Descubra Como os Cães Aprendem as Coisas!

in ,

Que nossos peludinhos são mega-inteligentes a gente já sabia, mas como será que eles aprendem?

Quando um filhote chega é só alegria! Aquele serzinho fofo correndo, brincando, lambendo seu rosto! Mas logo ele começa a morder, roer os móveis, fazer xixi pela casa toda… e podemos nos sentir frustrados e sem saber o que fazer para que ele entenda o que queremos que ele faça! Como resolver isso??

Foto: @joy.2theworld

Essa frustração acontece porque os cães veem o mundo de forma diferente da nossa, eles têm sua própria forma de entender o meio em que vivem! E o primeiro passo para entender como os cães aprendem é tentar ver o mundo a partir da perspectiva deles, saber o que é importante para eles, como percebem e agem no mundo.

Saiba mais sobre como os cães aprendem:

Algo muito importante é deixar de lado os antropomorfismos (atribuir comportamentos e pensamentos humanos aos animais). Por exemplo, eles não destroem sapatos ou roem mesas por vingança, mas porque roer é um comportamento natural da espécie que deve ser estimulado da forma correta com brinquedos apropriados para isso!

Os cães não nascem sabendo o que queremos que eles façam ou deixem de fazer, precisamos ensiná-los e para isso o principal é ter paciência. Eles aprendem de forma associativa, assim como a gente! Mas o que isso quer dizer?

O que é adestramento positivo e reforço positivo?

O reforço positivo é um princípio que faz parte da psicologia humana e que vem sendo estudado desde 1930, podemos citar Edward Thorndike, por exemplo, que lançou as bases para a teoria de Skinner sobre o aprendizado através de recompensas, que é o que explicamos abaixo:

Sempre que nós fazemos algo (comportamento) isso gera uma consequência e algumas delas são boas pra nós e outras ruins. Acontece da mesma forma com os cães. Nós, e eles, aprendemos por associação: se fizemos algo e isso gerou uma consequência boa tendemos a repetir o que fizemos, ou seja, comportamentos que geram consequências boas (reforçadoras) tendem a se repetir mais vezes no futuro. E isso acontece o tempo todo! Nós e os cães estamos em constante aprendizado!

Foto: @joy.2theworld

Então, como ensinar um cão?

Mostrando a ele os comportamentos que queremos que ele tenha reforçando (recompensando) esses comportamentos. Por exemplo, você quer ensinar seu cão a não pular em você ao chegar em casa, para isso ensine-o a sentar para ganhar atenção, comida, petiscos, brincadeiras… recompensas que agem como reforçadores do comportamento de sentar. Depois de reforçar o comportamento de sentar várias vezes, ele irá sentar para ter sua atenção, pois saberá que não a conseguirá pulando.

E lembre-se de que o cão está em constante aprendizado. Faça uma lista com seus objetivos, o que você quer ensinar a ele, e descubra de quais reforçadores ele mais gosta! Ensinar seu cachorro deve ser um momento bom para você e para ele!

Leia mais: Adestramento Básico para Cães

Você sabia que era assim que os cães aprendiam?? Conta pra gente nos comentários!

Maíra

Escrito por Maíra

Sou formada em Letras pelas FAAT - Faculdades Atibaia e "quase" adestradora. Mamily da Joy e da Pepper que me deram coragem de buscar fazer o que realmente gosto: trabalhar com animais e ajudar as pessoas a melhorarem seu relacionamento com seus pets através da educação canina.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como Acostumar seu Pet Para a Pós Pandemia

Com Qual Frequência Devo Dar Banho no Meu Cachorro?