Com Qual Frequência Devo Dar Banho no Meu Cachorro?

in ,

Nós amamos ver os peludinhos cheirosos, mas temos que ficar atentos à alguns cuidados sobre o banho.

Muitos tutores tem a dúvida de qual a frequencia correta que deve dar banho nos seus pets, muitas vezes é visto que seus amiguinhos tomam banho toda semana ou até mesmo a cada 3 dias. A verdade é que a frequência varia de cachorro para cachorro, seu estilo de vida, clima e afins. De modo geral, não é recomendado que eles tomem banho toda semana, pois a prática continua dos banhos semanais podem fazer com que os cães percam a camada de proteção, que comumente é feita por meio da oleosidade natural deles.

Foto: Canva

Saiba Melhor Sobre os Banhos

Caso seu pet tenha problemas dermatologicos, é recomendado consultar um médico veterinário para saber quais produtos podem utilizar no animal, ou até mesmo ter que tomar banho com remedios específicos para o problema dermatológico, todos feitos com o médico veterinário. Não faça nada sem recomendação, pois pode machucar seu pet ou agravar a situação.

Banhos quinzenais não são tão contra-indicados, pois “dão um tempo” para que a pele se recupere. Dependendo da raça, esse banho pode até auxiliar na manutenção de pele e pelos, evitando a presença de parasitas e a formação de nós, por exemplo.

Foto: Canva

Se o seu cão não se suja com tanta frequência (viver em sítios, praias, sair muito a rua)  e vive dentro de casa, banhos mensais ou até mesmo mais espaçados do que isso podem ser ideais para ele. Dar banho frequente nos pets, sem que eles estejam sujos, é algo muito mais para nós humanos, do que para eles em si, portanto, deve-se tomar cuidado com os produtos e seguir ordens veterinárias caso precise.

Independentemente da frequência do banho, manter o pet sempre muito bem seco (nada de deixar pegar chuva e se secar sozinho, entrar em piscinas ou dar banhos e deixarem secar ao ar livre) é fundamental para que ele não desenvolva doenças dermatológicas ou até mesmo ficarem doentes.

Leia também: Banho em Casa ou Banho no Pet Shop: Qual É o Melhor?

O que achou dessas dicas para seu peludinho? Comenta aí!

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Descubra Como os Cães Aprendem as Coisas!

Coleção de Pelúcias Pet dos Ursinhos Chow Chow