Pesquisas Apontam que Gatos e Cachorros Imitam a Personalidade do Tutor

in ,

Estudos científicos mostram que o comportamento humano reflete na personalidade dos pets. Entenda no conteúdo a seguir.

Se você é tutor (a) de cachorro ou gato, provavelmente, já percebeu algumas semelhanças na personalidade de vocês, certo?

Saiba que isso não é fruto da sua imaginação. Existem estudos e pesquisas científicas que comprovam que grande parte do comportamento de cães e gatos é formada de acordo com a personalidade do tutor.

Tutores mais nervosos e estressados tendem a desenvolver ansiedade nos pets. Já tutores mais tranquilos, costumam ter cachorros e gatos mais sociáveis e amigáveis.

Quer entender como isso funciona? Continue a leitura que nós, da Petiko, te explicamos!

É comprovado cientificamente: os pets podem ter a mesma personalidade que o tutor

Foto: Freepik

Segundo um estudo austríaco, realizado por pesquisadores da Universidade de Viena, os cachorros podem ter suas personalidades formadas através da convivência com seus tutores.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas da universidade analisaram mais de 100 cachorros e seus tutores. Os testes realizados incluíam a medição dos batimentos cardíacos dos cães e suas reações diante de situações “ameaçadoras” (ao verem uma pessoa estranha usando máscara, por exemplo).

Além disso, para analisar o estresse, foram recolhidas amostras de saliva para examinar o nível de cortisol.

Ah! Os tutores destes cãezinhos também foram analisados de acordo com 5 traços de personalidade conhecidas como Big Five Inventory: neuroticismo, extroversão, abertura à novas experiências, agradabilidade e conscienciosidade.

Ao cruzarem os resultados dos cachorros e tutores, foi descoberto que, de fato, existe relação entre o comportamento de humanos e cães – porém, a influência humana sobre seu cachorro é ainda mais forte.

Segundo a pesquisadora Iris Schoberl, os cachorros são sensíveis às emoções dos seus tutores e, por isso, acabam ajustando seu comportamento de acordo com os sentimentos captados de seus humanos.

E, apesar de serem conhecidos por suas fortes personalidades, os gatos não ficam de fora destes resultados.

Uma pesquisa, publicada pela revista científica Plos One, foi realizada com 3 mil gatos e seus tutores – e os resultados foram surpreendentes!

Apesar dos comportamentos marcantes dos gatos, foi concluído que a personalidade dos humanos que convivem com os bichanos possui grande influência.

Por exemplo, pessoas ansiosas e/ou estressadas têm maiores chances de desenvolver agressividade e medo em seus felinos.
Já tutores alegres e extrovertidos costumam ter gatos mais sociáveis e carinhosos.

“É muito possível que os animais de estimação possam ser afetados pela maneira como interagimos com eles e os tratamos, e que ambos os fatores sejam, por sua vez, influenciados por nossas diferenças de personalidade”, explica Lauren Finka, uma das pesquisadoras responsáveis pelo desenvolvimento deste estudo.

Cara de um, focinho do outro

A conexão entre os pets e seus tutores é indiscutível. O amor entre os animais e seus humanos é tão grande que cachorros e gatos se tornam verdadeiros membros da família – e a semelhança entre personalidades não nega essa afinidade.

Jheovana e Catarina (@catarinabulldog_)

Jheovana, tutora da Catarina, percebeu essa ligação entre as duas em poucos meses de convivência.

“Catarina é supersociável, faz amigos com facilidade e tem uma personalidade bem tranquila e de fácil adaptação”, afirma Jheovana. “Também gosta de ter momentos de muito sono e preguiça, assim como eu!”.

É possível perceber o amor entre as duas, sem mesmo conhecê-las pessoalmente!

Beatriz, tutora do Kion, também começou a perceber algumas semelhanças entre ela e seu cachorro depois que ele começou a “copiar” o seu comportamento no dia a dia. Incrivelmente fofo, né?

Beatriz e Kion (@kionbiewer)

“Todos que convivem comigo sempre apontam algo que nós fazemos em comum ou que gostamos (…) Acho que nossas semelhanças também têm a ver pelo fato de que ambos somos do signo Leão”

Será que essa conexão pode ser explicada pelo amor e, até mesmo, pelos astros?

A Vitoria, tutora da gatinha Mel, também acredita que essa semelhança na personalidade pode ser por conta do signo – ou porque sempre passaram muito tempo juntas, aprendendo muito uma com a outra.

Vitoria e Mel (@agatinhamimada)

“Mel é uma gata meiga e afetuosa, mas odeia contatos físicos desnecessários ou prolongados. Se for fazer carinho, não exagere na intensidade e muito menos na quantidade (…) Eu não gosto de massagens e abraços demorados. Quando sou abraçada, automaticamente dou uns tapinhas nas costas da pessoa que, se me conhece de fato, já sabe que é hora de me soltar”.

Vitoria também diz que, apesar disso, tanto ela quanto sua gatinha Mel, são muito leais, companheiras e protetoras. É muito amor envolvido!

Outro gatinho que compartilha a mesma personalidade com sua tutora, é o Malelo.

Natália e Malelo (@romeuemalelo)

Sua tutora Natália diz que, desde que resgatou seu gatinho Malelo, percebe as semelhanças.

Apesar de ter outros irmãos gatos, Malelo é o que mais se parece com sua tutora.

Segundo ela, eles são os mais carinhosos da casa

“Gostamos de estar sempre junto dos outros, de beijar, demonstrar nosso amor e cuidar de todos à nossa volta. Também somos os mais comilões”

Mas essa conexão fica ainda mais fofa! As semelhanças entre Natália e Malelo não se limitam apenas à personalidade. As pessoas ao redor também comparam a aparência dos dois.

“Fisicamente dizem que nos parecemos, porque a pelagem dele tem os tons da minha pele/cabelo”.

Mariana, tutora de Diana, também já ouviu de pessoas próximas que elas são parecidas tanto na personalidade quanto na aparência.

“Todos costumam achar incrível a forma como a Diana parece me entender quando falo com ela e o quanto nosso jeito de nos relacionar com as pessoas é semelhante”.

Segundo Mariana, a personalidade dela e de Diana se tornou parecida porque são muito próximas. Elas fazem tudo juntas e, inclusive, compartilham o amor pela natureza e por aventuras.

“Trabalho com comunicação e a Diana também é muito sociável, adoramos fazer novos amigos e estamos sempre buscando atividades divertidas para preencher nosso dia”.

Ah… como é bom conhecer histórias tão lindas e repletas de amor, conexão e afeto. Afinal, todos nós vemos um pouco da nossa personalidade em nossos pets e vice-versa. E isso é surpreendentemente gratificante!

Essa amizade entre humano e pet preenche nossos corações de alegria e de ternura. Não há nada que se compare a esta conexão.

Você percebe semelhanças tanto na personalidade quanto na aparência entre você e seu pet?

Conte pra nós aqui nos comentários. Vamos amar conhecer vocês! <3

Leia também:

Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro?
Otite canina: o que é e como prevenir?
Como fazer meu gato gostar da caixa de transporte?
Saiba os cuidados ao adotar um gatinho!

E aí? Se acha parecido(a) com seu pet? Conta pra gente!

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro e Gato, Viajam Pelo Mundo!

Senciência e o Enriquecimento Ambiental