachorros que consomem ração própria para gatos com frequência podem desenvolver problemas de saúde. Por isso, este comportamento deve ser repreendido para garantir o bem-estar do pet.

Continue lendo o conteúdo para entender os motivos que levam os cachorros a se interessarem pela ração de gato, quais malefícios este hábito pode causar e quais são as maneiras de resolver este problema. 

Afinal, por que alguns cachorros comem a ração de gato?

Foto: Canva

Alguns cachorros que convivem com gatos podem acabar se interessando pelo alimento dos bichanos e existem alguns motivos para que isso aconteça. Confira:

  • A ração de gato é mais atrativa: o alimento dos felinos têm mais gorduras, proteínas e um aroma intenso. Este conjunto desperta a atenção dos cachorros, fazendo com que eles se interessem pela ração destinada a gatos;
  • Alguns cachorros não se sentem totalmente saciados: dependendo da qualidade do alimento oferecido, os cachorros podem não se sentirem saciados após a refeição. Além disso, também existem casos de cães que desenvolvem obsessão por comida – então, quando não se satisfazem com sua própria ração, eles buscam se saciar de outras formas, incluindo a ração dos bichanos. Essa questão deve ser tratada com um Médico Veterinário para que seja oferecida uma solução saudável;
  • Demonstração de mau comportamento: muitas vezes, os cães manifestam estresse, ansiedade, medo e, até mesmo, insegurança (quando sentem que seu tutor não está lhe dando atenção suficiente) por meio do mau comportamento.

    Ingerir a ração que não é apropriada para eles é uma forma de demonstração de problemas comportamentais;

Problema de saúde relacionado ao intestino: em casos onde existem problemas intestinais, os cachorros podem acabar comendo a ração destinada ao gato da casa como uma tentativa de melhorar a sua digestão.

Esta possibilidade deve ser analisada por um Médico Veterinário para que haja um diagnóstico e um tratamento adequado.

Ingerir ração de gato pode fazer mal à saúde dos cachorros

Foto: Canva

Cães não podem comer rações para gatos e vice-versa. Isso acontece pelo desequilíbrio nutricional que uma alimentação inadequada pode causar, gerando problemas de saúde.

Um cachorro que tem o hábito de comer ração de gato, pode desenvolver doenças como pancreatite (devido à alta ingestão de gordura que compõem o alimento para gatos); e, até mesmo, problemas renais e no fígado (a ração de gato conta com uma grande quantidade de proteína, que o organismo do cachorro não metaboliza corretamente. Isso faz com que os rins e o fígado trabalhem demais e isso pode causar danos aos órgãos).

Como evitar que seu cachorro coma a ração do seu gato:

Foto: Canva
  • Trabalhe a obediência com reforço positivo: repreenda seu cachorro sempre que ele for comer a ração do bichano. E, sempre que ele se afastar, recompense esta obediência com um agrado (que tal oferecer um petisco que o seu cãozinho gosta?).

    Aqui, a paciência e a persistência fazem toda a diferença – afinal, é através do conjunto de reforço positivo e repetições que o cachorro entende que aquele comportamento é errado e, quando ele não o faz, recebe uma deliciosa recompensa;
  • Deixe os comedouros longes um do outro: uma ideia interessante – e bastante utilizada – é posicionar o comedouro do gato em um cômodo tranquilo da casa. O ato de dificultar o acesso do cachorro à ração do gato pode fazer com que ele desista de procurar a comida que não é dele;

  • Mantenha a ração do seu gato fora do alcance do cachorro: quando manter os comedouros distantes um do outro não é o suficiente, o ideal é colocar o comedouro do gato em um lugar elevado.

    É preciso se certificar que o cachorro não alcance aquele local mas que, ao mesmo tempo, seja de fácil acesso ao bichano.

Lembre-se: a reeducação dos pets sempre deve ser realizada com tranquilidade, amor e compreensão para que um mau comportamento seja solucionado corretamente.

Leia também:

Pesquisas apontam que gatos e cachorros imitam a personalidade do tutor
Cães e gatos podem dormir na cama?
Como fazer a transição de alimentos para o seu cão?
Brinquedos interativos de cães da Petiko

Seu cachorro come a ração do gato? Conta pra gente!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Conheça a Teoria da Dominância

Papo Pet: Polo e Mika – os Labradores que Conquistaram a Internet